A Jornal A Plebe - Sindicalismo Revolucionário e Anarquismo no Brasil

preview_player
Показать описание
Nesse vídeo, o historiador Kauan Willian fala de seu último livro “O jornal A Plebe: uma história da militância e propaganda do sindicalismo revolucionário em São Paulo”, lançado pela editora Terra Sem Amos (2020).

O jornal A Plebe foi um dos mais influentes jornais do movimento operário, escrito no calor da greve geral de 1917, coordenando e divulgando a construção do evento. Para entender essa empreitada, o autor analisa as próprias condições de vida do operariado naquele momento, passando por uma vida muito ruim e tendo que arranjar estratégias para lutarem por seus direitos.

Após isso, foi preciso estudar a principal estratégia que tal periódico propunha, o sindicalismo revolucionário, também majoritário no movimento operário radical do mundo, naquele período, e seu principal impulsionadorpolitico, o anarquismo.

Kauan Willian também analisa seus principais agentes, como Edgard Leuenroth, Isabel Cerrutti, Gigi Damiani e outros, que a partir de suas trajetórias, assim como de suas estratégias de propaganda, construíram uma das principais ferramentas para a edificação da greve geral e de um legado de luta que construiu muitos de nossos direitos.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Conteúdo bacana, bem útil esse material na dissertação que estou desenvolvendo que permeia o entendimento da realidade social por meio do sindicalismo revolucionário e suas influências/consequências na Institucionalização da Questão Social, principalmente pela contribuição de Neno Vasco e Edgard Leunroth! Apesar de ser um pesquisador e trabalhador do Serviço Social as obras da História Crítica estão sendo fundamental para entende o surgimento da minha profissão! Valeu mesmo!?

jp_ferrari