Receita para o Dia das Mães!

preview_player
Показать описание
#NossaCozinha

Polenta com ragu de cogumelos e legumes
preparo: aprox. 45 a 60 min
para 4 pessoas

POLENTA
• 150g fubá
• 1,200 l de água
• 1 colher de chá de sal

RAGU DE COGUMELOS E LEGUMES
• 1 dente de alho cortado em lâminas finas
• 1 cebola grande (18g) picada em plumas
• 4 a 6 colheres de sopa de azeite de oliva
• 1 a 2 folhas de louro fresco
• 2 galhos de tomilho (somente folhas, não usar a haste)
• Folhas frescas de manjericão a gosto
• 1 xícara bem cheia (300g) de cogumelos portobelo e paris não lavados e picados grosseiramente. Pode substituir por shitake
• ½ abobrinha média (150g) picada grosseiramente
• 1 tomate (240g) grande e maduro. Pode substituir por tomate pelado em lata.
• ¼ de tablete (50g) de manteiga
• queijo parmesão ralado a gosto
temperos opcionais:
• pimenta do reino a gosto
• canela em pau ralada a gosto

MODO DE FAZER RAGU
Inicie a receita pelo ragu.
Retire a pele e as sementes do tomate: faça um x no fundo do tomate e coloque em água fervente por 30 seg. Retire da água e descasque, a pele se soltará com facilidade. Esprema o tomate já sem pele, descarte as sementes que também se soltarão com facilidade e reserve o tomate e a água que sair dele. Essa água será incorporada ao ragu posteriormente.

Aqueça uma frigideira de paredes altas (as paredes devem ser altas para ter espaço para todos os ingredientes mas não muito alta para não gerar muito vapor, o que atrapalha a caramelização dos legumes) e coloque 2 a 3 colheres de sopa de azeite. Adicione a cebola em plumas e uma pitada de sal.
Refogue a cebola e quando estiver no início do refogado retire as cebolas e reserve.
Na frigideira ainda quente coloque 2 colheres de sopa de azeite e incorpore os cogumelos para caramelizar. Se necessário adicione mais 2 a 3 colheres de sopa de azeite no meio do cozimento para melhor caramelização. Após caramelizados, adicione uma pitada de sal aos cogumelos (somente após caramelizados para que não solte água).
Adicione a abobrinha aos cogumelos, misture e deixe tudo dourando na frigideira, mexendo de vez em quando. Caso note que os legumes ainda estejam crus após dourarem, tampe a panela para finalizar o cozimento. Os legumes devem ser muito bem dourados para dar mais sabor ao ragu.
Ainda com o fogo ligado, acrescente a cebola refogada que estava reservada, sal e pimenta do reino. Vai soltar um pouco de água, o que ajuda na caramelização do ragu.
Acrescente as folhas de tomilho, louro, alho, tomate reservado, temperos opcionais e misture.
Para deglaçar, coloque a frigideira com o ragu em fogo alto e adicione 1 concha da água que saiu do tomate, abaixe o fogo, tampe a frigideira e deixe cozinhar por 4 a 6 minutos. Desligue o fogo, retire a tampa, adicione sal e pimenta a gosto e as folhas frescas de manjericão.
Reserve.

MODO DE FAZER POLENTA
Em uma panela grande, ferva1,2l de água com sal.
Adicione o fubá à água fervendo aos poucos, batendo vigorosamente com um fouet, sem parar, para não empelotar.
Dependendo do tipo de fubá a quantidade pode variar, pare de acrescentar fubá quando estiver com consistência cremosa.
Sem parar de mexer, cozinhe por 15 a 20 minutos, ou até que não tenha mais gosto de fubá cru e a polenta solte do fundo da panela.
Ao final, desligue o fogo e incorpore a manteiga.

Sirva a polenta cremosa quente, num prato fundo, com o ragú por cima e queijo parmesão ralado a gosto.

Para uma receita vegana, basta retirar a manteiga e o queijo ralado.

Realização: Play9
Cozinheira, roteirista, produtora: Paola Carosella
Direção geral, comunicação, assistente de produção e muito mais: Samantha Avelino
Direção de Fotografia: Barbara Hauret
Direção de Arte: Juliana Ayres
Assistente de câmera e som: Mariana Angelito
Assistente de cozinha e sorriso contagiante: Lucileide Batista
Beleza: Carolina Mel
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Gente, ver o sal da Paola num potinho de iogurte foi tudo pra mim, gente como a gente! Feliz dia das mães para vc, Paola, todas as mamães na sua equipe e aqui no canal!

mauriciotassoni
Автор

Que receita perfeita. Eu acho incrível o quanto vc cozinha sem carne.
Na minha cidade, no interior do RJ, chamamos polenta de angu. E eu tbm comia MUITO na infância com feijão!!
Parabéns pelo seu trabalho, Paola e equipe, vcs são incríveis!

felipecerqueira
Автор

Aprendi a fazer polenta com minha avó colocamos manteiga e óleo ou azeite para ficar bem cremosa e no outro dia quando ela estava bem firme fazíamos frita 🥰🥰🥰🙏 saudades da minha avó ela está no céu ❤️

stefanifernandes
Автор

Quanto mais os dias passam e eu venho aqui assistir, eu enchergo o quão esse canal de culinária é necessário... A Paola LITERALMENTE salva qualquer um dentro da cozinha ❤️ ensina receitas simples, as vezes algumas mais elaboradas, mas nada que saia do nosso alcance ou do nosso orçamento, e vamo combinar, ela explica tão bem que nossa, eu fico com gostinho de quero mais, quando o vídeo acaba❤️ coração aquece com vídeo novo! ... Feliz día das mães💕

mariabethaniadasilvaribeir
Автор

Com os vídeos da Paola que a gente vê que o faz a comida nível "chef" são os detalhes na preparação. Além, é claro, do amor, que a gente vê de sobra nessa deusa da cozinha ❤️ nossa inspiração

rafaelaschaefer
Автор

Minha filha de 5 anos:
- Mamãe, por que toda receita você só aprende com a Paola?
- Minha filha porque ela é a melhor cozinheira do mundo.
- Não, mamãe, você é melhor cozinheira do mundo!

a inocência das crianças! Obrigada, Paola, por estar sempre presente nas nossas refeições. Minha filha reconhece você, sua voz e os sabores das suas receitas!

tecianedias
Автор

Essa receita lembra minha mãe, minha vó, minha bisa… achei interessante quando você falou que foi criada no carboidrato e isso realmente marca muito toda e qualquer história que minha mãe conta sobre a infância dela, pois morando no interior e vivendo única e exclusivamente da agricultura familiar, a proteína acabava sendo raridade. A polenta especificamente, era a comida que tornava possível reunir toda a família pois ela rendia mais era mais barata e, até hoje que as condições são melhores, ainda é nossa comida “da família” 🥰 minha mae faz polenta com um ragu de repolho, cebola e couve (é maravilhoso!!) e ela sempre lembra que algumas vezes essa era a refeição por muuuuitos dias quando era a única coisa que tinha pra alimentar uma família grande.
Esse vídeo me deixou feliz, agora vamos fazer polenta já que estamos inspirados por vc!!

andrefelipebelussosoares
Автор

Paola não traz simplesmente receitas.. Ela dá aula de culinária nos vídeos.. Cada dia aprendendo um pouco mais sobre cada processo no ato de cozinhar.. Perfeito!

hugosassom
Автор

Adoro seus vídeos! Você dá uma verdadeira aula explicando as técnicas e o resultados delas. Quando você passa seus conhecimentos também passa respeito e amor pelos seguidores e de quebra com muito carisma. Muito obrigado! Ah me esqueci FELIZ DIA DAS MÃES!!!!

Lourdes
Автор

Eu nunca fui fã de polenta. Nunca fui fã de abobrinha. Mas vendo ela cozinhar, e a beleza do prato, dá água na boca. Não consigo entender qual o milagre que essa mulher faz

pollyannacintrasilva
Автор

A Paola, além de muito simpática, divertida e carinhosa, sabe o que é ser uma mulher de verdade. Amei os conceitos que a Sra. usou sobre mulheres que são únicamente donas de casa e não dispõem de alguma ajuda. Realmente ninguém consegue fazer nada sozinho, Dona Paola. Te amo e continue sendo esse exemplo maravilhoso de mulher que a Sra. é! Não é brasileira, mas tem alma daqui!👉🏻❤👈🏻

mikeoliveira
Автор

Feliz que agora tem vários vídeos com receitas vegetarias/veganas 😍

theElizap
Автор

A Lady tem um sorriso tão humilde e verdadeiro! É tão legal ver a felicidade no rosto dela quando você a chama para ajudar! Queria uma Lady pra mim!

vanessagloria
Автор

tava passando esse vídeo na hora que eu peguei no sono ontem...
foi o maior feito da minha vida, dormir ouvindo a paola é uma experiência inenarrável

o.elliot
Автор

Ai, como eu amo a voz e o sotaque da Paola. Poderia ouvi-la por horas sem me cansar!❤

barbararodriguespereira
Автор

Parabéns Paola!
Gastronomia não se faz só com receitas . Gastronomia se faz com respeito, empatia e solidariedade.

faniasbrighilopes
Автор

Fiz hoje e simplesmente é maravilhoso. Ingredientes simples e sabores incríveis. Porém, fiz com purê de batatas no lugar da polenta. Mais uma forma de comer meu cogumelo de cada dia. Obrigada, Paola!

hannaline
Автор

É Paola nós somos mulheres lutadoras mas não guerreira, queremos compartilhar para que todos da família tenha a sua parte 👏👏👏viva ao companheirismo, a divisão de tarefas, o serviço da casa são de todos não só dá mulher 👏👏👏♥️♥️

daniellebarretodavilafonte
Автор

Adorei essa receita adoro Polenta nasci e cresci comendo polenta pois sou celíaca e polenta não tem glúten 😍🙏🏻 meus filhos e netos também comem 🙏🏻 GRATIDÃO

ilenirdarosa
Автор

Paola carosella, vc é o máximo! Admiro vc dentro e fora da cozinha!

prof.marcosbiomachado