A Cabala e o Judaísmo moldaram o Protestantismo!

preview_player
Показать описание
Neste corte, o prof. Marcelo Andrade comenta como a Cabala e o Judaísmo moldaram o Protestantismo! Prova disso é que as ideias de Lutero são cabalistas.

~~~~~~~

~~~~~~~

~~~~~~~

~~~~~~~

~~~~~~~

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Lutero era antisemita como ia aplicar Cabalá, o misticismo judaico, na Reforma?

tsz
Автор

Há um equivoco de sua parte, Lutero não era iconoclasta!

jeanhartmann
Автор

O professor se guia somente pela opinião de Gershom Scholem, que ja foi contraposta por Moshe Idel, que foi aluno do próprio Scholem.

marcelomeireles
Автор

Como protestante vejo os católicos como irmãos em Cristo. Simplesmente creio que é mais seguro seguir somente as escrituras, mas esta é minha visão. No final das contas o que importa é a conversão ser verdadeira, ou seja, a fé em Cristo ser legítima, e recebendo o Espírito Santo haver transformação. Hoje em dia há muita preocupação em se ter a melhor teologia, e pouca preocupação em ter intimidade com Cristo.

tiagoled
Автор

O Texto dos 10 mandamentos é claro sobre imagens e representações

jonasandrade
Автор

O professor falou sobre os sacrifícios que não são feitos, pois realmente, os sacrifícios eram feitos no templo ou onde Deus determinava. Mas hoje os sacrifícios são de louvor e adoração à Jesus Cristo pelo o que Ele fez, sendo Ele próprio o sacrifício, sendo assim suficiente. João 1, 29

nelsonsouto
Автор

O professor é muito bom nos mais diversos assuntos, curto muito o canal. Na questão da religião, acho melhor evitar daqui pra frente, pois como bom católico você vai puxar a sardinha pro seu lado, e cometer alguns equívocos sobre nós protestantes, o que incomoda pois mostra como somos vistos de maneira distorcida. Será que é recíproco? Rsrs. Apesar que são tantas denominações protestantes que acho que não posso culpá-lo. No mais, continuarei seguindo pois é um dos poucos canais de qualidade no youtube. Só uma correção importante professor: Nós não odiamos Maria, mãe de Jesus! Percebi que evitou este tema no vídeo, mas está na transcrição da sua aula sobre a Cabala. Jamais falaria mal da mãe de um amigo, que dirá da mãe do meu salvador! Pior ainda seria odiá-la! Apenas cremos que foi uma mulher especial, de fato, porém pecadora como nós, escolhida e agraciada por Deus. Que sua virgindade é fundamental até o nascimento de Jesus, e que no seu cântico no Evangélio de Lucas ela chama Deus de "meu Salvador", ou seja, entendemos que ela mesma reconhece que também precisa ser salva dos seus pecados. E não vejo Jesus a dando tratamento especial de "Rainha do céu e da terra". De fato Ele até chamou seus discípulos de "minha mãe e meus irmãos", enquanto disse que "um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.".

tiagoled
Автор

Obrigado professor pelos muitos ensinamentos que estás nos passando 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

rafaelan
Автор

Nem vale a discussão. Uns seguem a Biblia, outros a tradição, e outros doutrinas de homens
Cada um que fique com que acredita. Uma coisa é certa: só existe um caminho, todo o restante vai se perder

wellmartins
Автор

Eu sugiro um debate com o pastor flavio Martins diretor do instituto apologético CACP, inclusive ele também assim como o Marcelo é também professor de história.
Seria um debate de um alto nível

omamteixeira
Автор

Se ajoelhar-se e rezar diante de uma imagem é algo lícito, mudem os dez mandamentos então…

micheldolagoamaro
Автор

Sugestão de leitura:

Influence Of Judaism On The Protestant Reformation, do historiador judeu Heinrich Graetz

Jewish Influence on Christian Reform Movements, do rabino Louis Israel Newman

O historiador jvdeu Heinrich Graetz disse sobre a revolução protestante "O triunfo do judaísmo"

rodrigomoviefilm
Автор

Marcelo e Paulo Ricardo deveriam debater com aquele pastor arqueólogo e mais algum colega

lyugui
Автор

Na verdade foi influência de judeus, o Senhor Jesus e todos os apóstolos eram judeus e viveram todo o cumprimento das promessas de remissão através do sacrifício do messias e o derramamento do Espírito Santo que já estavam nas Escrituras. Nas Escrituras também é condenada a invocação de mortos assim como o rei Saul o fez e recebeu o castigo por isso. Se você tem algum problema, busque a Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Além disso também é dito nas Escrituras que os mortos não podem responder e quem respondeu a Saul não foi o profeta Samuel e isso é explicado pelo apóstolo Paulo dizendo que Satanás se disfarça até de anjo de luz. Por isso o apóstolo João diz para não crer em todo espírito, mas provar se o espírito é da parte de Deus ou não. Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é da parte de Deus.
"Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus" (Mateus 22.29).
Não precisam confiar em mim, leiam as escrituras porque elas mesmo apontam para o reto caminho. E não há interpretação particular das escrituras, porque as escrituras interpretam as escrituras principalmente através das cartas das testemunhas de Cristo no Novo Testamento e com a graça do Espírito Santo que nos ensina todas as coisas.
Passam a vida toda lendo livros passageiros que até são importantes, mas o mais importante é a Palavra de Deus que está acima de tradições, instituições, anjos e humanos.
Leiam a Palavra de Deus mais que qualquer outra coisa. A fé vem por ouvir a Palavra de Deus, quando você lê, você ouve a Palavra de Deus de dentro para fora e isso é o mais importante.

santobr
Автор

A verdade é que o protestantismo é o grande responsável pela destruição do cristianismo toda a ideia de sola escritura é uma loucura, o egoísmo desse pessoal que acha que pode interpretar as escrituras sem o auxílio do magistério e dos comentários dos pais da igreja é impressionante

YuriGabriel-xchj
Автор

Rapaz pelo respeiito que tenho pelo professor até achei que viria algo que correspondesse as verdades. Não precisa de Cabala pra discordar da fé católica, é só ler a Bíblia 😂😅. O que causou a reforma foi a incapacidade de colocar a fé católica e a Bíblia no mesmo lugar. O simples fato de orar a Maria já é incongruente com a Bíblia, principalmente com o Velho Testamento. Para que Maria possa interceder por alguém ela precisa ser onipresente, oniciente e onipotente. 4° pessoa da Trindade?

umavozclamanodeserto
Автор

Engraçado que ora falam que Lutero era antissemita, agora falam que ele se inspirou na cabala e no judaísmo, se decidam

DanielMeloAraujo
Автор

Mas se for ver, isso de ser influenciado pela cabala tbm pode ser aplicado a igreja católica, já que(tirando as doutrinas fundamentais como por exemplo quem é Jesus, como obter a salvação) muitas das crenças rabínicas são parecidas com as da igreja católica(como por exemplo a crença em um purgatório, rezar pela elevação das almas dos mortos, que os mortos intercedem pelos vivos no céu, a importância da tradição ser maior do que a das Escrituras ou de que o magistério pode estabelecer ou anular costumes, etc.), de forma que as diferenças entre os dois parece ser muito mais estética do tipo "se um faz o outro não faz" do que teológica(tipo, a igreja permitiu o uso de imagens então o rabinato foi contra, para os judeus é proibido rezar para os santos então a igreja permite)

lctelli
Автор

E as ideias sobre santos e imagens, da igreja católica tem suas bases no paganismo do politeísmo Romano

rogerioleal
Автор

A historiografia católica tem q decidir se lutero era cabalista ou se era antissemita, ate que ele suicidou ja ouvi, com eles sabem disso q n da pra saber, e ser mais claro que êxodo 20, 4 é impossível, mas admiro muito o professor exceto nesse assunto, onde o catolicismo ultrapassa a história

emanuelferreira