CNU: quem não anotou os gabaritos ainda pode ser eliminado? Fala da ministra é derradeira?

preview_player
Показать описание
Depois que gravei o vídeo, recebi a resposta do coordenador de logística, Alexandre Retamal:

“A gente está verificando aqui o que vai ser possível fazer. É claro que nos casos onde tem um gabarito só facilita, né? Agora tem provas que tem três mais gabaritos aí a gente tem que avaliar, tá? Caso a caso. Junto com a Fundação Cesgranrio. A princípio, a pessoa tem que cumprir o que está recomendado na capa do caderno de provas, tá? Mas nós também não temos a intenção de prejudicar ninguém. Ok? Isso é o que eu posso falar por enquanto”.

8.12.1 - O candidato deverá marcar o tipo de prova que consta na capa da sua prova nos respectivos Cartões-Resposta, sob pena de eliminação.

Só passa quem está bem informado 📰

#cnu #concursonacionalunificado #concursos #concurso #concursopublico #concursospublicos #concursos2025 #concursos2024
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Pessoal, passando aqui pro meu relato. Eu fui uma das pessoas que não marcou o tipo de prova de manhã e estou arrasada, pois estudei muito para essa prova, porém apesar de triste estou conformada, pois era uma regra clara. No meu caso foi totalmente emocional. Eu estava tão nervosa de manhã que parece que me deu uma nuvem mental. Todas as questões eu lia e relia e parecia uma outra língua. Só descobri que não marquei essa parte na hora do almoço ao ouvir outras pessoas comentando e fiz a segunda parte para testar os meus conhecimentos, porém sabendo que havia sido desclassificada, fiz a segunda parte com muita clareza e tranquilidade. Eu parecia outra pessoa.
O que eu quero colocar aqui é que ficou o aprendizado: estude bastante, mas não esqueça do seu emocional que pode atrapalhar até no nível de você não enxergar o óbvio na sua frente.
Quero deixar aqui meu carinho para todos que também ficaram desestabilizados. A vida não é só concurso e tampouco somente esse concurso. De tudo podemos tirar coisas boas e agora é descansar um pouco e nos concentrarmos em outros concursos e oportunidades. Um abraço a todos!
Para quem fez a prova e preencheu tudo certinho: boa sorte, Que vocês possam contar com a a aprovação <3

Estudante-hhur
Автор

Ler as instruções da prova antes de começar é o mínimo que se espera de um concurseiro...

sarahsampaio
Автор

"Vc tem que saber mais que o fiscal"
Exatamente

JaquelineSilva
Автор

Se isso for feito, tem que dar anistia também para quem escreveu com caneta azul, quem fez menos do q o limite de linhas e etc.
Ou seja, vai comprometer a isonomia do certame.

nelsonjunior
Автор

Tempos sombrios! As pessoas achando que fiscal tem que ser babá. Eles estão lá só pra não deixar ninguém colar. De resto... sua responsabilidade. Pelo menos o Victor é consciente. E os que esqueceram, sinto muito. As vezes o nervosismo atrapalha até no óbvio.

beatrizpantaleao
Автор

Concordo plenamente com que vc falou, a regra e o que tá no edital...se a fala da ministra valer, abre um precedente até para cancelar esse concurso.

arlanmachado
Автор

Fiscal não é pai e nem mãe, a nossa obrigação enquanto candidato é ler, reler e ter um edital impresso, concurso é competição e pronto.

rosemarydasilva
Автор

Liguei na Cesgranrio hoje e falaram que se a pessoa transcreveu a frase não será eliminada, ainda que não tenha colocado o número do gabarito.

nilvasouza
Автор

Eu vi várias pessoas relatando na parte da tarde e os fiscais disseram que não receberam treinamento que não sabiam desse detalhe por isso não orientaram. Torço para que eles nao sejam prejudicados pois existem meios de legitimidade como assinaturas entrada, assinaturas antes da prova, assinatura digital e frase. Isso prova que eles estavam presentes, fico observando a hostilidade dos colegas em querer que os mesmos sejam prejudicados. Eu não me sinto ameaçada por eles, e ainda que me sentisse não ficará detonando ninguém. Fico pensando como serão esses colegas como futuros servidores !!

prismaketry
Автор

Nem deveria dar pano pra manga isso, se tá no edital, é pra eliminar, não tem conversa...

anakarenina
Автор

Nem o edital, nem o caderno de questões exige a eliminação de quem não colocou o número. Explico:

Edital: "8.12.1 - O candidato deverá marcar o tipo de prova que consta na capa da sua prova nos respectivos Cartões-Resposta, sob pena de eliminação. " Ora, por que colocar a frase não pode ser considerado marcar o tipo de prova? Isso, rigorosamente, identifica qual o tipo da sua prova.

Caderno de questões:
"09 - Será eliminado deste Concurso Público o candidato que:
a) for surpreendido, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato;
b) portar ou usar, durante a realização das provas, aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas eletrônicas e(ou) similares, gravadores, pen drive, mp3 player e(ou) similar, fones de ouvido, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, relógios de qualquer natureza, telefones celulares, microcomputadores portáteis e(ou) similares;
c) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questões e(ou) o Cartão-Resposta/Página de Dissertativa;
d) se recusar a entregar o Caderno de Questões e(ou) o Cartão-Resposta/Página de Dissertativa, quando terminar o tempo
estabelecido;
e) não assinar a lista de presença e(ou) o Cartão-Resposta/Página de Dissertativa;
f) deixar de transcrever corretamente, nos espaços próprios do Cartão-Resposta/Página de Dissertativa, o número do gabarito e a frase constantes na capa de seu Caderno de Questões."

Ora, quem colocou a frase e não número, não deixou de transcrever o número do gabarito E a frase, mas o número do gabarito OU a frase. O conector "E" só é verdadeiro se as duas coisas que ele ligar forem verdadeiras. Então, para que alguém seja eliminado por causa de uma regra que diz "Será eliminado quem deixar de transcrever o número do gabarito E a frase", essa pessoa deveria ter deixado de transcrever tanto o número do gabarito quanto a frase. Se for verdadeiro que a pessoa deixou de transcrever o numero e falso que deixou de transcrever a frase, temos V ∧ F = F. Ela não cumpriu os requisitos para ser eliminada.

Se a banca não quisesse fazer essa distinção entre E e OU que eu estou apresentando, não teria colocado um operador diferente nesse item (f).

TigoY
Автор

Tudo bem eliminar quem não marcou. Agora, conforme alguns relatos os próprios fiscais pegarem a prova e saírem marcando para quem não marcou ficou injusto. Se é para valer que seja para todos e não para um grupo de pessoas.

jessicalima
Автор

Quem prestou para AFT e estudou de verdade, abriu a prova e se sentiu um trouxa. Vai ter muito AFT sem conhecimento nenhum de segurança, infelizmente.

renatovoss
Автор

Sobre isso do gabarito, na minha opinião, como a máquina que lê as respostas vai adivinhar qual prova vc fez se vc não marcou...

cybelleleao
Автор

Vou ser bem honesta, não marquei indicação do gabarito na primeira parte (manhã). Estava bem preparada e sinto que fui bem nas provas, mas a responsabilidade era toda minha, se tava no edital, é isso. Fazer o que? Bola pra frente...

valeriafilha
Автор

Quanto a bolinha, acredito que realmente não vai eliminar. Se uma grande porcentagem de pessoas não marcaram a tal bolinha subentende-se algum problema em massa. Isso não é comum gente. Querer comparar com número de linhas é no mínimo ridículo, a bolinha não mede conhecimento nem afeta a identificação do candidato. Empatia dos futuros servidores do inclusive do Victor passou longe. Alguém já parou para pensar no motivo de isso ter acontecido em massa?! Será que os fiscais não entregaram a prova depois do horário? Será que realmente não pediram para assinar somente a frase? Estudem, porque francamente querer ganhar assim é ridículo.

KellyCicsu
Автор

Concordo com o que você falou, li e conferi as regras, elas estavam muito claras no caderno de questões, tanto com relação à marcação do número do gabarito, quanto com relação à frase e a cor da caneta. E devo dizer, esse CNU foi uma ótima iniciativa do atual Governo Federal.

brenocosta
Автор

Acho que você tá certo.
Até porque a ministra tb disse que não adiariam o concurso e acabou sendo adiado. No fim das contas eles fazem uma consulta jurídica e são orientados agir dentro da legalidade para evitar judicialização!

arlettedelamare
Автор

Eu fui uma dessas pessoas que quando comecei a segunda prova percebi que não tinha marcado a bolinha no tipo de gabarito da primeira.

É fod.. mas é a real. Mesmo o fiscal tendo conferido, mesmo eu tendo conferido... mas tenho quase certeza que não marquei.


A dúvida que fica é: pq ter uma frase e uma marcação? Uma das duas já não seria suficiente?

brunobenito
Автор

É ferramenta de segurança. O caderno de prova não está vinculado a nenhum candidato, se abrir espaço pra vc escolher qual o seu gabarito abre margem pra fraude . Veja, na hipótese de permitir a permanência no concurso de quem não marcou, como será definido qual o gabarito certo para prova? vou olhar em qual a pessoa acertou mais?

Siqueirajunior