O que é um fundo de investimento MASTER?

preview_player
Показать описание

« CONTEÚDO »

O que é um fundo de investimento MASTER?

Olá pessoal, tudo bem? André Bona do Blog de Valor em mais um vídeo no meu canal sobre finanças e investimentos pra você!

Antes de começar o vídeo de hoje, quero lembrar a você de se inscrever no meu canal e também marcar o sininho que tem aqui abaixo para receber as notificações para cada novo vídeo que eu publicar, ok? Isso é uma forma de você me dizer que gosta dos meus conteúdos e com isso eu sempre continuarei dividindo minhas experiências reais do mercado financeiro publicando novos vídeos para você por aqui! Isso é muito importante para mim e para o meu canal!

No vídeo de hoje, eu vou falar sobre fundo de investimento MASTER!

Acontece com certa frequência de investidores se depararem com a seguinte situação (e talvez já tenha acontecido com você também): você vai lá num site de comparação de fundos e busca os fundos pra comparar. Daí você encontra um fundo que te interessa e um outro fundo com nome quase igual, mas que é chamado de MASTER, e que apresenta uma rentabilidade maior que aquele que você quer. Aparentemente é o mesmo fundo, e é mesmo! E aí você pensa: não quero aplicar no fundo X eu quero aplicar no fundo X MASTER que é igual mas rende mais!

Outra dúvida que acontece é: você entra vai ver detalhes de um fundo e quando olha a composição de sua carteira vê que está escrito algo assim: O fundo aplica 95% dos seus recursos num fundo de mesmo nome com a inscrição MASTER. E aí você pensa: esse fundo aplica no outro!

Então fiz esse vídeo pra clarear essa questão de fundo MASTER.

O fundo Master não é disponível para venda para investidores.

Ele é o fundo onde o gestor movimenta todos os recursos, o que é muito normal na indústria de fundos. Então existe um fundo, que não tem taxa de administração nem nada, que recebe todos os recursos e faz ali as aplicações. É ali que o gestor faz tudo.

Posteriormente a gestora do fundo cria FICs, que são fundos de investimentos em cotas de outros fundos, que aplicam seus recursos no fundo MASTER.

Isso permite ao gestor do fundo, se desejar, criar segmentações de clientes.

Exemplo:

Ele pode criar o Fundo BONA TOP com taxa de administração de 0,7% a.a. para aplicação minima de 5 mil, que aplica tudo no fundo MASTER

E também pode criar o Fundo BONA 2 com taxa de administração de 0,5% para aplicação mínima de 100 mil

E ambos investem no Fundo BONA MASTER, que não é vendido diretamente.

Alguns rankings podem mostrar esses fundos em suas comparações, porque esses fundos possuem também um CNPJ e são registrados como um fundo qualquer, mas, sempre que você vir um fundo MASTER, saiba que ele não é colocado à venda. É apenas onde o gestor faz as movimentações.

Então quando você se deparar com essas situações, você já sabe de que se trata, beleza?

Um grande abraço e até o próximo vídeo!



« VEJA EM SEGUIDA »

« CONVITE »

Para ser convidado para os eventos ao vivo, receber novos conteúdos como esse, ou mesmo para terminar de ver o vídeo mais tarde, (1) acesse agora ao Blog de Valor; e (2) me acompanhe na rede social de sua preferência. É só clicar abaixo:

Link do vídeo:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Bona top é redundante hahahaha

joinha no vídeo, seu fofo

halfadeaty
Автор

Boa explicação, estava aqui quebrando a cabeça, e achando que tinha realizado investimento errado. Tenho acompanhado, e muito esclarecedor seus vídeos!

livlobo
Автор

E o investimento DI do Itaú é Bom? Razoável?

alves
Автор

Bona Top, redundante hahahahah.
Muito bom video

guilhermearaujo
Автор

Bona, perguntinha capciosa: porque 2 fundos (FIC) que aplicam no mesmo fundo Master possuem rentabilidades diferentes? Exemplo: Fundo Brasil Plural Debêntures Incentivadas 30 e o Fundo Brasil Plural Debêntures Incentivadas 45. O "30" é mais antigo e está fechado para captações e o "45" está aberto e rende um pouco menos. Ambos com aporte inicial mínimo de R$ 100, 00. Abs.

Gustavocan
Автор

Melhor canal de informação sobre investimentos, sem dúvida

fredsou
Автор

#pergunteaobona Bona, gostaria de saber como funciona a tributação de IR em caso de venda de imóvel com posterior aplicação do capital da venda em FIIs. Tenho um terreno que coloquei à venda e que foi adquirido há cerca de 20 anos. Nesse espaço de tempo a valorização do terreno, ou seja, o ganho de capital para a receita federal seria altíssima para se pagar os 15% padrão do IR. Sabemos que para quem aplica esse dinheiro na aquisição de outro imóvel no período de 6 meses fica isento do pagamento de IR. Essa isenção também é válida para quem decide aplicar o dinheiro da venda na aquisição de cotas de FIIs? Há alguma restrição para se receber esse benefício?
Caso esse benefício exista de fato, quanto tempo o investidor terá que ficar com a aplicação no FII antes de vender suas cotas sem pagar os 15% de IR iniciais?
Para contas práticas, considere que o terreno foi adquirido por 10 mil 20 anos atrás, e será vendido por 100 mil.

fidiasmartins
Автор

Que susto Bona, Achei que era Investimento Avestruz Master! Abraços!

francomori
Автор

#pergunteaobona Olá, minha pergunta talvez ajude muita gente que esteja pensando no mesmo assunto. Com o juros e inflação caindo o tesouro IPCA fica atraente pelo fato do título se valorizar ao longo do tempo além da rentabilidade normal do IPCA mais a taxa acordada. Porém existem CDBs atrelados ao IPCA com taxas muito mais atraentes que o tesouro. Portanto minha pergunta: É possível "vender" o CDB com ágio? Em caso negativo (muito provavel) seria mais rentável investir em tesouro IPCA + 5% ou um CDB a IPCA + 7.15%?
Estou correto a supor que seria tesouro se vender antes do vencimento e CDB se for esperar o vencimento?

ThiagoBorges
Автор

#pergunteaobona
André é por isso que os fundos de previdencia, em grande parte são fundos de fundos ? Criam um CNPJ ESPECIFICO para captar recursos dos clientes da seguradora? É assim? Vejo que neles sempre só existe um cotista.

Um abraço!

josefilho
Автор

#pergunteaobona
Bona neste cenário de queda da taxa selic uma das opções mais interessantes para os investidores diversificarem suas carteiras é através de fundos de investimentos. No entanto, nos deparamos com uma imensidão de nomenclaturas e classificações. Seria muito interessante se você fizesse um video abordando os tipos de fundos que existem, como identifica-los e qual o tipo de fundo ideal para cada perfil de investidor. Imagino que seria um vídeo longo, mas nenhum canal criou um conteúdo deste tipo. Abraços e parabéns por ter criado o único canal independente do youtube e o único que aprofunda os temas apresentados.

thiagocoelho
Автор

Dois canais bem conhecidos lançaram seus vídeos ao mesmo tempo q o Bona.... de O.lh.O neles ! rsrs

RoddyBezerra
Автор

PQP! Já ia fazer um pergunteaobona sobre essa questão referente ao Sparta Top.

alfredodfn
Автор

Era bem minha dúvida mesmo! Mas ainda não entendi o porquê de criarem 2, 3 fundos para a mesma coisa, me parece uma burocracia desnecessária. Ando estudando alguns fundos e verifiquei que:
- Alguns com boa rentabilidade (que ainda nem aparece nos rankings, pois têm menos de 6 meses) fecham rapidamente para captação e, em seguida, surge o mesmo fundo com um 30 na frente, aumentando o prazo de cotização/liquidação;
- Dois fundos de praticamente mesmo nome (I e II): um pode ter público-alvo voltado para investidores qualificados e o outro, em outra corretora, tem público alvo os investidores em geral (um não é Master).
Pode explicar por que isso, Bona, por favor?

paulasol
Автор

Bona, obrigado por esse ótimo vídeo. Estou aprendendo muito, paz e saúde pra você.

anselmomartins