Produção de vinhos biodinâmicos

preview_player
Показать описание

Neste episódio eu mostro a produção de vinhos biodinâmicos na serra gaúcha. A vinícola Don Giovanni, localizada no município de Pinto Bandeira, está apostando no manejo biodinâmico há três anos. Para saber mais sobre esse método que vai além do cultivo orgânico, eu conversei com o agrônomo Jefferson Nunes e o enólogo Maciel Ampese, especialistas nessa técnica que aos poucos vem sendo aplicada na viticultura, aqui no Brasil.

A agricultura biodinâmica começou na Alemanha, no começo do século XX e foi fundada por Rudolf Steiner. A escolha dessa cultura de plantio das uvas na vinícola Don Giovanni foi do casal Giovaninni. A proprietária da vinícola, Beatriz Giovaninni, fala que estamos precisando ter uma terra saudável para ter uma planta saudável, fruto saudável, no caso deles é a uva, e só assim poder elaborar um bom produto. Ela afirma ainda: "Eu acho q o planeta tá pedindo isso pra gente " .

Na Biodinâmica a proposta é que a propriedade consiga produzir tudo que seja necessário para o seu funcionamento e para isso é preciso respeitar a biodiversidade. E o cultivo biodinâmico vai além do orgânico, que substitui todo e qualquer fertilizante químico por adubo natural. A diferença entre os dois tipos de manejo é que a biodinâmica tem o seu calendário baseado nos movimentos da lua. A outra diferença é o uso dos preparados chamados chifre esterco e chifre sílica.

Segundo o agrônomo Jefferson Nunes, o resultado é um vinhedo mais verde com uvas mais coloridas, aromáticas e saborosas. O enólogo Maciel Ampese salienta que essas uvas irão se transformar em vinhos mais intensos, mais complexos e expressivos.
Рекомендации по теме