Plano de saúde é BURRICE da classe média?

preview_player
Показать описание

Plano de saúde é BURRICE da classe média? Quando falamos sobre controle financeiro ou finanças pessoais, muita gente tende a enxergar o plano de saúde como um gargalo na organização financeira doméstica. Afinal, do ponto de vista financeiro, parece não fazer sentido pagar algo todos os meses e usar só de vez em quando. E isso faz muitos brasileiros se questionarem se vale a pena ter plano de saúde.

No entanto, esse pensamento pode representar um grande risco para a sua saúde e para o seu bolso. Pensando em proteger os dois, eu decidi fazer este vídeo para entendermos até que ponto o plano de saúde é viável ou vantajoso. Será que isso não passa de uma burrice da classe média?

*Vale a pena ter plano de saúde?*
A grande verdade é que o plano de saúde funciona como um seguro. Ou seja, é algo que a gente paga para não usar. Analisando sob esta ótica, podemos concluir que, na maioria dos casos, é mais vantajoso contratar um plano do que depender do SUS (Sistema Único de Saúde).

Isso porque a gente nunca sabe o que pode acontecer com nossa saúde e como uma fatalidade pode destruir TODO o nosso planejamento financeiro. O que acontece na prática, contudo, é que o plano de saúde custa caro e nem todos os brasileiros podem se dar esse luxo.

*Plano de saúde é para todos?*
Seguindo esta premissa dos preços elevados praticados no Brasil, e fazendo vários cálculos relacionados aos custos fixos numa planilha financeira, eu cheguei a um valor que considero crucial. Até este valor, infelizmente não é possível contratar um plano de saúde. Mas a partir dele, se torna burrice NÃO ter um bom plano.

No vídeo eu explico a lógica por trás dos números e te mostro se, no seu caso específico, faz sentido contar com essa proteção. Também mostro, em números, porque o segmento de planos de saúde é desafiador e empresas da bolsa como a Hapvida (HAPV3) não conseguem ter lucros consistentes.

Por fim, a gente quer saber a sua opinião. O que você pensa sobre ter um bom plano de saúde? Acha que vale a pena? Conte aqui nos comentários. Aproveite e se inscreva no canal e deixe seu like, pra gente saber que está nadando no rumo certo. 🐟🐟🐟

=======================================

RECOMENDADOS PARA INICIANTES

VÍDEOS ÚTEIS

=======================================

📷 Me segue lá no instagram: @oraulsena

00:00 Introdução
01:01 Vale a pena pagar um plano de saúde?
05:20 Quanto custa um plano de saúde no Brasil?
09:03 Quando compensa ter um plano?
11:43 Qual o momento ideal para começar a investir?
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu e minha esposa sempre tivemos plano de saúde e usamos raríssimas vezes. Nosso filho saiu da maternidade com plano de saúde, os 3 anos de idade descobrimos que ele é autista. Hoje é liberado para ele pelo plano 14h de terapia por semana. Considerando a hora da terapia aqui na minha cidade 160 reais, se eu fizesse no particular gastaria mais de 9 mil/mês só com terapia, fora médicos. O plano de saúde dele custa 460.00 reais. Na minha opinião, para quem sustenta uma família, o primeiro "luxo" a ser conquistado deve ser um bom plano de saúde.

andre
Автор

Eu tenho 47 anos, fui diagnosticado com melanoma atípico estadiamento 4 com comprometimento pulmonar. Chance de sobrevivência de 5%. O plano de saúde autorizou a imunoterapia, cada dose custava mais de 40mil Reais. Resultado, câncer eliminado e estou vivo e cuidando da minha família. O plano de saúde foi o melhor investimento da minha vida

leocalderon
Автор

Vá até uma das unidades do SUS, fique lá por umas 8 horas esperando uma simples consulta com clinico geral e voce verá quanto importante é um plano de saúde...

marcoskairalla
Автор

Sou médico intensivista (UTI) e auditor de um plano de saúde. Atuo tanto no sistema privado quanto no público. Achei excelente a sua análise. Ter um plano de saúde deve ser prioridade, assim como alimentação, moradia e educação. Durante minha vida profissional, já vi situações muito delicadas. Por exemplo, há uns 10 anos atrás um paciente do plano teve uma hemorragia no cérebro. Foi prontamente atendido em um hospital privado e passou por uma cirurgia em que só o material custou mais de 500 mil reais. O custo total da sua internação levaria à falência a maioria das famílias brasileiras. O plano de saúde arcou com todos os custos. O paciente sobreviveu e provavelmente nem sabe quanto custou sua internação. Hoje, num hospital público em que trabalho, atendi um paciente de 40 anos com um quadro semelhante. Por falta de recursos no SUS, infelizmente ele não terá acesso ao mesmo tratamento em tempo hábil (ou nem terá acesso). Ele possui esposa e filhos que provavelmente ficarão órfãos.

rocha
Автор

Tenho 30 anos e desde os 24 anos de idade já passei por 4 cirurgias, ainda bem que eu sempre tive convênio porque na hora em que vc tem uma urgência por um problema de saúde, a PRIMEIRA coisa que perguntam antes de saber seu nome é se tem plano de saúde. Não se iludam de achar que não precisam de convênio...

LuizHenrique-kiup
Автор

Depois que se passa alguns apuros, vemos que ostentação mesmo é ter um bom plano de saúde.

Автор

Eu sempre tive plano de saúde e seguro de carro. Ano passado tive que fazer uma cirurgia cardíaca, fiquei 3 semanas em um excelente hospital, 4 dias na UTI, com todo conforto, ótimos médicos, nutricionista, fisioterapeuta e paguei menos que minha filha gastou de estacionamento. Compensou tudo que eu paguei a vida toda. Sem falar na tranquilidade que a gente sente em saber que quando precisar vai ter assistência.

neizeazevedo
Автор

Tenho 22 anos e minha esposa 21. Juntos ganhamos 5.500, 00 aproximadamente e temos o plano Unimed empresarial que pagamos 154 cada, totalizando 308 para o casal. Pra mim vale super a pena e é totalmente necessário para nós dois.

gustavocapozzi
Автор

Plano de saúde é o primeiro “Luxo”/Conquista na vida que uma pessoa pode ter.Saúde é algo imprevisível e indispensável.

alan
Автор

Eu e meu marido raramente usávamos o plano de saúde dele do trabalho e nunca fez diferença um plano bom ou ruim. Quando nossa primeira filha nasceu nos mudamos pra sp e tínhamos um plano bom, abrangia o samaritano e o são Luiz. No entanto minha filha quase morreu por erro médico, estava com bronquiolite e ninguém diagnosticava, só teve diagnósticos ERRADOS. E, graças ao bom Deus o plano do meu marido mudou e no dia que ela estava em estado crítico foi liberado o sírio libanês. Minha filha ficou internada uma semana. Eu NUNCA TERIA CONDIÇÕES DE BANCAR ELA UMA SEMANA LÁ. Mudamos pro RJ e tivemos outra filha, a empresa mudou novamente o plano dele, para um inferior, mas ainda bom. Aos três meses minha filha teve bronquiolite e precisou ser internada as pressas. Ficou 3 meses internada. Ela ficou entubada 1 mês e meio no vaf, um aparelho que não tem na maioria dos hospitais, em estado gravíssimo. Ela teve parte do pulmão comprometido, e teve mais duas internações graves posteriormente. E, novamente, eu NUNCA teria condições de pagar a vista essas internações. Então, digo com propriedade, a realidade vai além de contas de investimento, a vida nos surpreende. Se puder, tenha um bom plano de saúde, quando melhor puder. Minha filha está viva, não há investimento que pague isso.

amaluealulu
Автор

Trabalho há muito tempo com planos de saúde, e falo sempre para os clientes, que consultas e exames não são o problema, mas sim a internação, pois se houver complicação a coisa pode ficar muito feia.
Excelente vídeo!

ASDaneu
Автор

Olá raul. Sou médico cardiologista e te falo. A Havida é o pior plano de saúde que já vi. Se o IPASGO é péssimo a HApivida consegue ser pior ainda. O valor que eles pagam para o médico é horrível. Fato que faz com que ninguém queira atender esse plano, além disso paga muito mal nos procedimentos. Fora isso os médicos que atendem esse plano começa a atender pior que no SUS (ninguém atendem bem em um lugar onde não é valorizado). Além disso, fico com pena dos beneficiários do Hapvida. Quando pedimos exames eles fazem a mior burocracia do mundo para não realizar o exame. Tive um caso de um paciente com suspeita de infarto que pedi um exame e eles iriam realizar o exame depois de 30 dias, mesmo o paciente estando internado. Ou seja, o paciente teve que fazer o exame particular para não correr o risco de morrer

joaoneto
Автор

Meu irmão, sou médico, a diária de uma UTI pode variar de 1500 a 10000 reais, isso não cabe no bolso de ninguém! Concordo com vc plenamente! Grande abraço

romdutra
Автор

É triste 😢 saber q a maioria não tem condições, eu dependo do SUS, mas Deus é comigo assim creio, Só tenho Deus.

marianazario
Автор

Fiz o plano de saúde para meu esposo hap vida Aracaju, meu esposo 49 anos valor 479, plano completo sem coparticipação, até o momento ele foi para diversos médicos, fez mais de 40 exames, o hap vida autorizou 60 sessões de fisio e 30 de acupuntura, atendimento rápido, exames rápidos, muito bem atendido, só tenho a agradecer! Obrigada hap vida!

patriciaferreira
Автор

Há alguns anos atrás assinei um plano da Unimed cobrindo minha família inteira afinal, porquê não né? Agente nunca faz essas coisas pensando "Ah, acho que um dia vou ficar doente!" Daí veio a pandemia e meu pai ficou 60 dias internado, infelizmente vindo a falecer no processo. No fim pagamos apenas uma taxa mínima de cerca de 1000 reais por tudo isso e eu sou grato até hj por ter tomado aquela decisão.

antoniofernandesmarchetti
Автор

Só falo uma coisa... diária de uti na minha cidade fica entre 5 a 10 mil reais ! Pago meu plano só pela possibilidade de precisar de algo mais sério.

gustavomoraes
Автор

Meu pai se recusou a vida toda a pagar um plano de saúde, embora pudesse pagar. Fizemos de tudo pra ele fazer um plano de saúde. Com 75 anos ele teve um problema sério no intestino. Foi atendido no SUS. Ficou numa fila de espera no corredor do Hospital por dias, à espera da cirurgia. Quando chegou no dia, fizeram uma cirurgia no seu intestino. Quando tudo parecia bem, após dias da cirurgia, ele teve complicações. Precisou de UTI e esse Hospital não tinha. Era período de greve de profissionais de saúde, mas não houve tempo e meu pai faleceu no corredor de um hospital do SUS, por falta de UTI. Lúcido, forte, fazia exercícios físicos, morreu devido a ineficiência do serviço público de saúde.

marcioneves
Автор

Melhor investimento que fiz na vida! Quando adquiri meu plano, tinha muita saúde. Havia me separado e perdi o plano anterior, cujo titular era o meu ex-marido (plano excelente). Por estar acostumada com um ótimo plano, que usava para consultas básicas, fiz o melhor plano da Unimed à época (o mais abrangente). Dois anos depois, fui diagnosticada com um câncer (grau 4). Meu atendimento foi de excelência e continua sendo até hoje, 22 anos depois, após outro câncer diferente, duas recidivas e várias complicações. Como não podemos prever o que pode nos acontecer, manter um plano de saúde é prioridade e qualidade de vida.

claudiacaldeirasoares
Автор

O maior ativo que a gente tem, é a gente mesmo. Se não dá pra pagar agora, investe até que os rendimentos possam pelo menos te ajudar a pagar.

PatoPreparado