Boca Livre - Panis Et Circenses (1983) Studio Audio Sincro

preview_player
Показать описание
Boca Livre (Rio de Janeiro, RJ / Brasil)

É um grupo musical brasileiro de MPB formado em 1978, cujo primeiro disco foi lançado independentemente em 1979.

Com seu estilo refinado, o Boca Livre se destaca por suas composições e também pelas versões de músicas de outros compositores.

Seus arranjos instrumentais e, principalmente, vocais fogem da métrica convencional utilizada por outros grupos, através do uso de acordes vocais dissonantes e revezamentos nos solos.

Fizeram turnês nos EUA e na Europa e parcerias com nomes como Milton Nascimento, Edu Lobo e Tom Jobim.

Seu estilo já foi comparado ao grupo francês Gipsy Kings, embora Maurício Maestro, único membro original que nunca deixou o grupo, diga que o grupo também tem influência de bossa nova.

O grupo vocal e instrumental formado em 1978 por Maurício Maestro (contrabaixo e vocal), Zé Renato (violão e vocal), Cláudio Nucci (violão e vocal) e David Tygel (viola 10 cordas e vocal) participou, naquele ano, do disco "Camaleão", de Edu Lobo, excursionando com o compositor através do Projeto Pixinguinha.

Seu nome não tem um significado definido, mas talvez seja uma diminuição de "Boca Livre Para Cantar".

Sem atrair as grandes gravadoras, o grupo lançou de forma independente, no ano seguinte, o LP Boca Livre, que ultrapassou a vendagem de cem mil cópias, um marco inédito na música independente daquela época, com destaque para as canções "Toada" (Zé Renato, Claudio Nucci e Juca Filho) e "Quem tem a viola" (Zé Renato, Claudio Nucci e Xico Chaves).

Participou, em 1980, do "Show do Primeiro de Maio", realizado no Riocentro (RJ).

Em junho de 1980, Claudio Nucci desligou-se do conjunto, sendo substituído por Lourenço Baeta. Com essa nova formação, o grupo gravou "Bicicleta" (1980), LP independente que contou com as participações especiais de Tom Jobim e Naná Vasconcelos, lançou o Lp Folia (PolyGram,1982) e Boca Livre (PolyGram, 1983) de primeira música romantica do grande clássico " Panis Et Circenses" com Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Em 1989, o quarteto lançou pela Som Livre o LP "Boca Livre em concerto", gravado ao vivo durante temporada no Canecão (RJ).

Em 1992, David Tygel desligou-se do conjunto, sendo substituído por Fernando Gama. Nesse ano, o quarteto lançou "Dançando pelas sombras", pela MP,B/Warner.

Em 1994, após sucessivas turnês e participações em festivais de música nos Estados Unidos, Europa e Canadá, o grupo regravou a canção "Dança do Ouro", para Deseo, álbum solo de Jon Anderson, vocalista da banda Yes. Nesse ano, a gravadora Green Linnet lançou "Dançando pelas sombras" no mercado internacional.

No mesmo ano, o conjunto lançou "Song Boca", pela gravadora Velas. O disco, contemplado com o Prêmio Sharp, incluiu sucessos de sua carreira, além de um livro de partituras com arranjos vocais assinados por Maurício Maestro.

No ano seguinte, após mais uma turnê, o quarteto gravou em Nova York o CD Americana, com a participação de Naná Vasconcelos e de músicos norte-americanos. O disco foi lançado pela gravadora Velas no Brasil e no exterior.

Em 1998, foi contemplado pela segunda vez com o Prêmio Sharp, como Melhor Grupo Brasileiro, com o CD comemorativo dos 20 anos de carreira Boca Livre convida, 20 anos. Apresentou-se em temporada no Teatro Rival (RJ) e nas principais capitais do país, além de participar do Summer Stage Festival de Nova York (EUA), dividir o palco em Miami (EUA) com João Gilberto e apresentar-se no Panamá (Panamá) e Caracas (Venezuela).

Em 2000, fez um espetáculo no Metropolitan (RJ), ao lado do conjunto 14 Bis. O show foi gravado ao vivo e lançado em CD. No final desse ano, Zé Renato desligou-se do grupo para dedicar-se exclusivamente à sua carreira solo, sendo substituído por Claudio Nucci, integrante da formação original do quarteto.

Em 2006, voltou a atuar com sua formação clássica, integrada por Zé Renato, David Tygel, Lourenço Baeta e Maurício Maestro. Nesse ano, apresentou-se no Teatro Rival BR e no Canecão, no Rio de Janeiro.

Lançou, em 2007 o CD e o DVD Boca Livre e ao vivo, em show no Canecão (RJ), com a participação de Roberta Sá, Rodrigo Maranhão, Renato Brás, Fred Martins e Marcelo Mariano, além do grupo MPB-4.

Em 2008, foi contemplado com o Prêmio Tim de Música, na categoria Melhor Grupo/MPB, pelo disco “Boca Livre ao vivo”.

Em 2013, lançaram o disco Amizade, que no ano seguinte rendeu-lhes a categoria banda de MPB do Prêmio da Música Brasileira. Em 2016, com o apoio financeiro do cantor panamenho Rubén Blades, gravaram um disco com canções do repertório de Blades, e atraíram atenção inusitada ao ver a Polícia Federal batizar uma ação como Operação Boca Livre.

Em 2021, Zé Renato, Lourenço Baeta e David Tygel deixam o grupo devido a divergências políticas. Maurício Maestro segue como detentor da marca.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

REATIVADAS SILEI WEB RADIOS

ACESSE AS NOSSAS WEB RÁDIOS
24 HORAS NO AR TOCANDO

OS MAIORES CLÁSSICOS DE TODOS OS TEMPOS.

🎧📻 Reliquias do Funk One:

🎧📻 Reliquias do Funk Two:

🎧📻 Love Songs:

🎧📻 Rock Brasil 80, 90 e 2000:

🎧📻 Momento MPB:

🎧📻 Classic Rock:

FrancileiDias
Автор

Excelente! Músicos de Primeira👏🏻👏🏻👏🏻🎶🎶🎶☀️

MrRjcosta
Автор

O Boca Livre deu a essa música a vida que ela foi criada pra ter. Eu era apenas uma criança quando eles a regravaram e só anos depois tomei conhecimento de que ela já tinha sido gravada antes.
Naquela época, eu nem imaginava que ela não fosse criação deles. Só mais tarde é que tomei conhecimento de quem era seu autor e que ela já tinha uma gravação anterior...
Vale lembrar que do compositor, por essa mesma época eu também me apaixonei por outra música que se chama Queixa...
Gosto de muita coisa da Rita Lee e amo a Marisa Monte, inclusive a a interpretação dela para essa obra-prima do nosso cancioneiro popular, mas pra mim, ninguém mais que o Boca Livre consegue tocar a fibra mais fina do meu coração com essa música.

KaduRMatos
Автор

Em 1983 a música era assim? Não. não acredito.

gersondelimadacosta