A verdade sobre o mercado da Engenharia Civil

preview_player
Показать описание
O mercado da construção civil está mesmo saturado?

A verdade é que o mercado da engenharia civil não é o mesmo de 20 anos atrás.

Naquela época, só por você ter o diploma de engenharia civil, as empresas já te procuravam porque faltavam profissionais no mercado.

Hoje em dia o cenário é totalmente diferente…

Se você já participou de um processo seletivo de uma construtora ou qualquer empresa grande de engenharia, você sabe o que eu estou falando.

Cada vez essas empresas exigem mais experiência e qualificações para cargos que nem são tão valorizados.

Mas isso não significa que o mercado da engenharia civil está saturado.

O mercado está saturado do engenheiro tradicional, que se forma pensando que engenharia civil é só projeto e obra e vai atrás de um emprego CLT .

Agora, para aquele engenheiro que tem uma visão clara do mercado e está disposto a empreender ou atuar como autônomo, o mercado não está nem perto de estar saturado.

Isso porque emprego não tem pra todo mundo, mas serviço é o que mais tem na engenharia civil.

A engenharia civil tem um leque enorme de opções e oportunidades para atuar, mas poucas pessoas aproveitam isso porque saem da faculdade despreparadas.

Então uma coisa que precisa ficar bem clara aqui: a faculdade falhou!

Você fica 5 anos na teoria, não aprende nada sobre vendas, marketing, mercado de trabalho…

Conhecimentos que são cruciais para quem quer crescer e ser reconhecido na engenharia civil.

Então qual solução eu enxergo ser a mais viável para quem está começando?

Fugir do tradicional e empreender nessas áreas pouco exploradas, como a engenharia diagnóstica, uma área que eu atuo há mais de 7 anos.

Pra quem nunca ouviu falar sobre a Engenharia Diagnóstica, é a área que estuda, identifica e corrige as manifestações patológicas.

Essa é uma área que provavelmente você nem viu na faculdade, mas que tem muita demanda e faltam profissionais qualificados.

Afinal, as construções no Brasil apresentam muitas anomalias em função dos vícios construtivos e falta de manutenção.

Lá, todos os dias eu estou mostrando a minha rotina e o meu trabalho.

Mas então pra finalizar esse vídeo, eu acredito que a Engenharia Civil é sim uma área muito boa para crescer e construir uma carreira, desde que você tenha a mente aberta para as oportunidades e busque maneiras de se destacar saindo do convencional.

Inclusive eu tenho um vídeo aqui no canal justamente sobre como se destacar no mercado de trabalho sendo estudante ou recém formado em engenharia civil. Para acessar o vídeo é só clicar no link abaixo:

Então é isso pessoal.

Eu espero que eu tenha conseguido trazer um pouco da minha experiência e o que eu penso sobre o mercado da construção civil.

Até o próximo vídeo.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

sou formado em engenharia civil desde 2017, só conseguir entrar na área final de 2022 como PJ e ganhando 3.000, 00 pra mim é uma vergonha!!

reginaldocoqueiro
Автор

Eu trabalho no campo das patologias e não tem profissionais suficientes. Porque os engenheiros não tem a paciencia de planejar e elaborar sua carreira. O campo de patolgia é vasto e necessita de muito estudo e experiencia de campo. Mas dai o recem formado entra verde no mercado e querendo ganhar 10k.

andreialirasilva
Автор

Vocês podem pegar essa mesma realidade da eng. civil e replicar para as demais engenharias, no geral são muito parecidas. Semelhante também, ao que foi mencionado eu sempre recomendo aos formandos para "iniciar o egresso no mercado" ainda na faculdade. A maioria que eu conheço, se forma e começa a se preocupar em arranjar qualquer tipo de emprego ou contato com área de formação depois que se forma. Aí começa o desespero e decepção ao se deparar com a realidade.

dhiegocarvalho
Автор

Interessante Marilha, a maioria se forma com a visão errada mesmo !!! Estou fugindo das áreas tradicionais e estou indo para área de engenharia de segurança

karolabe
Автор

A qualidade dos engenheiros deixa muito a desejar eles sempre colocam os médicos como comparação porém há uma diferença abismal na formação de ambos profissionais, eu vejo engenheiro eletricista que sequer viu um transformador de 13kv na vida como que a empresa vai pagar um salário de 10k para um sujeito desse, se eu fosse empresário jamais pagaria 6k para um engenheiro sem experiência de campo.

aleebueno-cjmi
Автор

Tá tudo saturado. CLT, empreendedor, peritos. Engenharia só não perde pro direito. Pra quem investir em ser empreendedor esteja ciente que levará uns 3 anos para ter o retorno esperado.

ddc
Автор

Vale a pena lembrar: engenheiro civil liberal em cidade metropolitana vai bem....agora vejo alguns egressos que se formaram comigo que insistem em disputar clientes em cidades com 20mil habitantes.

felipetognocchi
Автор

Eu devia ter virado professor, mas diziam que o salário era ruim agora to aqui ganhando metade do que um professor ganha kkk, esse glamour de engenharia ficou no passado.

oohtxzg
Автор

Se fosse para entrar como clt, ano faria o curso, mas para ser empreendedor, é um dos melhores cursos para esse caminho...

edenilsonlopes
Автор

Eu quero muito fazer engenharia quero sim fazer engenharia

uyvftkn
Автор

Boa tarde, eita, gostei da direta sobre a pessoa buscar se empenhar na profissão de engenheiria civil e no se acomodar apenas com vagas de emprego. Eu estou indo para o 4 semetre da engenharia civil, e desde o início estudo pensando sempre em empreender na área, ou até mesmo trabalhar como CLT, mais o foco e empreender
Sou seu seguidor agora blz, gostei do tema

deividsousasilva
Автор

Marília, vale a pena vazer engenharia civil EAD?

GustavoSantos-lmvu
Автор

Qual seria melhor engenharia civil ou Administração para o mercado de trabalho atual ?

devaldonunes
Автор

Meu Deus, 2 anos depois e nada mudou. Participei hoje do meu primeiro processo seletivo, para uma vaga de engenheiro, que paga de 5k a 6k. Praticamente todo mundo no mesmo barco, alguns com mais experiências, outros menos, mas, absolutamente, TODOS NO MESMO BARCO. Uns falam melhores que os outros, mas ninguém com uma vasta experiência, no max 2 anos de exp, não passa disso. Concordo plenamente com o que a colega falou… Não temos empregos, mas não nos faltam serviço, e nunca vão faltar. Amo a engenharia civil, mas hoje tive um puta de um desgosto. Enfim, desistir não é a opção, bola pra frente galera. Foquem em serviços, concursos( ENGENHARIA, PF ou PRF), caso contrário, só seu pai sendo dono de construtora ou tendo um bom capital para investir em obras. Obs: Hoje trabalho para uma empresa que presta serviço para prefeitura de Salvador, com um contrato de 2 anos e o salário não passa dos 4K !

matheusrocha
Автор

Olá. Informações: e possível contratar o serviço, parcial e superficial (relatórios) memória descritivo! Esento fundação!! Eu tenho modelo projeto em mão!!! Finalidade, ter uma noção do custo obra!! Vanderlei americana sp

vanderleimiranda
Автор

Engenharia de automação e controle ou engenharia civil?

anneguedes
Автор

Engenharia de telecomunicações ou Civil? Qual escolheria se pudesse voltar. (Pode ser outra tbm, mas gostaria que escolhesse entre as duas tbm)

vtr
Автор

E a área de pavimentação e terraplanagem o que vcs me dizem?!

dubem
Автор

Corram da área!
Não façam!
Muito engenheiro, poucas obras!
Só trabalham em grandes ou médias obras se conhecer alguém e olhe lá!
Ganhando no máximo 4 mil recém formado, CREA e CONFEA se vendem, não temos a quem recorrer.
Tenho experiência de um engenheiro pleno é só aparece serviço de 4 mil, querendo pagar como PJ ainda.

Arrancada
Автор

Eu quero sim muita oportunidade quero muito oportunidade sim oportunidade quero sim

uyvftkn