O que é Serverless? Quais os serviços serverless da AWS e pra que servem? - #64

preview_player
Показать описание
Neste vídeo, você vai entender que certos serviços que estão sendo chamados de Serverless, não podem ser considerados como pertencentes a esta categoria, visto que, o conceito de Serverless é sua aplicação rodar sem que você pague pelo provisionamento de instâncias, memória, CPUs, vCPUs e outros recursos.

Vou abordar também a história e a evolução dos servidores ao longo das últimas décadas, desde o conceito do Colocation, do CPanel, Virtualização em Cloud Computing até os fundamentos dos AWS EC2 (Amazon Elastic Compute Cloud), AWS ECS (Amazon Elastic Container Service), AWS Lambda e AWS App Runner. No AWS ECS, vamos falar sobre o uso dele baseado em EC2 e a utilização dele com o AWS Fargate.

Este é um vídeo completo sobre o conceito de Serverles!
Fica ligado no canal, que tem conteúdos especiais sendo preparados utilizando esta tecnologia!

Gostou do conteúdo deste vídeo?
👍 Então deixa um comentário, dá um like e Inscreva-se!

___________________________________________

___________________________________________
___________________________________________
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Rapaz, nem o "summarize" dobrado no chatgpt entregou esse nível de detalhe. Clareada classe A, prof. Parabéns, conteúdo fantástico, agr sei o que é o famigerado Serverless!

iuriranieri
Автор

Melhor vídeo explicativo sobre serveless que achei aqui no YouTube, super completo e de fácil compreensão! Parabéns!!!

joohmedes
Автор

Obrigado!!!! Agora entendi, muito mais simples do que ensinaram na facul

cesaraugusto
Автор

Rodei por alguns canais até aparecer esta explicação colocou luz onde eram apenas trevas!!! Excelente!!!

ricardocalheiros-umamensag
Автор

Como sempre tornando simples o que muita gente tenta deixar complexo 👏

skylevelmusic
Автор

Muito bom professor como sempre tirando dúvidas e tornando as coisas mais simples

arista
Автор

Já conhecia esses conceitos, mas a forma que você contextualizou tudo isso, eu achei muito legal e didática. Parabéns!

rogerhenrique
Автор

Achei muito boa a explicação e as comparações, só acho que faltou explicar quais características um código tem que ter pra "rodar em serverless", por exemplo: executar poucas vezes ao dia e não constantemente (ai vale fazer a conta pra um outro serviço que fica disponível o tempo todo), tempo de execução baixo, runtime suportada pelo serviço, etc.

erickwaldstein
Автор

Muito bom mesmo, bem didático isso daí! Gosto bastante da lógica de serveless, porém acho que montar uma aplicação feita em serveless como algumas pessoas tem feito por ai é complexo, pois você tem que fazer refatorações em um período menor, pois a AWS decidiu remover a versão do python usada do Lamba por exemplo ou pior, caso queira sair da AWS pra Azure ou trabalhar com a aplicação em multi cloud, a curva para isso, será MUITO maior!
Porém como falou, usar um serveless para tarefas simples como enviar notificações em uma fila por exemplo a cada X tempo, pode ser uma opção melhor que alocar recursos em um Kubernets só pra essa execução por exemplo!

tacioandrade
Автор

Boa! um ataque DDoS num site servindo alguma função lambda pode estourar o orçamento do aws né? vi umas pessoas reclamando no twitter. mas deve ter maneiras de se proteger com AWS budget né? já que se proteger do DDoS deve ser bem mais difícil..

gustavocomerlatto
Автор

Gostei das sugestões das alternativas à serverless. Um dos problemas que tô tendo é justamente um código complexo demais para serverless, é complexo, mas é necessário. Gostei principalmente da proposta do App Runner, odeio cold start kkk.

arroba
Автор

Didática muito boa, porém o Fargate é uma orquestração de conteineres serverless SIM!!, entendi o seu ponto sobre o tema mas é errado dizer o contrário. Apenas uma crítica construtiva 😀

DhericSilva
Автор

E pra você, qual é a definição correta de Serverless? Qual o limite deste termo?

GaragemDoInventor