A HISTÓRIA DO CRAQUE 'GIOVANNI' EM TERRAS PARAENSES, ELE ATUOU POR TUNA LUSO, REMO E PAYSANDU

preview_player
Показать описание
A HISTÓRIA DO CRAQUE "GIOVANNI" EM TERRAS PARAENSES, ELE ATUOU POR TUNA LUSO, REMO E PAYSANDU.#paysandu #tunaluso #clubedoremo #santosfc
Um dos maiores ídolos, se não o maior, do Santos Futebol clube na década de 90 e com passagens por Barcelona, Olympiakos e Seleção Brasileira, Giovanni Silva de Oliveira, ou simplesmente Giovanni, o Messias.
Nascido no Pará, o meia teve passagens pelos três grandes times do futebol local antes de vir para São Paulo.

Giovanni iniciou a carreira na Tuna Luso, onde marcou 50 gols nos dois anos em que atuou na equipe de juniores. O feito lhe rendeu um prêmio de chuteira de ouro por parte da Federação Paraense de Futebol.

Após o sucesso na base, o jogador veio a estrear no time profissional em 1992 e logo em sua primeira partida, marcou dois gols na vitória sobre o CSA por 2 a 1. Apesar de seu ótimo debute, a equipe acabou perdendo por 4 a 0 na partida de volta e foi eliminada da Copa do Brasil.

Seu sucesso como profissional já se tornava evidente no Campeonato Paraense daquele ano, onde marcou 17 vezes. Chegou a balançar as redes cinco vezes em uma mesma partida, contra o Tiradentes do Pará, chegando a receber 200 mil cruzeiros de um torcedor mais fanático.

Em 1993, foi emprestado ao Remo, que disputaria a elite do Brasileirão. Por lá, não conseguiu repetir as atuações que teve na Tuna Luso e oscilou muito, chegando a ser chamado de preguiçoso e lento por parte dos torcedores.
mesmo assim foi o Vice artilheiro da equipe, com 5 gols, da Gloriosa Campanha Remista no ano de 93;
Sem sucesso no Remo, Giovanni foi emprestado novamente, desta vez ao Paysandu, onde acumulou más atuações e chegou até a pensar em abandonar o futebol. Com destaque apenas para atuações em dois RePás de amistosos de pré-temporada.

Com o fim de seu contrato com a Tuna Luso, se transferiu então para o futebol paulista. Mas não era nos grandes holofotes. O time era a Sãocarlense, que disputava a Série A2 estadual. Mas Giovanni agarrou a chance com unhas e dentes. Foi nesta oportunidade que ele chamou a atenção dos grandes de São Paulo e foi parar no Santos.

“Meu contrato com a Tuna tinha terminado. Tive um problema com o presidente (da Tuna) e ele me disse que tinha um clube de São Paulo para eu jogar emprestado, mas que só faria isso se eu renovasse. Topei. Fui para o Sãocarlense e fiquei dois meses lá, mas a campanha não foi muito boa na Série A2. Até que meu último jogo foi transmitido pela TV. Foi quando o presidente do Santos me viu jogando, e essa partida selou a minha contratação”, contou o jogador.

Daí para frente, a história já é conhecida e Giovanni tornou-se um dos maiores jogadores brasileiros daquela geração. Virou ídolo do Santos, defendeu a Seleção Brasileira na Copa de 1998 e envergou as camisas de Barcelona e Olympiakos. O Messias venceu no futebol.

fonte:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Giovanni, jogou aqui no Grêmio Sãocarlense, apesar de ficar pouco, jogou muito.

fernandocelsodesouza
Автор

Nunca esqueça de colocar no final do vídeo, onde vive e o que faz atualmente o jogador. Agradeço pelos vídeos.

DRUKYO__
Автор

Eu vi este jogo da tuna contra o csa quando a tuna jogou no chiqueirao do timinho do leiaozinho. E ele jogando pelo timinho do leiaozinho levou de 8x1 do Guarani de Campinas no brinco de Ouro da princesa. E eu acho que foi o pior momento da carreira do Giovanni.

ronaldosouza