O que é a Cabala? (Kabbalah)

preview_player
Показать описание
Neste corte, o prof. Marcelo Andrade comenta o que é a Cabala (kabbalah), a gnose mais perigosa da história. Vale lembrar que a Cabala tem origem judaica e moldou o pensamento das piores doutrinas.

~~~~~~~

~~~~~~~

~~~~~~~

~~~~~~~

~~~~~~~

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento.

edemilsonjoseoliveirabarbo
Автор

Penso que é, cada vez mais importante o estudo destes livros judaicos, pois a partir deles poderemos entender muitos fatores que compõem nossa estrutura social, econômica e política !

LuisRobertoNunesdeLima
Автор

Professor, estou IMPRESSIONADO com seu conhecimento e erudição. Pronuncia os nomes de forma correta. Parabéns.

douglasmedeirosdemoraes
Автор

Já tinha assistido vários vídeos não entendia! Enfim um ser humano que realmente explique tudo isso! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 parabéns pelo seu conteúdo!

mariadenisealves
Автор

Imagina que uma pessoa que se dedica a estudar e praticar Cabalá que amor e dedicação, entendendo que ela é sublime ferramenta divina para correção da alma humana, precisa se dedicar por décadas e mesmo assim não pode explicar a qualquer um sobre seus conceitos mais simples… mas esse senhor, que a estudou com a intenção de combatê-la, pensa já conhecê-la a ponto de falar e julgá-la.

fabianosantos
Автор

Se eu só discernir que preciso seguir a Jesus, imita-lo, descansar nEle, já valeu a vida... Os homens se debruçam e se cansam em muitas palavras e livros, sem entender nem o simples, sem amar até quem mora em sua casa...

edamin
Автор

Seria importante ter aqui no Brasil a tradução publicada dos cursos de História da Filosofia de Hegel, pois nesses volumes há capítulos específicos tanto sobre Kabbalah judaica e Gnosticismo (localizados por ele na antiguidade), quanto sobre Jacob Böhme e Giordano Bruno, por exemplo, do início da modernidade. O curioso é que, dialeticamente, ele trata de maneira bastante crítica e até com desprezo as teses dessas fontes pelo teor mitológico, além da falta de rigor no método, embora, de fato, exista uma influência na filosofia hegeliana que é, simultaneamente, racionalista e mística. Do ponto de vista estritamente histórico, que eu saiba, a origem das obras fundamentais da Kabbalah é medieval. Quanto ao método interpretativo dos cabalistas, me parece que remete à influência da filosofia e da religião grega no período do helenismo que culmina, por exemplo, na obra de Filon de Alexandria, que faz uma síntese entre texto bíblico e platonismo. Este método judaico repercute inclusive na teologia paulina e, principalmente, em Orígenes, também de Alexandria, com a interpretação cristológica do antigo testamento.

filosofiaantropologia-brun
Автор

Só de ser claro nas informações, a imagem boa, o som audível, esse senhor merece o like, quero saber mais sobre este assunto.

guto
Автор

A importância de conhecer a raiz etimológica das palavras, desmistifica muita coisa...

ednasouza
Автор

Eu entendo de forma diferente. mas respeito profundamente a compreensão de cada um.
Receber é saber como se coloca na mesma sintonia do doador (de quem se recebe) do incognoscível. Além das percepções sensoriais da caixa onde o ego habita.

helioalves
Автор

Como diria o grande mestre gnóstico, construtor de templos maçônicos e estudioso da Cabala, Luva de Pedreiro:
"RECEBA!"

franciscoh
Автор

Faça um vídeo sobre os fariseus, seu legado, relação com Jesus, suas ideias etc.

Moses_Olivers
Автор

Rabino Roni explica e ensina muito bm sobre esse tema.

Ani-so
Автор

Moises recebeu a sabedoria Kabalistica no monte Sinai, porem ao retornar encontrou o povo adorando o bezerro de ouro. Entao com furia quebrou as Tablas. Depois arrependido pediu a Deus que entregasse umas novas tablas e Deus assim o fez porem entregou uma Kabalah onde Moises e o povo teriam q se esforçar muito por descifra la.

taurevgo
Автор

A mística da vida é o amor ao próximo. O ser humano não precisa de nenhum conhecimento oculto

fabioluisplacido
Автор

As-Salaam Alaykum
Perfeito professor.
Kabbalah significa recebimento, receber.
Em Israel, ao pedir um recibo de compra, se pede um kabbalah.
No Islam, após o Swalat (oração), se diz taa kabbalah Allah (Que Deus receba as súpplicas).
Apreciei ao pontuar sobre o contraste negativo do Rei Saul no Cristianismo, pois na própria Bíblia, é mencionado que David sendo leal ao Rei, tocava a harpa e o acalmava, mostrando que o mesmo sofria de algum tormento, revelando o que se conhece hoje como transtorno mental, bipolar, borderline, esquizofrenia e etc. .
Provavelmente a música de David permitia ao Rei, lembrar das tradições e da vida mais simples antes do peso da coroa.
Al-Hamdu lillah
🕋📜☝🤓📚

Ari.Shakur-Pesquisas
Автор

Não vá por esse caminho. Continue como professor. Para o seu próprio bem 😊

elizabetepinheiro
Автор

Mais uma explicação irretocável, professor. Poderia falar mais sobre a influência da gnose nas cantigas de amor e o trovadorismo?

Juhsilva
Автор

A Kabbalah é uma cosmologia e nela existem partes dialéticas, mas não é uma explicação dialética das coisas, é uma explicação do universo muito mais complexa do que simples dualidades.

andrerichter
Автор

As ideias se difundiam pelas rotas comerciais? Qual a quantidade de livro q poderia se divulgar no medievo onde a população era constituida basicamente de camponeses q não eram alfabetizados? Quantos exemplares podiam ser produzidos? Desde quando livro era mercadoria nesse época? Quantos exemplares poderiam ser encontrados nas casas dos sábios eruditos naqueles tempos? Vinte qdo muito...

waltersteinbaum