Escola Austríaca de Economia - Prof. Anderson

preview_player
Показать описание


----------------------------
Escola Austríaca
----------------------------

O núcleo teórico fundamental da economia clássica de Adam Smith e David Ricardo é dado pela teoria do valor-trabalho, ou seja, pela ideia de que o valor de uma mercadoria depende do trabalho socialmente necessário para produzi-la: assim, se para produzir uma mesa dois operários empregaram cinco horas, o trabalho poderá ser trocado no mercado com qualquer outra mercadoria produzida em cinco horas por dois operários. E sabido
que Karl Marx assumira a ideia do valor trabalho como base de sua construção teórica, na qual ele profetizava o advent0 iminente de uma revolução que teria abolido a propriedade privada e instaurado a sociedade comunista.
O primeiro volume de 0 Capital aparece em 1867. Pois bem, em 1871 Carl Menger (1840-1921) publica em Viena os Princípios de economia política; no mesmo ano aparece na Inglaterra a Teoria da economia política de William Stanley Jevons (1835-1882);e em 1874 são publicados na França os Elementos de economia política pura, de Lion Walras (1834-1910).
Com a obra destes três autores havia nascido a economia neoclássica, uma corrente de pensamento conhecida também como marginalismo, cuja pars destruens consiste na rejeição da teoria do valor trabalho, enquanto a pars construens est6 na proposta da lei da utilidade marginal decrescente e em suas consequências importantíssimas.
Escreve Carl Menger nos Princípios de economia política: "A teoria segundo a qual a quantidade de trabalho empregada para produzir um bem ou então seu custo de produção regulam a relação de troca entre os bens, que devia explicar o fenômeno dos preços, demonstrou-se contraria a experiência e decididamente insuficiente depois de um exame mais aprofundado.
Muitíssimas coisas, apesar do trabalho empregado para produzi-las e outros altos custos de produção, atingem preços muito baixos e por vezes não obtém nenhum preço, enquanto frequentemente os bens que nos são oferecidos pela natureza atingem preços elevados. Os formuladores da teoria econômica não podem ter deixado de pensar que por vezes o preço que pagamos por um bem não depende do trabalho ou dos custos de sua produção, mas que, ao contrário, empregamos trabalho e capitais para produzir bens que pensamos vender a preços vantajosos". Sobre o mesmo assunto W. S. Jevops, na Teoria da economia política, afirma: "E um fato que o trabalho, uma vez expendido, não tem mais influência sobre o valor futuro de um objeto: ele desapareceu e está perdido para sempre".
A demonstração da inconsistência e da impotência explicativa da teoria do valor trabalho é o primeiro traço característico da economia neoclassica, enquanto a lei da utilidade marginal decrescente é o segundo. Na realidade, o ponto de referência constante do marginalismo "é constituído pelo consumo": é a satisfação das necessidades "o ângulo visual a partir do qual a teoria deve olhar o desenvolvimento da atividade econômica para compreender as leis que a regulam" (E. Saltari). E estas necessidades são cultivadas, como é obvio, no plano individual.
Todos os bens e serviços podem ser mais ou menos uteis. E a utilidade de uma mercadoria (ou de um serviço consiste na satisfação que o proprietário ou o destinatário obtém. Com essa premissa vemos que, a medida que "um indivíduo adquire unidades acrescidas de uma mercadoria, aumenta a satisfação ou a utilidade total que dela retira, mas não em medida proporcional; ou seja, ela aumenta em uma taxa decrescente, até um final máximo além do qual o acréscimo de unidades não só não proporciona mais nenhuma utilidade, mas até inutilidade (isto é, as novas unidades acrescidas trazem obstáculo, produzem tardio ou são desagradáveis" (A. Seldon - F. G. Pennance).

------------------------------
PROF. ANDERSON
------------------------------

O Prof. Anderson é licenciado em Filosofia com habilitação em Sociologia, advogado especializado em direito do trabalho e apaixonado pelas Ciências Humanas.
Possui o maior preparatório online de Filosofia e Sociologia para o ENEM e Vestibulares com vídeo aulas dinâmicas, material de apoio, muitas questões e simulados.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Nunca imaginei que houvesse um canal focado pra vestibular falando de escola austríaca, parabéns professor!

MundoGamesDo
Автор

Como eu queria que os meus professores de sociologia e filosofia fossem tão imparciais como esse professor, na minha época de escola.
Parabéns pelo trabalho!

phelipfernandes
Автор

Aprendendo em uma aula o que não aprendi em 3 anos de filosofia no ensino médio.

josue
Автор

Poderia pois fazer um vídeo sobre a ética hoppeana (ética libertária).

A propósito, bom vídeo =)

ricksanchez
Автор

Não gostava de Filosofia tampouco Sociologia, passei a gostar a partir desse canal!

dinamardossantos
Автор

Carl Menger, Mises, Hayek, Rothbard, Hoppe são excelentes autores. Bom vídeo

kevyncc
Автор

Só um complemento...

A ação humana (praxeologia) é sempre um processo mental, e não um processo físico, pois para agir os indivíduos precisam de meios e fins, e esses meios e fins não são dados naturalmente, todos eles são valorações subjetivas que cada indivíduo possuí. Sendo assim, qualquer ação dentro do mercado é subjetiva, ela não pode ser calculada nem prevista pelo estado ou por outras organizações.

Com isso, a escola austríaca consegue mostrar que qualquer ação do estado para intervir no mercado gera problemas, pois independente da boa ou má intenção dele, as informações que o estado impõe ao mercado sempre estarão erradas. É dito por economistas da escola austríaca como o Jesus Huerta de Soto, que as informações do mercado além de subjetivas, são dinâmicas, isso significa que as informações mercadológicas do presente momento, mesmo que pudessem ser totalmente descobertas, ainda sim não serviriam para prever ou para agir no mercado em outros momentos, pois os dados mercadológicos são processos dinâmicos que estão em constante mudança.

Em outras palavras, toda a informação sobre o mercado além de subjetiva também é dinâmica, pois a mesma se altera a todo momento de acordo com as interações dos indivíduos, que alteram a oferta e demanda, e por consequência a informação.

lucasfelipe-zesy
Автор

3:06 Na verdade, o Marx não só concorda, mas também toda sua teoria é fundada no Mais-valia, que é essencialmente o valor trabalho que os trabalhadores produziam roubado. Ou seja, toda a teoria marxista é fundada no valor trabalho. Ao propor o valor subjetivo, e refutar o valor-trabalho, toda a "exploração do trabalhador" cai por terra.

PauloSantos-ojvj
Автор

Boa volta professor. Não pare com os vídeos, são muito bons!

joaorb
Автор

Seria bom abordar a escola de Frankfurt também explicando suas raízes marxistas/hegelianas

cesaralvesdemoraes
Автор

Eu pensei que não gostava de filosofia por não me interessar na época de escola mas to achando incrível estudar pra entender vários conceitos que eu já questionava mas não tinha uma base teórica pra entender mais.. muito bem explicado já me inscrevi

maykelevoni
Автор

Entrei no vídeo esperando um vídeo só sobre Escola Austriaca e encontrei um vídeo super completo comentando as Escolas de outras épocas, entendendo o contexto e evolução do pensamento sobre a economia de vários filósofos

Parabéns, professor. Espero muito mais sucesso no seu trabalho 👏

sarahribs
Автор

Parabéns professor Anderson, eu realmente esperava que a aula estivesse repleta de erros, mas pra minha surpresa ela foi descrita corretamente, e de forma muito bem feita inclusive, parabéns.

lucasfelipe-zesy
Автор

Nunca pense que pararia para ver um canal de Filosofia

kvieira
Автор

Professor, faça um vídeo sobre o finado filósofo Roger Scruton.

muciocamilo
Автор

A isenção deve ser o ponto de partida para toda forma de conhecimento. Que aula

eltondasilvamedeirosmedeir
Автор

Professor, fale também sobre Roger Scruton.

FernandoEuSoul
Автор

Voce é a cara do meu pai quando ele era jovenzinho, até o jeito de falar é parecido. só que ele odiava filosofia. é muito engraçado.

albertdumont
Автор

Que bom que vc voltou, Anderson!
Logo mais, à noite, verei mais um conteúdo interessante.
Bem vindo ao retornar a esse ambiente virtual.

carlosmendes
Автор

Faça um vídeo sobre os libertários.. Rothbard, Hans-hermann Hoppe..😉👍

andersonlima
welcome to shbcf.ru