Democracia e Cidadania

preview_player
Показать описание
Democracia e cidadania no Brasil
O Brasil é hoje uma república presidencialista, cujos representantes são escolhidos em eleições diretas. É um país de regime democrático. Mas nem sempre foi assim. Trata-se de um processo histórico.

Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu um período conturbado e violento, que ficou conhecido como ditadura militar. Nessa época, os brasileiros não podiam se manifestar livremente nem votar. Quem escolhia o presidente, por exemplo, era o Congresso Nacional. Havia uma intensa censura aos meios de comunicação, e aqueles que eram contra o governo podiam ser perseguidos, presos e até mesmo torturados e mortos.
No início dos anos 1980, essa situação começou a mudar, com o fim da censura aos meios de comunicação e a volta das manifestações públicas. Em 1984, diferentes setores da sociedade organizaram protestos para reivindicar eleições diretas para presidente. O movimento ganhou força e ficou conhecido como Diretas Já. Apesar das pressões, o Congresso Nacional não aprovou a reivindicação. Isso só aconteceu em 1988, com a promulgação da nova Constituição do país, que vigora até hoje.

Além da garantia das eleições diretas para presidente, governadores e prefeitos, a Constituição de 1988 determinou outros direitos aos brasileiros. O voto passou a ser obrigatório para brasileiros e brasileiras alfabetizados entre 18 e 70 anos de idade, e é facultativo (não obrigatório) para pessoas analfabetas, pessoas maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos de idade. Outros exemplos de direitos estabelecidos são: pena de prisão para crimes de racismo, demarcação de Terras Indígenas e direitos iguais para trabalhadores rurais e urbanos.

Cidadania, desigualdade e exclusão social
A Constituição de 1988 instituiu os direitos fundamentais dos brasileiros. São direitos e deveres que garantem o exercício da cidadania, como mostra o seguinte trecho:

Art. 5o – Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade […].

Art. 6o – São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Organização do Estado brasileiro
De acordo com a Constituição de 1988, a administração do Estado brasileiro está baseada na federação e na separação dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Ambos derivam da importância dada aos cidadãos e a seus direitos individuais e coletivos.

Mas o que significa dizer que o Brasil é uma federação? Significa que nosso país é formado pela união política de diversos territórios (as unidades federativas), que têm certa autonomia e governo próprio, mas estão ligados a um governo central (o governo federal). Ao todo, são 26 estados e o Distrito Federal. Por isso, a federação também é chamada de União.

Como você já aprendeu, cada estado tem diversos municípios. Tanto os estados quanto os municípios têm governantes e leis particulares, mas sempre respeitando a lei suprema e fundamental do país, a Constituição.

O poder público no Brasil está organizado em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Essa divisão garante que cada um dos poderes seja limitado pelos outros dois. A tripartição de poderes está na origem das Constituições modernas, assim como a independência e a harmonia entre os três poderes.

Poder Executivo: é o responsável por governar o povo e administrar o funcionamento do país, dos estados ou dos municípios de acordo com a Constituição.

Poder Legislativo: é o responsável por formular, analisar e aprovar propostas que podem se tornar leis. Também fiscaliza o Poder Executivo. Na União, o Poder Legislativo funciona no Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Poder Judiciário: é o responsável por fazer com que as leis sejam cumpridas e que os direitos individuais, coletivos e sociais sejam garantidos. É formado por diferentes órgãos, como o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça e os tribunais regionais federais.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Até agora a melhor aula que assisti obrigada prof

mariliagabriela
Автор

BOM DIA PROFESSORA VILMA RIBEIRO VC EXPLICA MUITO BEM SOBRE DÉMOCRACIA

marianaximenes
Автор

muito obrigado por me ajudar mais uma vez na minha prova mesmo hoje sendo o utimo dia de prova eu vou continuar vendo suas aulas. Muito obrigada!! :)

neyhumilde
Автор

Amei a aula tenho prova hoje então obrigada 🎉🎉

isabellacarolinemartinsper
Автор

estava procurando uma aula boa a única que achei foi a sua 💯

inessilva
Автор

Muito obrigada por me ajuda hoje tenho prova sobre isso ❤me ajudou muito ❤🎉

marialvasantos
Автор

Às suas aulas são muito boa professora

SaraDafe
Автор

Esse vídeo me ajudou muito, sua explicação é muito boa, ❤️❤️💋💯

cristinasantos
Автор

Amo seus vídeos minha escola vc e o exemplo deles!

BeatrizVieira-hhlm
Автор

Estudando por aqui vc resume muito bem o que vai cair na prova, parabéns e obrigado.

claudiahelena
Автор

Excelente explicação. Obrigada! E vendo que hoje quase que nossos direitos conquistados com tanta luta foram jogados no lixo.

estudiodasartes.personalizados
Автор

Gosto muito de suas aula!!! As crianças também!!!!

ritabatista
Автор

Amei essa aula obrigada pela explicação

nh.than_
Автор

estou na recuperacao trimestal e estou estudando com seus videos, a minha prof sempre passa seus videos .beijo

beatrizpawelski
Автор

E suas aulas são bem interessantes!! Estou fazendo um trabalho sobre isso, e me ajuda muito😃

ivonetesantos
Автор

Democracia & Cidadania ! Direito, .Deveres & Obrigações, show !

tacianodemenezesferreira
Автор

Amei. Ótima aula sobre cidadania, hoje e minha prova e me ajudou muito.❤

Eynalara
Автор

*SE EU TENHO INDÍCIOS DE QUE A URNA TEM FALHAS E NÃO POSSO COMENTAR, NÃO TEM DEMOCRACIA COISA NENHUMA*

mauricioricardoparisotto
Автор

Minha pro do colegio me indica para te assitir😍Amanha tenho prova sobre este mesmo assunto

flavianosilva
Автор

Só uma correção. Durante o regime militar não se podia votar para presidente, governador e prefeito nas capitais. Mas deputados, senadores, vereadores e prefeitos dos demais municípios eram sim eleitos pelo voto. De resto, parabéns pelo trabalho.

OsvaldoJuniorbp