Biomarcadores para neuroinflamação | APRENDA NUTRIÇÃO

preview_player
Показать описание
A relação entre a inflamação e a saúde mental tem sido um foco crescente de pesquisa nas últimas décadas. Evidências crescentes sugerem que processos inflamatórios crônicos podem desempenhar um papel crucial no desenvolvimento e progressão de diversos transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade, esquizofrenia e transtorno bipolar.

Biomarcadores inflamatórios são substâncias mensuráveis no corpo que indicam a presença e a intensidade de um processo inflamatório. Eles podem ser proteínas, genes ou outras moléculas que são liberadas pelas células do sistema imunológico em resposta a uma infecção, lesão ou outro tipo de estresse. Neste estudo os autores optaram por analisar biomarcadores baratos no sangue.

Como a inflamação pode afetar o cérebro?

A inflamação pode alterar a produção e a função de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, que estão envolvidos na regulação do humor e do comportamento. Processos inflamatórios crônicos podem prejudicar a plasticidade sináptica, a capacidade do cérebro de se adaptar e formar novas conexões neuronais. A inflamação também pode aumentar a permeabilidade da barreira hematoencefálica, permitindo que substâncias inflamatórias entrem no cérebro e causem danos.

Quais são os principais biomarcadores inflamatórios associados a transtornos psiquiátricos?

- Proteínas de fase aguda: São proteínas produzidas pelo fígado em resposta à inflamação. A proteína C reativa (PCR) é um exemplo de proteína de fase aguda que está frequentemente elevada em pacientes com transtornos psiquiátricos. Outra proteína de fase aguda é a haptoglobina (alfa 2-glicoproteína), produzida no fígado, que se liga irreversivelmente à hemoglobina após a hemólise.
- Leucócitos: também conhecidos como glóbulos brancos, são as células de defesa do nosso organismo.
- Plaquetas: As plaquetas, embora sejam primariamente conhecidas por seu papel na coagulação sanguínea, também desempenham um papel crucial nos processos inflamatórios. Plaquetas liberam mediadores inflamatórios como histamina, fatores de crescimento e citocinas.
- Citocinas: São proteínas que regulam a resposta imune. Algumas citocinas, como a interleucina-6 (IL-6) e o fator de necrose tumoral-alfa (TNF-α), estão frequentemente elevadas em pacientes com depressão e outros transtornos psiquiátricos.

➤ AVISO

Os materiais disponibilizados no blog, facebook, twitter ou youtube não substituem aconselhamento individualizado, nem tratamentos adequados para seu caso. As dicas de saúde possuem finalidades puramente educacionais e não devem ser usadas em substituição aos cuidados propostos por seu nutricionista, médico ou outros profissionais de saúde.

[📝] Meu blog:

[💻] Cursos online:

➤ BIOGRAFIA

➤ Assine a área de membros e ajude o canal a crescer:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

BOM DIA 👧 MENINA ANDREIA TMJ QUERIDA 🎉🎉🎉🎉🎉❤

vilmardacunhamatos
Автор

Parabéns Andreia! Dia mundial dos nutricionistas!
Sempre gratos! ❤❤

JorgedaSilveira-gp
Автор

Muito esclarecedor. Pena que a grande maioria dos médicos considerados bons não sabem ler os exames laboratoriais. Você é 10, Dra Andrea!

helenmachadohe
Автор

Pena que bons médicos são acessíveis a poucos!

mariareginav