SOAR | Mirando as Estrelas Ep. 5

preview_player
Показать описание
Em mais um episódio sobre o SOAR, descubra 3 gerações de instrumentos feitos por brasileiros que marcaram a Ciência de ponta produzida por esse telescópio.

Na primeira sexta-feira de cada mês, descubra um novo episódio da primeira série sobre a participação da comunidade brasileira na instrumentação astronômica mundial.

Mirando as Estrelas é uma parceria entre o escritório brasileiro GMT Brasil, o IAG-USP, a FAPESP e a realização da TV UNIVAP com apoio do Laboratório Nacional de Astrofísica. O objetivo da produção é apresentar a história da instrumentação astronômica no país e quais são os principais projetos nacionais e internacionais que contam, atualmente, com a participação dos nossos cientistas, engenheiros e técnicos para o design e desenvolvimento tecnológico de ponta para os telescópios mais importantes da atualidade.

Iniciado em 2014, o projeto GMT-FAPESP conta com diversas iniciativas de divulgação científica para a sociedade brasileira, incluindo a série científica Fascínio do Universo e os cursos para professores do Ensino Médio. O GMT está sendo construído em Las Campanas, no Chile, e será um dos maiores telescópios terrestres, fazendo parte de uma nova geração de mega telescópios, o que revolucionará as pesquisas na Astrofísica. A primeira observação, também chamada de ‘primeira luz’, está programada para a década de 2030!

Siga as nossas redes sociais:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito obrigado pelo trabalho científico e de divulgação científica que vcs fazem. A Ciência no Brasil enfrenta problemas graves de incentivo e financiamento desde sempre, mas pessoas como vcs não deixam que nós, os leigos interessados, mantenham a esperança. Capital humano nós temos, e até o exportamos. Realmente falta o capital financeiro. Muito obrigado a vcs; ninguém faz Ciência no Brasil pensando em $. Se todos cientistas brasileiros pensassem em, realmente, ganhar $ com suas atividades não teríamos um único cientista.

PMfixman
Автор

Muito bom ver o Brasil investimento em ciências

jefersonsilva