Diretor de Tecnologia (CTO): Qual seu Papel e o que faz um Diretor de Tecnologia

preview_player
Показать описание
Outros links importantes ⬇️

CTO (chief technology officer) ou Diretor de Tecnologia, Diretor Técnico é uma posição executiva com foco em lidar com questões de ciência e tecnologia numa organização.

Segundo artigo recentemente publicado na Inc, muitas pessoas pensam que o CTO é apenas um cara extremamente técnico que passa o dia ajudando desenvolvedores a lidar com dificuldades técnicas.

Na realidade, o principal papel dele ajudar pessoas de negócios e clientes a compreender melhor como a tecnologia pode ajudá-los no negócio. É uma posição de negócio mais de negócio do que de tecnologia, mas querer um especialista em tecnologia justamente para a preencher esse gap que a maioria das pessoas tem por não ter conhecimento de tecnologia.

O CTO certifica-se de que o time técnico da organização é capacitado para fazer um bom trabalho e participa ativamente da seleção do time técnico. Porém mão faz micro-gerenciamento dessa equipe que é altamente qualificada e criativa.

O CTO age também como um gate-keeper, barrando que constante sede por aplicar tecnologias da moda, os chamados hypes, apenas por aplicar sejam aplicados na organização trazendo mais complexidade para o negócio do que benefícios. Um bom CTO tem os pés no chão e sempre aplica a tecnologia a serviço do negócio, e não sua tecnologia apenas pela tecnologia.

CTO ruins ou inexperientes estão sempre na onda dos hypes, como agora por exemplo se fala muito de Machine Learning, BigData, NodeJS, Elixir, etc, etc. Ou pior aqueles que acabam comprando milhares e milhares de soluções enlatadas de fornecedores gastando uma fortuna desnecessariamente, que acaba mais atrapalhando o time técnico do que ajudando.

No outro extremo aqueles CTO extremamente conservadores que engessam o negócio e não inovam com tecnologias mais modernas por medo de não se adaptarem as mudanças ou por estarem na zona de conforto e não quererem aprender nada novo.

Você concorda com as ideias desse artigo? Como é o CTO da sua empresa? O que é um bom CTO na sua opinião. Deixe seu comentário.

Encontre-me nas redes sociais:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Olá Andre, sou Diretor de TI de um empresa de Saúde, com cerca de 700 colaboradores. Gostaria de dar os parabéns pelo video, muito claro e objetivo, e gostaria muito de reforçar uma parte onde você fala que o diretor de TI ou CTO não cuida só da parte técnica, ele realmente faz parte do NEGÓCIO, e o que percebo, é que alguns Diretores de outras áreas, CEO`s e até fundadores, não compreende isso. Por muitas vezes tive que intervir em decisões que não faziam sentido para o negócio. Muitos acham que implantando um CRM, um novo sistema, ou uma nova tecnologia, vai fazer alavancar os resultados, mas esquecem de processo, governança e principalmente cultura. Mais uma vez, parabéns. Abraço

cleberdejesusmartins
Автор

Perfeito! Eu diria que os melhores profissionais de TI, e não somente os executivos, independente do papel, são aqueles que tem a visão do valor para o negócio. Tecnologia não pode estar à frente do negócio. Além disso, estes profissionais devem tomar cuidado em não ser eficiente e sim eficaz, o qual tem a ver em fazer coisas de alta qualidade, mas com real valor aos negócios.

SergioGama
Автор

Bacana! É bem isso aí, André.

Tô aproveitando pra assinar o canal. Parece legal os vídeos que você posta Vou assistir outros depois com mais calma.

Almeidamarcell
Автор

Muito bom! valeu pelo video!

Hoje sou CTO, mas acredito que o papel (ou cargo) em uma organização de menor tamanho onde se prega por um conhecimento em forma de pirâmide invertida, ou seja mantendo a prioridade em algum assunto e ao mesmo tempo sempre conhecendo assuntos relacionados sem se aprofundar, pode se ser diferente do papel de um CTO de grandes corporações onde existem hierarquias bem definidas e maiores gaps entre as areas.
Minha experiência em outras empresas de grande porte, bem hierárquicas onde as decisões tecnológicas são TOP > DOWN, notei que se perdem informações (feedback) valiosas das pessoas que de fato estão mais informadas sobre os problemas e possíveis tecnologias alternativas que podem ser mais eficazes.

Depois de uns anos de experiência entendi que as tecnologias mudam sua eficácia dependendo do contexto, por exemplo capacitação e experiência do time sobre a nova tecnologia, sua capacidade e processos de mudança, assim como micro gerenciamento do CTO.

Acredito que o CTO que não desenvolve termina gerando um outro gap que gera maiores impactos a nível de negocio, mas isso não significa que precisa micro-gerenciar, isso significa que precisa estar perto do time assim como do núcleo estratégico da empresa.

Na minha opinião, um CTO bem atualizado, engajado com o time ajudando a definir processos (para diminuir risco) de adoção de novas tecnologias que toma decisões alinhadas com os objetivos de negocio da empresa valem mais do que só analizar riscos, pois geram inovação que fazem o negocio crescer e não só manter.

Novamente, valeu! e vou dar uma olhada em outros videos do canal, parecem ser bem interessantes ;)

sebastianferrari