O QUE É EMARANHAMENTO QUÂNTICO? (Física quântica para principiantes)

preview_player
Показать описание
VÍDEOS DE APOIO:

ALGUNS TEXTOS DE REFERÊNCIA:

"Física Quântica: Entenda as diversas interpretações da física quântica" - Osvaldo Pessoa Jr.
"As interpretações da física quântica" - Osvaldo Pessoa Jr.
"Física Quântica - Átomos Moléculas, Sólidos, Núcleos e Partículas" - Eiseberg e Resnick - Ed. Campus

Neste vídeo explicamos o conceito de emaranhamento quântico (ou entrelaçamento quântico).
Para tal, contextualizamos o momento histório científico onde este conceito surgiu: relembramos a interpretação de Copenhague da física quântica e o conceito de superposição quântica formulada por Bohr, Heisenber, entre outros, discutimos os problemas que esta interpretação gera e como isso impactou o pensamento científico da época. Exploramos os motivos da recusa de Einstein e Schrödinger em aceitar a interpretação de Copenhague (e sua contrapoposta das "variáveis ocultas"). Relembramos um pouco de física clássica com o princípio da conservação da quantidade de movimento, Discutimos o paradoxo EPR (Einstein, Podolsky, Rosen) onde surge o conceito de emaranhamento quântico. Demonstramos porque esse conceito é revolucionário e como ele afeta a nossa compreensão de realidade, localidade, determinismo e causalidade. Por fim fazemos um experimento que serve de analogia pra compreendermos o fenômeno do emaranhamento quântico.

Temas de interesse:
Física quântica,
Mecânica quântica,
Emaranhamento quântico,
Entrelaçamento quântico,
Interpretação de Copenhague,
Conferências da Solvay,
Superposição quântica,
Interpretação das variáveis ocultas,
Debate Einstein - Bohr sobre a mecânica quântica,
Princípio da conservação da quantidade de movimento,
Paradoxo EPR,
Açãos fantasmagórica à distância
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito bom... Tenho TDAH e desde que vi seu primeiro vídeo não consigo para de pensar sobre física quântica sou leigo nesse assunto. Mas entrei em hiperfoco e qualquer tempo que consigo, uso para ver seus vídeos. E aso poucos estou compreendendo e me interessando mais e mais. Seu modo de explicar e único e torna muito prazeroso o assunto. Obrigado e parabéns.

vagnerandrade
Автор

Física quântica um desafio pra nossa inteligência valeu professor pela essa explicação parabéns.

franciscolimaayres
Автор

Essa analogia entre o par de Tênis e o emaranhamento quântico foi espetacular.

emerson.luiz.antonio
Автор

Aprendi várias coisas que eu não fazia ideia que existia na física com essa aula!

kennedy
Автор

Olá professor! Sou William, professor de história tenho 2 sobrinhos e uma sobrinha formados na área de exatas e um filho na área de TI e sempre que possível debato com eles questões da mecânica quântica! É um universo belo e estranho! Sua anologia simplesmente "desmistifica" um conceito por vezes inatingível para muitos! Belíssima aula! Parabéns!!!

williamprata
Автор

Aula incrivelmente didáctica! Muito clara, e o exemplo foi óptimo. Conceitos tão absurdos num primeiro momento, mas tão simples e tão "óbvios" depois de explicados. Há muito que esperava que o Professor Daniel abordasse este tema. Fico ansiosa pelo próximo vídeo, incerteza e dualidade. Muito obrigada!!

isabelfranca
Автор

Com uma didática dessa deu até vontade de me formar físico.

ikaroteixeira
Автор

Nossa professor, eu nunca havia conseguido formar um quadro mental sobre esses conceitos.
Assistindo seus vídeos parece que tudo começou a destravar em minha mente e é uma sensação muito boa.
Como se eu estivesse tatendo no total escuro e de repente o Sol começasse a iluminar até o horizonte mostrando a beleza da paisagem antes oculta.
Obrigado por trazer esses conteúdos explicados de forma tão didática.

andersonOak
Автор

As analogias são poderosas para a compreensão das ideias, principalmente as menos intuitivas. Adorei a analogia do par de sapatos. É fabulosa. Parabéns.

osmundodonatosilvaneto
Автор

O professor Daniel consegue clarear ideias e, além disso, desmistificá-las.

welightonmoreira
Автор

Estou fazendo uma maratona no seu canal cada vídeo melhor que outro gratidão ✨

mariairene
Автор

Muito mais fácil de entender a Física Quântica com os seus exemplos. Muito

elisangelazanrre
Автор

Estava sem entender nada de Amaranhamento Quântico até chegar no exemplo do tênis. Foi a segunda vez que assisti ao vídeo, só que dessa vez fui até o final. Na primeira, parei nos 10:00 porque minha mente bugou. Só que hoje, DECIDIDA a entender o Amaranhamento Quântico, procurei seu vídeo e Tarãn a mágica se fez. SEN-SA-CIO-NAL 👏🏽♾️✨ ASSISTAM SEMPRE ATÉ O FINAL. 😉

MiulySouza
Автор

Nunca vi uma explicação tão boa do assunto quanto essa, parabéns pelo vídeo

Bindlado
Автор

Seu canal é ótimo, sou da história mas adoro adquirir conhecimento de outras áreas

sarahmagon
Автор

PROFESSOR VOCÊ É FANTÁSTICO!!! Nunca vi uma aula de emaranhamento tão bem explicada!! Parabéns

mathmarcondes
Автор

Isso é de fato muito estranho, porém, no calor da emoção dessas novas ideias belíssimas que me estão sendo apresentadas, de maneira belíssima, me sinto compelido em acreditar que na verdade seria o desenrolar da realidade que se deu no momento do colapso de onda, cada "realidade" em cada "colapso de onda/realidade (das várias possíveis até então)" de fato acontecem ao mesmo tempo em outras realidades, mas aquela na qual está ali se apresentando para nós é quantificada linear e que tanto uma particula quanto a outra dentre dessa realidade apresentada no momento que determino a medida estou de uma forma ou de outra escolhendo uma realidade a ser vista e apresentada. Eu não gosto muito dessa ideia, mas de fato parece ser a mais plausível, é como se dentre dos infinitos pontos que constituem uma reta eu só possa enxergar como realidade apenas um de cada vez, embora possa saber que na realidade as retas se constituem de infinitos pontos. Então, resumindo. dentro desse ponto de realidade as duas particulas em analisa já possuem uma realidade determinada porque no momento do colapso as infinitas realidades embora coexistam para aquele colapso só haverá uma realidade a ser apresentada para cada particula e ela é determinada instantaneamente no colapso tanto para uma quanto para a outra.

Vou tentar me explicar melhor.

Imaginemos metaforicamente que cada particula seja uma reta e seus infinitos pontos as infinitas realidades para essas duas particulas.
Cada reta tem sua funçao especifica, e sempre será possível encontrar um angulo que faça essas retas mais cedo ou mais tarde se cruzarem em um único ponto.

Vamos chamar esse ponto de realidade determinada.

Enquanto não medimos, posso imaginar qualquer ponto dessas retas como realidade, mas a partir do momento que eu meço, eu determino que as funções limitem-se ao ponto de realidade, neste momento só existirar um único ponto para as duas funções, as duas particulas, possíveis nessa realidade.

Mas ai vem a ideia filosófica, o fato de eu medir de até certo ponto escolher em que ponto as retas se cruzam não excluem as infinidades de outras possibilidades de angulos de retas e de escolha de pontos tão possíveis quanto qualquer um outro.


Obrigado, se leu até aqui.

Forte abraço!

MatrixExplode
Автор

Mais um vídeo excelente, com uma didática incrível.
Seus vídeos nos levam a compreender assuntos complexos.
Parabéns.

mariagorec
Автор

eu não tava entendendo até que você abriu minha mente com essa analogia. Cara você é foda

KHENNEAL
Автор

EXCELENTE!!! VOCÊ EXPLICA MUITO BEM! GRATIDÃO!!!

adrienenavarromartinezbaro
visit shbcf.ru