Mudanças no ICMS: a conta de luz vai ficar mais barata? (Parte 01)

preview_player
Показать описание
Na última semana, foi publicada a Lei Complementar 194/2022, que mudou as regras de incidência do ICMS e a alíquota máxima para energia elétrica, telecomunicações e combustíveis.

Com essa alteração, a conta de luz deve ficar cerca de 20% mais barata. Entenda o porquê aqui!

Na parte 02 deste vídeo, vamos explicar os efeitos desta medida para o setor de geração distribuída. Você consegue conferir ela aqui:

Aproveita que você tá por aqui e visita a página dos nossos parceiros:
@Genyx e @CLAMPEROFICIAL

Ficou com dúvidas? Deixa nos comentários!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Aprendi que no Brasil a melhor arma para assaltar CIDADÃO são a dupla "caneta e papel timbrado" e com a vantagem de prisão ZERO. Pis e Confins leva ICMS é do MAL.
Monopólio nefasto e transporte de diesel para a região Norte do País quem paga são os da regiões sul e sudeste e custa uns 11 bilhões e já teve folha policiais na modalidade.
Barbara Rubim. Você é minha biblioteca Energética e comportamental. Top!!👏👏👏👏👏

carlosalbertog.dossantos
Автор

Parabéns Bárbara, o seu Canal é de suma importância para todos nós brasileiros, e, de extrema relevância para nós que trabalhamos com Energia Elétrica.

franciscogomes
Автор

Lembro que uns anos atrás muitas pessoas entraram com ações na justiça contra as concessionarias para cobrar o ICMS pago sobre a TUSD, e muita gente conseguiu. Muito bom essa LC, acho que agora torna a aplicação do ICMS mais justa.

luiscesaremanuelli
Автор

Importantíssima esta decisão do Congresso Nacional, os brasileiros já não suportam mais arcar com uma carga tributária tão elevada, sobre serviços fundamentais à sobrevivência. Agora temos que ficar de olho na (ADI), proposta por alguns Estados, questionando a constitucionalidade dos artigos 1º a 4º e artigos 7º a 10 da LC 194.
Muito obrigada Bárbara, por nos trazer uma informação tão importante para todos os brasileiros. Aguardamos ansiosos pelo segundo vídeo.

sirleiagobiradecarvalho
Автор

Sou do Rio grande do Sul. Diminuiu duzentos reais do mês passado pra esse. 🙏

JUNUNES.
Автор

Como ficará a aplicação do ICMS sobre a TUSD em UC's com microgeração? Segue a mesma redução de alíquota ou não será mais cobrado?

diogenesroncatto
Автор

Oi Babi! Tudo bem? PIS e COFINS também sofrem alteração? Li algo sobre a Lei 14.385... poderia explicar também pra nós? Amo sua didática!

lucianaaiello
Автор

Parabéns !! Boa informação...aguardo 2 vídeo

izabellacerda
Автор

Minas era 30%
Por tanto, se era 30% sobre 100%, era 30%
Agora é 18% sobre aproximadamente 50%, então 9% do total da conta? É isso?

rodrigoabrao
Автор

muito obrigado, pela transmissão de conhecimentos.

djucasolar
Автор

Parabéns pela excelente explicação! Sabe dizer como fica o ICMS na compensação de energia?

CRFACIO
Автор

Boa noite Bárbara. Como está a situação do Recurso Repetitivo 986 sobre o ICMS, já temos algum posicionamento?

engleonardo
Автор

Boa noite. Aqui no Pará existe uma história de ICMS "por dentro" nos cálculos. Como ficaria esse novo cálculo. ? Outra coisa interessante será o resultado dessa lei com a 14.300/2022 referente a taxa de disponibilidade .. tenderemos a praticamente zerar os valores nas futuras faturas de energia ?

projeluz.cursos
Автор

1) A geração remota se tornará um negócio mais rentável e menos taxado ? 2) A geração offgrid ganhará muito mais força ? Visto que, os 95% de economia prometidos com ESF não ocorrerá.

leandrobuttes
Автор

Todos saem ganhando com a redução de QQ imposto. O consumidor que vai desembolsar menos na fatura, para o integrador que vai ter o argumento de venda que o retorno do investimento que o cliente fizer terá retorno mais rápido o bem como, toda a sociedade pois o dinheiro economizado na fatura vai virar consumo e todos ganham, inclusive o próprio governo

robsonmedeiros
Автор

O imposto sobre a TUSD que pagamos ao compensar a energia foi zerado?

viniciusgabriel
Автор

Opa, bom dia boa tarde boa noite, moro no Paraná, e na minha fatura de energia ta sendo cobrado dois valores de energia pela empresa copel, uma valor de 334kwh no ICMS a 29% e 228kwh no ICMS de 18%, quero saber se é certo eles cobrarem dessa forma?

fabiusbonato
Автор

Demanda contratada é passível de cobrança de ICMS?

fernandoferst
Автор

Ex a questão: minha conta de luz variáva entre 64 reais 84 o máximo: após essa suposta inseção a conta pulou de 64 reais pra 155 reais eles alega que eu ultrapassei o limite pra ficar insento como explicar esse tipo de isenção?, pois estou sendo asaltado se meu consumo é o mesmo como sair dessa maldita inserção que foi feita pra roubar e não para ajudar...

josebrandaodonascimento
Автор

Oie! Como calculo o ICMS da conta de energia?

aminadamani