A desigualdade vista do alto em imagens impressionantes

preview_player
Показать описание

A imagem, produzida com o uso de um drone, mostrava o impressionante contraste entre a vizinhança rica e branca de Lake Michelle, formada por mansões milionárias à beira de um lago, e a comunidade pobre e negra de Masiphumelele, onde 38 mil pessoas vivem em barracos e se estima que até 35% da população esteja infectada com HIV ou tuberculose.

A partir da atenção gerada por essa fotografia, Miller criou o projeto "Unequal Scenes" (Cenas Desiguais) e já viajou para oito países retratando, a partir do alto, com o uso de drones ou helicópteros, como a desigualdade de renda se expressa na arquitetura e na organização urbana das cidades.

Entre eles, está o Brasil. Em entrevista à repórter Thais Carrança, da BBC News Brasil, ele falou sobre as cenas de desigualdade que viu pelo mundo. Confira no vídeo.

#BBCNewsBrasil #Fotografia #DesigualdadeSocial
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Uma curiosidade da palavra "favela" q aí muitos talvez nao saibam, a palavra "favela" vem dum morro chamado "Morro da Favela" na antiga Canudos, da famosa 'Guerra de Canudos' na Bahia. Aí muitos que foram obrigados a irem a guerra na Bahia, foram com a promessa de ganharem residências, aí o Ministério da Guerra os enganaram, aí no Rio eles protestaram pedindo as casas, aí o Ministério da Guerra no Rio permitiram fixar residência no Morro da Providência, aí os q foram obrigados a irem à Guerra de Canudos foram lá e ocupar o morro, aí com o tempo o morro ficou conhecido como morro da favela em alusão ao morro de Canudos. Obs: "Favela" é uma árvore nativa do Sertão, é por causa disto que o morro em Canudos tinha esse nome, tinha muito pé de favelas no morro.

CanaldeArquitetura
Автор

Brasileiros não enxergam essa realidade, pois crescemos vendo isso como normal. Os ricos “bem sucedidos” que moram em suas pequenas fortalezas e os pobres e miseráveis “perdedores”, marginalizados, que moram em favelas ou mesmo na rua.
Enquanto a realidade da nossa desigualdade sócio-racial continuar a ser escondida por um conceito fictício de mérito, este país não vai mudar.
Especialmente se a educação pública continuar a ser desmantelada e segregada da educação privada.

rodrigorosatoalves
Автор

Esse cara foi bonzinho dizer que os ricos no BR detém 50% da renda !! Sabe-se que ia ricos possuem 80 a 90%

PauloSilva-soxy
Автор

Voces acham que a politica brasileira se importa.. nunca se importou até aqueles que dizem que governam para os pobres nunca se portaram.

djluizao
Автор

Eu sou gay, se sofro homofobia a justiça me defende! Se você é mulher e sofre misoginia a justiça te defende! Se você é negro e sofre racismo a justiça te defende! MAS SE VOCÊ É POBRE E POR NÃO TER DINHEIRO E POR ISSO PASSAR FOME E MORAR NA RUA, ESTA TUDO DENTRO DA LEI!

sebastiaohenriqueissa
Автор

É a versão atual da casa-grande e da senzala.

lindacotrim
Автор

São imagens impressionantes mesmo! E não é uma situação atual não isso vem acontecendo há tempos!!! Só aumenta a desigualdade em todos os países mencionados.

vandaarriscado
Автор

Essa realidade me faz concordar em apenas um ponto do pensamento de esquerda, é inviável a meritocracia em um país desigual, onde poucos partem faltando 2 metros para a chegada, e muitos partem faltando 2000 metros, por isso concordo com as cotas, mas para ficar mais abrangente e menos segregados, ao invés de cota racial, a cota social seria muito mais interessante e abrangedor.

thiagoluiz
Автор

Se o pobre parasse de procriar tanto, talvez o problema fosse menos impactante

caminho_deDEUS
Автор

E tem gente que acha que o problema é dar bolsa-familia "pra sustentar vagabundo" ....

danilomariano
Автор

No Brasil senhor repórter, às pessoas que moram em comunidades, não todos, não pagam água, luz, internet.
Tem casas com dois, três ares.
Não pagam impostos.
Não querem deixar as comunidades de jeito nenhum.

pauloantoniopinto
Автор

O que reduz desigualdade não é tirar a força o que é dos outros e distribuir em forma de migalha aos miseráveis; o que ajuda o miserável é dar um emprego, condição de empreender e empregar. Hoje o Brasil tem leis para - travar emprego (CLT), travar empreendimentos (tributação e burocracia). Você quer o que ? Que de livre e espontânea vontade o empresário rico, uma empresa gringa, um cara com dinheiro, venha empregar e fazer negócios aqui ? NÃO DÁ !!!

kurapikakurutabr
Автор

A riqueza nas mãos de poucos. A maioria em muitos países acabam assim, principalmente no Brasil e não somente lá fora.

neidinhasilva
Автор

Os brasileiros pobres precisam entender melhor o capitalismo e só a partir desse entendimento eles possam valorizar ao extremo a educação e mudar de

belarminopaulo
Автор

E o motivo todo mundo ja conhece, é que o de cima sobe e o de baixo desce...

jacksondafani
Автор

Se os impostos não fossem tão sugadores do jeito que é nessa merd* de pais e os salários fossem melhores, e se as empresas quisesse contratar um ser humano e não um robô na hora da entrevista quem sabe seria uma potente mundial.

jaymea.c.n
Автор

A pior parte é que o povo desses lugares pobres vivem sendo manipulados para não se revoltarem

thythus
Автор

O estado brasileiro entrega uma educação de péssima qualidade aos pobres, enquanto entrega universidades de melhor qualidade aos mais ricos;
O estado brasileiro não investe em favelas e periferias, enquanto os bairros mais ricos recebem todos os investimentos;
O estado brasileiro não educa financeiramente os pobres, nem lhes empresta dinheiro...enquanto "empresta" bilhões para empresários ricos;
O estado brasileiro rouba os pobres cobrando altos impostos no consumo e transfere para os ricos através de investimentos em universidades públicas, asfalto, esgoto, paisagismo, parques, emprego público, empréstimos, etc etc etc.
O estado brasileiro, além de oferecer todas as facilidades para os ricos, dificulta tremendamente a vida dos pobres roubando-lhes os parcos recursos através de imposto sobre o consumo, dificultando o acesso a tecnologias que poderiam ser usadas pelos jovens pobres para mudar sua realidade, mas que é impossível porque os altos impostos encarecem essas tecnologias e ainda criou leis que criam grandes barreiras de entradas impedindo os pobres de empreender.
O estado brasileiro tira o combustível dos pobres e dá aos ricos.
O estado brasileiro deixa os pobres sem nutrição e amarra seus pés na saída enquanto dá toda nutrição, tecnologia, treino e suplemento para os ricos correrem a corrida. Os ricos não apenas vencem a corrida como dão centenas, milhares de voltas enquanto os pobres permanecem amarrados pelo estado na saída.
Desigualdade é algo normal entre os humanos, mas o tamanho dessa desigualdade revela o tamanho da arma que está sendo usada contra os pobres.

O estado não é a solução para tal desigualdade, é A CAUSA!

ajenergiasolar
Автор

1% da população mundial concentra 50% de toda a riqueza do mundo!!

sebastiaohenriqueissa
Автор

Em desigualdade, Brasil só perde para países africanos. Está entre os oito mais desiguais.
Se corrige desigualdade com oportunidade de ascensão, caso de Singapura, Taiwan, Coréia e Japão. De preferência com educação pública de qualidade e abertura econômica. Singapura está entre os cinco países com maior renda per- capita do mundo, mesmo sendo um país extremamente pobre em recursos. Vemos o mesmo acontecer com a Coréia, Taiwan e Japão, todos países pobres em recursos, mas que investiram em pessoas. Em Singapura, eles costumam dizer que não tem nada, mas que às pessoas são o seu melhor recurso.

kaiocampos