Bate-Papo FGV l O efeito dos juros x inflação, com Sergio Werlang

preview_player
Показать описание
A inflação baixa é favorável para o consumidor. Mas, a longo prazo, ela pode virar um problema. Ou seja, a queda de preços pode ser preocupante porque diminui a circulação da moeda e a economia não gira. Mas como a taxa de juros controla a inflação e quais as consequências disso? Quando a taxa sobe, as empresas investem menos, desaquecendo a economia. Quem aborda os detalhes do assunto é nosso entrevistado, o professor Sergio Werlang, da FGV EPGE. #BatePapoFGV
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O interessante é que os exemplos citados foram vistos durante a pandemia

karlmarxoliveira
Автор

Em tantos países temos inflação baixa, juros negativos e realidades que nunca tivemos aqui no Brasil. O mercado financeiro adora a taxa de juros alta para engordar seus lucros. A realidade de 80% da população é ter que buscar renda para poder viver e inflação baixa e juro baixo auxilia a toda esta massa. Nossos especialistas financeiros também precisam ter um novo mindset e parar de viver de juros altos.

carlosniemeyer
Автор

Muito ruim a explicação do professor Sergio nos assuntos abordados. Para começar a entrevistadora fala em deflação, que é diferente de inflação baixa, e põe tudo no mesmo balaio. O professor diz que a deflação leva os consumidores a guardarem moeda em casa diminuindo a circulação. Na minha modesta opinião o problema reside na pressão dos custos de produção sobre as empresas ocasionando a falta de interesse em produzirem algo que a cada dia fica mais barato e com isso acabam demitindo trabalhadores. Esses por sua vez, desempregados, não tem renda para comprar produtos e o circulo se fecha. Em outro assunto a entrevistadora pede uma melhor explicação e depois de "muita volta" sem sair do lugar ela diz: hum hum, como se tivesse entendido tudo. Poderia ter sido mais interessante a entrevista.

cjhmuller
Автор

Sinceramente, fiquei chocado com o nível dessa entrevista no portal da FGV. Uma discussão muito superficial e sem a mínima contextualização sobre o motivo pelo qual o tema está sendo discutido. Coisas diferentes sendo colocadas como causa do mesmo fenômeno! Inflação, dólar, deflação e taxa de juros em um vídeo de menos de 8 minutos é covardia com o professor! Pessoal vamos dar uma caprichada no roteiro ai!

AnselmoBattisti
Автор

professor. ... inflação BR em USD ?! isso pode?

marcoafcoelho
Автор

Já começou errado, quando há quedo do preço das coisas ou seja deflação, as pessoas compram mais visto quem que gira a economia é o povo e a maioria do povo não é investidor, por tanto não vai “guardar moeda em casa”

kingcnc-vinicius
Автор

inflação depende só do gasto do governo?

marcoafcoelho
Автор

Pode este ano baixar para 11%, próximo ano baixar mais 1%...10%, ano seguinte 9% até chegar a 8 % no governo de Lula...

gininha
Автор

O dinheiro está barato, porque nenhum burgues quer investir em uma economia com taxa de desemprego alta e poder aquisitivo das famílias baixos. A taxa de juros vai continuar a cair e a inflação também. O PIB vai ser de 1% mesmo em 2020 e se o Guedes não voltar a por em prática o Estado de bem-estar social como fez com FGTS, 13º de bolsa família, rever o teto de gastos e outras intervenções de investimentos nos mercados, principalmente da construção civil, o voo de galinha e a medingância do povo vai só aumentar. FGV de extrema direita. Keynes deve está morrendo de rir da burrice desse governo que feito a cobra a sentir fome, quando não encontra alimento, engole o próprio rabo.

alexlevi
Автор

Já falou bosta na primeira oração. Dando unfollow.

anapaulacabral