Aula 02 - MERCADORIA, VALOR E TRABALHO

preview_player
Показать описание
Na aula 02 começamos a leitura do capítulo 1 do Capital, tratando sobre a mercadoria, o valor de uso, o valor de troca e o trabalho!!!!

Curso "Lendo O Capital na quarentena!". Apresenta capítulo-a-capítulo o livro I de O Capital (Karl Marx), em leitura antirracista, feminista e latino-americanista. Esta é a maior crise capitalista da história, bora ler o Capital durante a quarentena!!!!!! :) :) :)

Organizado pela profa. Marina Machado Gouvêa, doutora em Economia Política Internacional e docente da Escola de Serviço Social da UFRJ (ESS/UFRJ), além de Diretora da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e da Sociedade de Economia Política Latino-americana (SEPLA) no momento de início do curso.

¡No olvides de inscribirte en nuestro canal en YouTube y dar like a la página de la SEPLA en Facebook para recibir las notificaciones de los nuevos vídeos! ¡Vamos juntxs leer El Capital! Inscriba-se en nuestro canal!

¡¡¡Dudas y más informaciones en los canales abajo!!!

*Dúvidas e mais informações nos canais abaixo!!!*
Não esqueça de se inscrever em nosso canal aqui no YouTube para receber as notificações dos novos vídeos!

Grupo para dúvidas sobre essa aula (Telegram):

***********************
Vídeo - Como assistir as aulas e tirar as dúvidas?

Vídeo - Respondendo as dúvidas gerais:
---
Sobre as legendas:

A equipe organizadora e a equipe de Transcrição, Tradução e Legendagem do curso Lendo O Capital na quarentena entende que o uso da linguagem é uma ferramenta da manutenção histórica da exploração, da dominação e da opressão colonial, de raça, gênero e heteronormatividade. Como o curso é, também, feminista e antirracista, optamos por utilizar a linguagem inclusiva e não sexista nas legendas em português e em espanhol, mesmo quando a professora Marina não a incorporou em sua intervenção oral, mesmo sabendo que sua utilização é somente um esforço de escancarar essa determinação da opressão binário-generificada. Sobre a determinação colonialista e racista da nossa linguagem, manteremos o nosso esforço coletivo e consciente de não utilizarmos expressões racistas, como ‘denegrir’, e outras em que a palavra ‘negrx’ representa algo pejorativo, prejudicial, ilegal.

Portanto, para nos desfazermos das palavras com gênero e da lógica binária das palavras, faremos uso da letra “x” (como em outrxs). Sabemos que essa grafia não facilita a leitura, mas acreditamos que seja necessário passar a adotá-la e até mesmo a incomodar todxs para que essa dimensão tão naturalizada da vida, a linguagem, que passamos a adquirir desde que nascemos, passe a ser também consciente e a expressar mais uma frente de luta pela transformação e superação da ordem vigente. As citações de passagens d´O Capital serão mantidas em suas versões originais com o intuito de manter a fidelidade às edições.

Solicitamos a todxs que nos acompanham que sempre que encontrarem uma expressão cis-hetero-patriarcal e/ou racista na nossa comunicação, que nos avisem. Sabemos que temos diversas limitações pessoais e estruturais e acreditamos na autocrítica como um dos princípios fundamentais para a construção de um caminho de transformação profunda e radical.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Essas aulas são um tesouro pra classe trabalhadora ❤

suelypereiradossantos
Автор

tô simplesmente amando estudar essas aulas 🤗🤗🤗

DariaNadezhda
Автор

Vim por indicação do Humberto matos, melhor decisão que já tomei, 👏👏👏

erickmoraes
Автор

A didática dessa moça é simplesmente mágica. Nem imagino quantos anos de estudo para chegar nesse nível de domínio. Parabéns e obrigado por nos disponibilizar gratuitamente!

anomaliaprogramada
Автор

Estou na segunda aula, por indicação do Humberto Mattos, Outubro de 2024🚩🔥✊🏽

rhudsonsemmeiaverdade
Автор

Ótima aula! 👏👏 Adorei a animação da professora, superaremos o capitalismo 💪

tonin
Автор

to assistindo todas as aulas de madrugada vou assistir 2 aulas por dia de madru :)

asmorpheusz
Автор

Assistindo em 2024! Obrigada por deixar disponível

tbl
Автор

Fico me lembrando do início dos anos 70, nosso ir e vir, após a jornada de trabalho diária, no ônibos fretado da AVOA - Auto Viação Ourinhos Assis, com destino às escolas. A maioria frequentava a FAFIA, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Assis. Eu e o Biazon na Psicologia, o Paulo Alves, José Roberto Mantovani e Ana Cubas faziam História. Havia outras pessoas muito legais que, infelizmente, me refogem da memória. Bem, os três da História passaram três anos, que foi o tempo em que lá permaneci, três anos discutindo Marx. Tentavam discutir em voz baixa porque havia o risco de serem denunciados e sumidos.
O recurso que tinham, além das aulas, nunca vi. Havia uma biblioteca, talvez tivesse lá algum livro escapado dos malucos censuradores. Eu só me incomodava com os debates quando um dos três provocava: " --operário não precisa de psicólogo" .
Hoje, comparo os recursos disponíves de lá pra cá e vejo que a diferença é abismal.
Grato, Dra.

FernandoCambara
Автор

30/03/2025 eu aqui deitado no quarto com um puta desconforto estomacal vendo os vídeos graças ao Professor Humberto

rafaellacerda
Автор

Só estou assistindo pelo YouTube, porque não estou conseguindo acompanhar as lives. Mas estou crescendo muitiiiissimo

je-scti
Автор

Nossa que professora Incrível!!! Vim por indicação em um comentário do canal Tempero Drag, estou amando enxergar a vida de uma forma diferente através das suas aulas, sou da área da Saúde mais gosto muito de saber sobre a nossa História , Gratidão ❤

alineguimaraes
Автор

Eu estou muitíssimo feliz com esse curso, encantada com a didática da professora Marina e começar a leitura d'O Capital com ela foi a melhor decisão que eu fiz durante a quarentena. Tem me ajudado muito a passar o tempo e absorver conhecimento Muito grata!!

larapirro
Автор

Tô assistindo essa aula pela segunda vez e minha cabeça explode em reflexões diferentes cada vez que assisto.

JoaoSSA
Автор

Comecei o curso ontem, tô gostando muito.2021 janeiro.

roselimartins
Автор

Sempre bom poder voltar a esses vídeos! Assisti no ano passado e vira e mexe revejo algum.

jomarfreitas
Автор

Somente agora pude retomar o curso. Ainda bem que está gravado aqui no You Tube.

marciosoares
Автор

2:53:00 a grande produção de sabonetes é decidida não pelos trabalhadores que produzem sabonetes, tão pouco pelos fabricantes, mas pelos consumidores que decidem se vão comprar aqueles sabonetes ou não.

werewolf_
Автор

Aaaaa, que vídeo incrível. Pela primeira vez na vida eu estou conseguindo entender "O Capital"!!! Obrigada 🖤🖤

JessyRaquel
Автор

Parabéns pelo 'trabalho'! Muitíssimo obrigado! Tua didática é excelente e tu és uma pessoa adorável. Está sendo maravilhoso acompanhar e aprender sobre o marxismo.

faraway_farizeu