O Que Fazer Quando Tem Uma CNN Mas o Óbito Diz que o Italiano Se Naturalizou Brasileiro?

preview_player
Показать описание
No vídeo de hoje eu quero responder uma dúvida que foi deixada nos comentários:
O Que Fazer Quando Tem Uma CNN Mas o Óbito Diz que o Italiano Se Naturalizou Brasileiro e o cartório não quer retirar tal termo?

Se você não sabe o que é a CNN (Certidão negativa de naturalização) e porque esse documento é importante para a cidadania italiana, vou deixar o link de um vídeo do canal em que explico:

Primeiro é importante entendermos que quando encontramos na certidão de óbito do italiano que ele se naturalizou, são grandes as chances dele realmente ter se naturalizado, ainda que através do site do governo foi emitida uma CNN, assista esse vídeo até o final para entender melhor e como agir nesse caso.

Segundo, os cartórios não são obrigados a retificar documentos. Existe uma legislação que dá aos cartórios a possibilidade de retificar erros, com condições, porém isso não os obriga a fazer. Assista esse vídeo até o final para entender melhor o que fazer nesse caso.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Confira também nossa playlist completa com o curso gratuito da cidadania italiana

Outros vídeos interessantes sobre cidadania italiana:

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
CANSOU DE VER RESPOSTAS ERRADAS SOBRE A CIDADANIA ITALIANA, NÉ?

Que tal entender mais sobre o seu direito ao reconhecimento da cidadania italiana, como e por onde começar e qual o passo a passo para realizar o processo sozinho na Itália ou no Brasil?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Seja muito bem-vindo ou muito bem-vinda no meu canal! Meu nome é Fabio Barbiero e aqui você encontra tudo que precisa saber sobre o reconhecimento da sua cidadania italiana! Sou autor do blog Minha Saga, do manual Sagabook, fundador da Jornada da Cidadania Italiana e mais um bocado de ferramentas que criei ao longo de mais de uma década para servir a minha tribo de italianos nascidos no Brasil :)
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Meu grande oráculo Fábio !! Obrigada pela força, sim eu ingressei com ação judicial para pedir a correção MP acatou e a juíza despachou pedindo que o termo BRASILEIRO NATURALIZADO fosse suprimido, no entanto na certidão de óbito foi feita a averbação com o despacho e número do processo será que é comum esse procedimento ?
O Consulado permitiu que eu enviasse por SEDEX essa certidão, agora resta esperar um retorno 🙏🙏
Assim que tiver resposta aviso aqui !

NaylaCVC
Автор

Sempre muito bom. Meus docs finalmente voltaram apostilados da Italia, mandei pro tradutor e vou autenticar depois. Conversei muito com o pessoal do cartorio e eles vão retificar numa boa sem stress, sigam a dica do Fabio e conversem com o pessoal do cartorio sejam legais com eles que isso facilita demais as retificações, inclusive tiraram todas as minhas duvidas na maior boa vontade.

NikolasNoce
Автор

Obrigada Fábio ! Solicitei a CPN e nada foi encontrado eles emitiram uma nova CNN direto do MJ através do e-mail..

NaylaCVC
Автор

Olá Fábio! Meu antenato quando registrou todos os filhos, nos livros de nascimento está como "Camillo Maiarotti, do reino da Itália".

Mas estou em um grupo de ajuda para cidadania em que encontraram o nome dele em um PDF de imigrantes naturalizados.

A filha dele que me passa a cidadania nasceu em 1897 e segundo esse PDF ele se naturalizou em 1884, antes de ter qualquer filho.

Posso fazer o reconhecimento? Sei que por ter se naturalizado não posso, mas me gerou um questionamento ele ser declarado do reino da Itália em todos os nascimentos das crianças e não brasileiro.

Obrigada, é a minha última esperança 🥹

fernandapacheco
Автор

Olá, estou assistindo os seus vídeos gostei muito, eu ainda nao pude entrar na CNN pq estou ainda sem alguns dados da vó italiana que nasceu na decada de 1880, será que os lavradores pobres se naturalizavam também?

chrismatos
Автор

Fábio uma pergunta?
E quando o antenado não foi casado, e todos os recursos para localizar o documento (inclusive) pagando duas empresas de buscadores, e as mesmas só apresentaram certidão negativa para o casamento.
Porém o pai batizou o filho em uma época que não havia cartório na cidade de leme SP - e este filho batizado em sua certidão de casamento está descrito filho legítimo?
Como proceder?
Obrigado e bons momentos

RodrigoMartins-hohu
Автор

meu nome é José Carlos manzini tô vendo como faço pra tirar a cidadania pode me dar um auxílio por onde começo obrigado.

elpatron
Автор

No óbito do meu antenato diz que ele era funcionário público e eleitor, não diz declarado que era naturalizado, mas é praticamente certeza já. Também diz apenas que é natural da Itália mas não a comune. Ainda não solicitei a certidão de nascimento do filho dele pra ver. Há uma chance maior de constar a comune na certidão de nascimento do filho ao invés de no próprio óbito? Quando o filho dele que me passa a descendência nasceu ele tinha 28 anos e quando a primeira filha nesceu ele tinha 20. Suponho que ele tenha chegado adolescente no Brasil, até porque sei que se casou aqui. Ou seja, fazia pelo menos uns 10 anos que ele morava aqui. Será que o risco da naturalozação ter sido antes do filho é muito alta? A propósito, no certificado de óbito dele que foi feito pelo médico diz lavrador ao invés de funcionário. público.

denisposcai
Автор

Fabio, na CNN nova, que já está disponível, não tem busca manual? Porque agora demora dias.

prnid_ndrid