A trincheira econômica que a guerra esconde e pode dividir o mundo

preview_player
Показать описание
A guerra na Ucrânia reflete, indiretamente, uma disputa importante. Uma trincheira econômica que, aos poucos, ameaça dividir o mundo. Muitos economistas veem o mundo consolidando um processo de desglobalização. O fim de uma velha ordem econômica, com consequências potencialmente históricas. Quer saber como? A DW Explica!

#dwexplica #economia #Putin

---

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O Brasil sempre faz um jogo duplo. É "amigo" de todo mundo. Compra de qualquer um, vende pra qualquer um e não tem rixa com ninguém.
Não é forte o bastante pra ameaçar nem fraco o suficiente pra ser irrelevante.

Essa posição é muito interessante, mas você pode tanto ganhar de todo mundo quanto perder pra geral se não for esperto, por assim dizer.

arthurdiniz
Автор

A história prova que nenhum império, nenhuma hegemonia é eterna. O Ocidente dá mostras de está entrando em declínio, porém, não temos como saber como será a derrocada é nem quando. É um processo lento e muitas vezes violento.

AlexandreSantos-odet
Автор

Os países desenvolvidos estimularam a globalização e liberalismo achando que os emergentes nunca os alcançariam nesses termos.
No momento que outros players surgiram, como a China, conseguindo falar de igual pra igual com o ocidente, até superando em certos aspectos, o próprio ocidente foi se tornando mais protecionista.
Liberalismo e globalização apenas quando o ocidente é quem mais se beneficia kkkk

jeffersondenier
Автор

A UE se recusando aa fechar o acordo com o Mercosul é só um dos vários indícios (ou provas) que as "potências democráticas" não querem ver os outros países se desenvolverem, mantendo uma relação de metrópole e colônia. Quem são os autoritários? Os países que se recursam a ser colônia?

jordanwillian
Автор

Ficam perguntas. Globalização pra quem? Derrubar barreiras econômicas interessam a quem? Houve algum repasse de transferências de tecnologia? Houve algum avanço na redução da desigualdade entre as economias industrializadas e as economias emergentes? Os países emergentes conseguiram algum avanço em seu parque tecnólogo? Ou serviram para vender suas estatais em troca de dependência econômica, retardo tecnológico e enfraquecimento de sua soberania? Questões....

marcossena
Автор

5:15 E continuar fazendo acordos com Arábia Saudita que desrespeita os direitos humanos tá tudo certo né!? A gente esquece esse fato

nooperz_griffento
Автор

Esse tipo de conteúdo e a forma de como é apresentada as informações, são vídeos típico da BBC News Brasil. São muito semelhantes!

ewersonc
Автор

Medo de como as lideranças do Brasil podem colocar o País nesse novo cenário global

emersonxavier
Автор

a verdade é que os países mais "ricos" querem continuar sendo ricos as custas dos paises pobres, mas parece que o jogo está mudando não é mesmo?

junioroliveira
Автор

A China está se tornando uma potência econômica sem dar um tiro. Infelizmente, não podemos falar o mesmo do monopólio econômico construído por ingleses e americanos.
Viva o momento de quebra da hegemonia ocidental!

andrelppinto
Автор

Não entendo muito sobre política, mas eu fico indignado em ver como os EUA tratam outros países, dizendo oq é correto ou não fazer(na visão deles). Não querem outros povos nos países deles, que exploraram e continuam explorando outros países. Sua moeda é mais valorizada e praticamente tudo é lastreado em dollar. Depois dessa distribuição de dinheiro que eles fizeram sem a mínima responsabilidade só demonstrou a fragilidade da administração e fez com que nós enchegassemos o quanto eles estão "cagando e andando" para o mundo e que sempre se acharam o centro.
Acredito que passou da hora de cada país mostrar oq cada um é capaz de fazer e produzir e corroboram para um desenvolvimento global sem ter um chefe que funciona como um patrão e distribui todos os seus ganhos entre os seus povos e usurpam o máximo que podem de outros.

jhonnattancosta
Автор

E digo mais, a Alemanha deve se preocupar mesmo. Não tem condições de competir com a Rússia e a China e, como mostrado na guerra Rússia x OTAN, está sujeita a toda sorte de infortúnios pq sempre exploraram sem contrapartida os países do sul global.

viniciusbm
Автор

O clube dos ricos estão preocupados com quem explorar se a periferia mundial se tornarem alto suficiente em sua economia.

wander.colins
Автор

"Politicamente multipolar, funcionalmente multilateral e ideologicamente pluralista". E isso é ruim???

PhillRise
Автор

Que o Brasil escolha o lado certo dessa bipolaridade. Está na hora de trocarmos de "amigos"

dospires
Автор

O modelo Ocidental era frágil...sim, frágil porque só beneficiou USA e EUROPA, além de poucos parceiros comerciais...o resto ficou a Deus dará....

koba
Автор

Pelo menos a china e a Rússia respeita a soberania do Brasil na Amazônia e tbm respeita a política interna do Brasil, já a Europa principalmente, fica querendo mandar em tudo no Brasil, então se for pra escolher um lado, q seja o lado da china, que pelo menos nos apoia, diferente dos europeus colonizadores, que até hj se aproveitam da África .

pauloizaias
Автор

No final nada muda. Independentemente do lado, continuará havendo paises mais ricos explorando os mais pobres.

phenbuz
Автор

espero que esse diálogo chegue a muitos e muitos brasileiros.

bx
Автор

A crise de 2008 que so afetou países desenvolvidos? Como combateram essa crise se não colocando sobretaxas e cotas nas costas dos países emergente com essas medidas protecionistas que sim acabam com a economia global. Porque é que existe o "cartel" da OPEP sobre o petróleo? E porque é que existe Merco Sul, OIC União africana, BRICS e Quad? Te garanto que pra acabar com o a globalização que não são.

nooperz_griffento