História da DODGE RAM 2500

preview_player
Показать описание
A DODGE RAM 2500, é uma das pick ups de grande porte mais famosas do mundo, sua história começou com a marca Dodge, que por sua vez surgiu em 1914m através dos irmãos John e Horace Dodge, que fundaram em Detroit a Dodge Brothers Motor Company, e produziram seu primeiro veículo, o Dodge Modelo 30, porém, a Dodge como marca independente duraria pouco tempo, devido ao falecimento dos fundadores no ano de 1920, sendo a marca vendida para um banco de investimento, e posteriormente, em 1928, adquirida pela Chrysler Corporation.
Sob o controle da Chrysler, o nome Dodge foi mantido, e a logo, o carneiro montanhês, foi adicionado em 1932, deu-se continuidade as picapes, sempre inovando em conforto, potencia e segurança.
O nome Dodge esteve presente no Brasil a partir de 1948 pela Brasmotor que fabricava os caminhões Dodge, Fargo e DeSoto, depois, na década de 60 chegaria por conta própria, após aquisição da marca Simca do Brasil, fundando a Chrysler do Brasil em 1967, e lançando seus primeiros veículos em 1968, dois caminhões e a picape D-100, com concepções clássica americana tinha motor modelo 318, um V8 de 5.2 litros e 198CV.
Na década de 80, enquanto a Chrysler do Brasil era vendida para a Volkswagem, a primeira geração da RAM seria lançada nos EUA em 1981, os motores, a gasolina, era desde o 3.7 seis cilindros em linha de 96 cv, ao V8 de 5.9 litros de 170 cv, começava assim o legado da RAM.
Em 1987 a Dodge lançaria também, nos EUA, a picape Dakota, um modelo de porte médio, ela chegaria ao Brasil na década seguinte com novo design, em 1998 era inaugurada sua fábrica na cidade de Campo Largo no Paraná.
A segunda geração da RAM foi lançada nos EUA em 1994, com design bem diferente da geração anterior, multiplicando em 4 vezes as vendas do modelo, nas opções de motorização recebia o Turbodiesel Cummins de 6 cilindros em linha, 5,9 litros de 245 cv, e também o grande e famoso V10 de 8 litros, que era utilizado no esportivo Viper, e na picape calibrado para gerar 300cv.
Em 1995 a Chrysler inaugurou uma fábrica na cidade Méxicana de Saltillo, e 10 anos depois, em 2005, RAM 2500 chegou ao Brasil em 2005, em versão SLT, a diesel, apenas com cabine dupla e tração integral, o câmbio era o automático de quatro marchas com a alavanca no coluna de direção, e o motor o Cummins Seis cilindros Série B 5.9 litros Turbo Diesel Intercooler e injeção common-rail que gerava 83KGFM e 330CV, era o mesmo motor usado nos caminhões Ford Cargo e Volkswagens médios da época.
Em mesmo ano em que a marca Chrysler passava por problemas financeiros graves, o que levou a ter o controle transferido para a Fiat, que daria origens alguns anos depois ao grupo FCA – Fiat Chrysler Automovies, em 2010, seguindo um plano de estratégia global a Ram Trucks foi estabelecida como uma marca independente, divisão da Chrysler.
Em 2012 foi lançada a nova geração, agora chamada RAM 2500 LARAMIE, tinha nova grade dianteira, faróis, para-choques, capô e lanternas, o câmbio automático de quatro marchas deu lugar ao de seis marchas ZF, e o motor Cummins seis cilindros Série B 5.9 deu lugar ao novo 6.7 litros, também turbo diesel e intercooler, que gerava 84.6KGFM a 1500RPM e 310CV a 3000RPM.
No ano de 2012, a ultima full size da Ford no Brasil, F-250, única concorrente direta da RAM, era retirada de linha.
Em 2015 para a linha 2016, a Ram 2500 Laramie chegava o mercado novamente repaginada, mantinha o câmbio automático de seis marchas, e o motor Cummins Série B 6.7 Turbo Diesel recebeu alterações para gerar 104KGFM a 1600RPM e 330CV a 2800RPM.
Em meados de 2019, com grande expectativa foi anunciada a intensão de trazer para o Brasil, importada dos EUA, a irmã menor RAM 1500, o que foi confirmado apenas em 2020, o preço porém, bem mais salgado, iniciando em 399 mil reais.
A renovação do chegava à 2500 ao final de 2019 para a linha 2020, preço inicial estimado de 290 mil reais, nova grade dianteira, faróis, nova central multimídia de 12 polegadas, o câmbio automático de seis marchas foi mantido, assim como o motor Cummins 6,7, porém com aumento de potência para 365cv e torque de 110kgfm.
Atualmente, as RAM 1500 Rebel, e RAM 2500 Laramie, continuam disponíveis para venda no Brasil, através de importação, a 1500 com motor V8 HEMI a gasolina de 400cv, e preço de até 419 mil reais, e a 2500 com o diesel 6,7 de 365cv, e preço de 397 mil reais.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Manter essa cabritinha hoje em dia na versão gasolina é praticamente impossível pra nós meros assalariados.

leonardooliveira
Автор

Essa picape é top e vc explica muito bem parabéns pelo seu trabalho

iurysuassuna
Автор

Tive uma 95 azul e prata Laramie v8 gasolina automática completassa, até piloto automático e abs tinha! Sinto uma saudade dela!

joaomarcosable
Автор

E a muita máquina. Satisfação de quem pode possuir.

TheEduventura
Автор

Meu sonho de consumo. Já tinha visto algumas antes, mas, em uma viagem em Santorine na grácia ví uma vermelha que foi amor e paixão ilimitada. Eu chego lá, estou trabalhando no projeto.

julioferreirasantos
Автор

O problema dessa ram 2500 é que ela tem que obedecer as regras de condução de caminhões, ou seja, precisa de habilitação categoria C e obedecer limites de velocidade de caminhões.

Acesar
Автор

longe do bolso de muita gente, infelizmente

gustavooliveira-ixrd
Автор

Muito boa a matéria, como sempre.
Acho interessante a RAM 700, fabricada aqui, sobre a Strada, mas vendida em outros mercados.

jojorogerio
Автор

Faz A História Do Volare A Divisão De Microônibus Da Marcopolo

nathanminetrucks
Автор

Muito legal o deu documentário, só assim tive conhecimento da história de vida longa da minha caminhonete - Ram 2500 2012.👏👏👏

hamiltonreginaldoimprensa
Автор

LINDA ESSA RAM VERMELHA, PARABÉNS PELO VÍDEO.

diadiadonino
Автор

Eu também gosto muito dessa máquina. Mas não podemos fechar os olhos e deixar a emoção tomar conta, ela tem seus negativos. Um vídeo de Felipe silva, com o título "esses problemas estão se tornando comum " em uma autorizada ajuda muito. Mas no geral é uma boa camioneta.

rogeriobotelho
Автор

Volantão e veículos e história caminham lado a lado na ótima informação e amante do diesel também

Micomendo
Автор

Será que dava pra fazer um vídeo contando a história da Brasmotor...???🤔

MrRicardorsantos
Автор

No México tem a nossa Fiat Strada com o nome RAM tbm

ednaldooliveira
Автор

Q linda história, sempre amei a marca dodge, são carros a frente do seu tempo com muita tecnologia e conforto, pena q no Brasil são tão caros. Abraço e parabéns por essa matéria tão linda.

arilsonlino
Автор

Faz um vídeo explicando sobre:

Caminhões Trucados ou Traçados? O q é e quais são as diferenças, funcionamento, vantagens e desvantagens, e qual das duas configurações vale mais a pena?

vinny
Автор

Se eu tivesse grana pra comprar compraria uma Ram 1500 que vc pode andar com força,

pois a Ram 2500 e a 3500 são caminhões exigem carteira c e vcs so podem.andar a 90 e toma multa em. locais com restricoes e ondevtenha rodizio de caminhoes

maquiavel
Автор

Feliz com mi ha dakota v6 mas, haja paciência para manter a manutenção em dia...

a.lguerra
Автор

Um trambolho. Ótimo vídeo como sempre!

Daniel-wxqn