A PSICOLOGIA DA DEFICIÊNCIA FÍSICA

preview_player
Показать описание
Milhões de pessoas ao redor do mundo possuem diferentes tipos de deficiência física. No vídeo de hoje, vamos falar um pouco sobre o que a psicologia já descobriu a respeito de como as mentes dessas pessoas funcionam e como você pode ter uma postura mais inclusiva em relação à elas.

COMPRE O MEU LIVRO QUE ACABOU DE SER LANÇADO!

AJUDE O MINUTOS PSÍQUICOS A ATINGIR MAIS PESSOAS :)

SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS!

CRÉDITOS
● Pesquisa e roteiro: Bárbara Mello e André Rabelo
● Música: Lifelong - Anno Domini Beats

REFERÊNCIAS E INDICAÇÕES

#psicologia #deficiência
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu sou autista, vi uma vez uma peça de teatro com meus pais e uma prima. A peça tinha homem pelado, amei já q sou adulta. Ao sair, essa prima perguntou pra minha mãe, como se eu não estivesse ali perguntando se eu podia ver aquela peça mesmo. Só por causa dos homens pelados. Infelizmente, somos muito infantilizados socialmente por ter deficiência. Ainda mais eu q pra maioria da galera não pareço a idade q tenho. Sempre mais jovem.

sterszpilman
Автор

Sou estudante de psicologia, estou em processo psicoterapêutico e sou Cadeirante. Graças a faculdade, precisei iniciar acompanhamento psicológico. Bem, antes eu nunca havia discutido sobre os danos que a minha deficiência havia causado a mim, como por exemplo, a minha autoestima. Devo admitir que é um processo muito doloroso perceber o que antes eu não via (ou me negava a ver). Mas, o mesmo tempo é gratificante se perceber e ser tratado como PESSOA antes da cadeirante.
Uma das coisas que percebi na faculdade e principalmente na psicoterapia é a autosabotagem. Comecei a perceber que me saboto por que eu acredito não mereço as conquistas de uma vida normal. E essa crença vem de internalizar o preconceito que vivi e vivo. É difícil desconstruir isso... Mas é preciso!
Minutos psíquicos, muitíssima obrigada pela vídeo!❤

rayssaarruda
Автор

Nossa, esse vídeo foi tão necessário. Eu super apoio uma parte dois.

RFXNFSF
Автор

Não é fácil viver com deficiência, tive um tumor raro no cérebro e isso me deixou com algamas limitações, mas tento levar uma vida normal 🙏

wagnerzzinho
Автор

Poderia falar sobre psicologia da deficiência auditiva. Os surdos (sinalizantes ou oralizados) têm maior propensão a ter ansiedade e depressão por falta de acessibilidade.
Sou surda oralizada implantada e fico estressada na pandemia por causa da "moda das máscaras", pois isso prejudica a leitura labial e as pessoas falam baixinho que dificulta a compreensão e tal, inclusive tenho que pedir para repetir a fala, mas as pessoas não gostam ou não tem paciência para isso.
Por que as pessoas ouvintes não tem paciência?

umagarotaaleatoria
Автор

Como uma pessoa com deficiência a coisa que mais me irrita são os esteriótipos que a maioria tem antes mesmo de falar comigo.
Alguns já pressupõe que vivo isolada, sou triste e dependendo de todos pra tudo.
Já outros têm aquela visão do deficiente herói, trocam duas palavras e já dizem que sou um grande exemplo, ficam smp me empurrando pros esportes como se eu tivesse que ser atleta e a carreira acadêmica fosse algo que não combina comigo.
Foi mais difícil aprender a lidar com tds essas expectativas do que aprender a andar com prótese kkkk 🤷🏻‍♀️
Felizmente nem td mundo é assim e com o tempo aprendi a lidar com os que são.

Amanda-mvqr
Автор

Sou Psicólogo e tenho um canal no YouTube onde falo sobre saúde mental e terapia Cognitivo comportamental.

A maior inclusão de pessoas com alguma excepcionalidade/deficiência é trazê-los para o meio em que estamos.

Muitas pessoas, devido a uma crença por causa de sua deficiência se afastam do mundo, de seus sonhos e fecham suas vidas para as coisas novas.

A psicologia tem um papel de contornar essa percepção, uma vez que, ao olharmos para essas pessoas percebemos que são tão capazes/produtivas/criativas como qualquer outra pessoa, trabalhar essas crenças de que "não sou capaz" ou " não vou conseguir" é o ponto inicial para que não apenas nós vejamos mais e mais pessoas funcionais, mas para que elas entendam que mesmo com qualquer dificuldade, ainda assim, podem realizar aquilo que está ao alcance delas.

Ótimo vídeo Dr, como sempre.

Автор

Como uma pessoa com deficiência (PCD) e grande fã de vcs, fiquei feliz com esse conteúdo de divulgação científica tão informativo e sensível sobre a gente. A PCD é, infelizmente, uma minoria geralmente ignorada. E se minha opinião vale algo, as dicas finais são ótimas. Parabéns!

gus
Автор

Sou cego do olho esquerdo
E as vezes sinto que as pessoas acham que o fato de termos uma deficiência afeta na nossa inteligência kkk

claudioribeiro
Автор

Parabéns. Conteúdo muito importante para o nosso século que estamos, contribuindo para desfazer essa concepção de "deficiência" errônea que muitos ainda não tem acesso a essas informações.

julianoalvespinto
Автор

Excelente vídeo eu que já tive em minha vida alguém que sofreu um acidente e ficou deficiente e muito difícil a maneira como são tratados,
Uma coisa que me irritava era parar o carro e não ter ranpa para tirar a cadeira de rodas.

marianubiadejesusbispo
Автор

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Chico Xavier

Estou cursando uma disciplina na minha graduação sobre "Educação Física e esportes adaptados" e esse vídeo contribui muito para meus estudos. Muito obrigado! Ótima temática e de grande relevância social.

mateus____leandro
Автор

Massa esse vídeo! Já abre caminho pra um específico sobre estigma e capacitismo :D

Seria legal tratar por agora que está em alta por causa da discussão com o filme do Hassum, hein... :v

renatobatista
Автор

É triste que algumas pessoas com deficiência enfrentam dificuldades para ter uma vida social satisfatória, infelizmente muitos não tem ninguém que possa ser um auxílio nesse quesito.

Video muito importante e informativo!

harrisonlopes
Автор

Sou deficiênte físico e mental, pobre, gay, pardo e penso que posso ser trans. Ou seja eu sou considerado pela sociedade como quase todos as minorias juntas.
Me sinto excluso da sociedade. Mas eu tento continuar vivendo.

lucasvictor
Автор

Há 5 anos, por causa de uma leucemia, sofri 2 avcs que me fizeram perder a metade direita do cérebro, que me deixaram bastante sequelada, incluindo a paralisia de todo o lado direito, eu era uma atleta (, bailarina) com um condicionamento e resistência física excepcional, tanto que os médicos dizem ser a única explicação pra eu ter sobrevivido, venho lutando contra essa doença desde então, mas o que realmente me abala é a condição física e todas as limitações que tenho hoje, não consigo olhar no espelho e me gostar, aceitar nunca mais ter uma vida normal, não sei como ser feliz nas condições em que estou, tudo que eu queria é poder subir no palco e dançar minha variação do jeitinho que sempre sonhei

maiaradominguesdossantosso
Автор

vídeo ótimo cara, vc poderia fazer um vídeo sobre as dificuldades de um relacionamento que alguém com tdah pode ter? só fazem vídeos sobre as pessoas que se relacionam e nn sobre os portadores de tdah em si

Adrian-jybx
Автор

Acho que o assunto "CAPACITISMO" deveria ter sido mais aprofundado.
Não chega a ser um grande problema, mas é algo que pode vir a ser constante, chato e desconfortável.
E é muito comum no mercado de trabalho e até em tarefas mundanas do dia-a-dia.
Mas talvez, mereça um vídeo próprio, por ter bastante a abordar.

Obrigado pelo vídeo! Abraço!
PS: já usei cadeira de rodas, andador e atualmente ando de muletas.

cesarkopp
Автор

Roteiro feito pela psicóloga mais incrível da reabilitação 💚💚💚

isabellacaroline
Автор

A e por favor faça uma parte dois desse vídeo, como um PCD, pretendo me formar em psicologia para ajudar outras pessoas, orgulho de ter pernas mancas hahaha

ClemSobreVida