Cerca de 300 cidades no país sofrem com a falta de médicos

preview_player
Показать описание
Para reverter a situação, governo deve retomar o programa Mais Médicos.

O programa Mais Médicos, criado em 2013 durante o governo Dilma Rousseff, foi uma tentativa de amenizar a situação. Durante mandato da ex-presidente do país, 18 mil médicos, a maioria estrangeiros vindos de Cuba, levaram saúde básica para milhares de famílias.

#JTCultura

Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!

Siga as redes do Jornalismo TV Cultura!

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O Brasil tem plenas condições de suprir os mais diversos municípios…O PROBLEMA É O CALOTE DE PREFEITOS: contratam o profissional prometendo salários atrativos; os profissionais se deslocam para os municípios interioranos; têm despesas para se estabelecer, MAS A REMUNERAÇÃO DEVIDA NÃO É PAGA e o profissional fica no prejuízo.

Além desses fatores: não há mais concursos públicos para cargos efetivos (contratos individuais e terceirizado são uma prática dominante). O resultado disso é:

- o médico passa a atuar em centros sem as mínimas condições de trabalho (muitas vezes, falta de um tudo) e ele não pode reclamar (porque o gestor manda DEMITIR)…Ou seja, não é incomum o município contratar NÃO PAGAR e NEM DAR CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA ATUAR.

Daí, finda que os que necessitam de atendimento são colocados em transportes (quando existe) custeados pelos município e levados para pólos médicos de grandes centros urbanos e cidades mais desenvolvidas da região.

Os profissionais que poderiam estar sendo estimulados a exercer sua atividade em municípios menores findam buscando os grandes centros e aos municípios mais desenvolvidos.

Daí, o governo (quando implementa ações para suprir tais deficiências) prefere ajudar Cuba a explorar seus médicos (devorando o que o governo brasileiro paga por eles), do que investir na capacitação e melhor formação de profissionais da área de saúde brasileiros, doando-lhes condições de trabalhar e receber uma remuneração digna.

Faculdades PÉSSIMAS de medicina existem em várias esquinas e os CFM confere registro a graduados que, muitas vezes, parece não sabem nem aferir uma pressão. Eis mais uma razão para a falta de profissionais qualificados e para se dizer que TEM MÉDICO BATENDO UM NO OUTROS (pode até ser, mas: com que formação?).

arturfalcao
Автор

SE AQUI NO PS CENTRAL DA CIDADE DE SANTOS NÃO TEM NEM REMÉDIOS BÁSICOS, PARA QUE MEDICOS?

eeusei...