🕌 SÉCULO 19: Como era a vida da mãe solteira na Era Vitoriana?

preview_player
Показать описание
O vídeo de hoje contará o que acontecia quando uma mulher engravidava antes do casamento na era vitoriana.
Você verá como a sociedade, o governo e a Igreja reagiam a uma mãe solteira.
No período vitoriano, a pureza da mulher era extremamente vigiada e incentivada pela sociedade em geral.
Mesmo as mulheres casadas não eram apareciam para os vizinhos e nem saíam de suas casas quando estavam grávidas, pois essa era a confirmação máxima de que costumavam ter contato íntimo com um homem.
A mulher tinha vergonha de que soubessem que ela já havia tido relações.
Partindo desse pensamento você já pode imaginar a vergonha social que era para uma mulher engravidar sem ser casada. E se fosse abandonada pelo pai da criança, praticamente perderia todas suas chances de se casar um dia.
As leis não eram apenas rigorosas, elas eram severas para uma mãe solteira.

#diariodebiologia #seculo19 #eravitoriana #mulherseculo19 #mulhereravitoriana #medieval
00:00 | Introdução
01:29 | Possíveis benefícios para mães solteiras
03:14 | Como a sociedade tratava uma mãe solteira
04:24 | A entrega do filho para adoção
06:01 | Uma mudança nas leis
08:05 | Encerramento

====================================
Narração: Instagram @leticiaaparecidaa
====================================
============================
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

🕌 Nosso vídeo sobre A vida da mãe solteira do século 19, foi interessante para você?
🕌 Faltou alguma informação que você gostaria de saber?
🕌 Você teve dificuldade de entender alguma coisa? Deixe seu feedback positivo ou negativo.
👍 Dessa forma podemos melhorar cada vez mais nosso material. Comente!

diariodebiologiaehistoria
Автор

Tenho uma história na minha família que meu bisavô era um alemão que fugiu da guerra e veio para o Brasil conheceu minha bisa e se relacionou com ela parece que prometendo casamento. Eis que ela engravida do meu avô e ele dá no pé largando ela para trás, foi rejeitada pela sociedade, então entrou na vida dela um bom homem que assumiu o bebê e deu a ele o seu sobrenome é o mesmo que carrego hoje com orgulho, não tenho o sobrenome de um alemão que abandonou ela e sim de um homem que a amou e cuidou.

cristianecris
Автор

A minha bisavó materna se tivesse viva ia ter mais ou menos 120 anos. Ela namorou o meu bisavô por 7 anos. E passado esses anos decidiu ter a sua primeira noite com ele antes se casar. Depois disso o meu bisavô disse que não podia casar com ela.
Porque os pais dele eram ricos e queriam que ele cassasse com a sua prima que também era uma pessoa muita rica e a minha bisavó era muito pobre. E quando descobriu que ela ficou grávida da minha avó ele disse que não era filho dele.
Quando as pessoas da aldeia descobriu o que aconteceu queriam matar o meu bisavô.
Dizeram que se voltasse colocar os pés da aldeia era homem morto. Porque era vergonhoso na quela época um homem tirar a virgindade uma mulher e depois largar para casar com outra.
Quando a minha avó nasceu tinha um sinal igual do pai. E passado umas semanas no nascimento dela o meu bisavô já casado com a sua prima foi a casa da minha bisavó e pediu para ela fugir com ele. Mas ela se recusou fugir e começou gritar que se não era esposa dele também não ia ser amante dele. E as pessoas ouviu os gritos dela que foram atrás dele para o matar. E nunca foi atrás dele para pedir um cêntimo para nada. Como também a Igreja da paroquia nunca ajudou nem deu um cêntimo para minha bisavó. Ela luto sozinha para dar uma vida confortável para a filha. Ela ainda tinha que dar alguma coisa para a igreja, achava que estava no mundo do pecado e dar alguma coisa na igreja podia sair do mundo do pecado. E quando a filha fez 5 anos ela se casou com o seu primo que sempre foi apaixonado por ela desde da sua infância. E por isso que pediu em casamento e querer registar a filha como sua filha. Passado uns 20 anos o ex namorado da minha bisavó foi porcura a sua filha a minha avó para convidar viver com ele e com as suas meias irmãs para o Brasil. Mas ela se recusou ir com ele para o Brasil e decidiu ficar em Portugal. Porque não queria abandonar a mãe dela e o seu pai de criação. A minha avó sempre disse que o pai verdadeiro dela é quem o criou e quem deu amor e carinho.

sandrinaportugal
Автор

Minha tia sempre dizia pra mim e pra filha dela:
Vocês tão pensando que é fácil ser mãe solteira??? Vida de mãe solteira é bonita na novela, mas aqui na vida real não é não!

leoavirtual
Автор

Teste de DNA sem dúvida foi uma das maiores invenções da humanidade!

biologiamepersegue
Автор

Fico imaginado as coitadas que engravidaram dos patrões, ou dos filhos dos patrões e não podiam falar que o filho era dele para não serem mortas com o filho junto.

reginacellydepaula
Автор

Quem se interessar tem um livro chamado As Garotas Madalenas - V.S Alexander, e um livro muito emocionante sobre dificuldades das mulheres no século 20, ele e ficção mas e maravilhoso!

claudiasouza-inie
Автор

Por isso que o melhor hj em dia tem que estudar, trabalhar, ter condições pra se sustentar e aí sim. Fazer o que quiser da sua vida.

marisavdias
Автор

Minha mãe foi mãe solteira nos 80, só podia se relacionar com prostituta ou mulheres nas mesmas condições dela, as famílias proibiam suas filhas de andar e falar com ela, quando eu entrei pra adolescência tava todo mundo esperando que eu engravidasse, mas não, vivi minha vida me casei super bem, e povo que falava mal da gente, tudo na putaria!

Mamaanos
Автор

Eu fui mãe aos 17 em 2015 já sofri tanto julgamento... imagine nessa época!

oii
Автор

Minha mãe foi divorciada nos anos 90, pense no sofrimento q passamos, não tinhamos casa, minha mãe desempregada, passamos fome e preconceito.
As mães falavam pra as crianças nao brincarem com a gente por q nao tinhamos pai, e nao falavam com minha mãe por causa dos maridos.

pedroisaquexavierbispogame
Автор

Ridículo esses pensamentos
Só viam o lado que queriam
O pai poderia abandonar mas a mãe coitada não tinha direito de nada

luarthia
Автор

Muito interessante ...eu nem imaginava .o tamanho do sofrimento destas mulheres .Pois me recuso a acreditar que a maioria não lutou por seus filhos

laircemendes
Автор

Engraçado que só as mulheres eram perdidas, depravadas, fáceis, enquanto que aos homens era permitido tudo com relação ao sexo e mesmo casado viviam tendo sexo com quem quisesse e a esposa dentro de casa e tendo que aceitar a infidelidade e as putarias de seus maridos! Hoje em dia mudou muito não viu. Tem muito homem casado que trai. O que mudou é que tem muita mulher casada que tbm tá mandando ver na traição mesmo. Ô mundo velho e sem jeito!

marciastc
Автор

Minha mãe engravidou de mim aos 18 anos, nasci em 2005 e mesmo assim ainda teve gente que julgava ela horrores por ser mãe solteira. :/
Tenho muito orgulho dela por ter me criado sozinha enquanto fazia faculdade e trabalhava, deve ter sido difícil demais.

Ana-M
Автор

As mulheres até hj são preteridas. Já melhorou mas, ainda sofremos muito com o preconceito de pessoas recalcadas, fofoqueiras e invejosas.

felicia
Автор

Minha cunhada foi mãe solteira nos anos 90 e sofre até hoje

mayarasaraiv
Автор

As coisa mudaram, mais ainda hoje mulher solteira criando filho sozinha infrenta alguns desafios.

rziareisrizia
Автор

Nome divulgado nos jornais . Hoje em dia, certamente teríamos páginas e mais páginas com nomes

marianaoliveira
Автор

Minha mãe conta que uma mulher na região que ela morava foi derrubada da sua bicicleta, espancada e encheram a genitália dela de areia, terra . Simplesmente pelo fato dela ser mãe solo. Muito triste, isso nos anos 70, 80 imagina nessa época 😔

alicemendes