Saiba como identificar SINAIS GERAIS de PERIGO em CRIANÇAS de 2 meses a menores de 5 anos.

preview_player
Показать описание
Se você é enfermeiro, trabalha em unidade básica de saúde ou então é estudante de enfermagem e está estagiando em rede básica, esse vídeo é para você. Nele vamos aprender o que são sinais gerais de perigo e como avaliar e identificar esses sinais em crianças de 2 meses a 5 anos de idade. Ficou curioso? Então nos acompanhe até o final. Vem comigo.
Olá pessoal, Helder aqui, tudo bem com vocês? Espero que sim. Depois de receber muitas perguntas sobre esse assunto, eis que estamos aqui nesse vídeo, nele vamos falar sobre atendimento a criança em unidade básica de saúde, o que são sinais gerias de perigo em crianças. E como podemos avaliar criança de 2 meses a 5 anos quanto a esses sinais de perigo. Tudo certo?
A mãe (ou outro familiar) é a pessoa que geralmente leva a criança ao serviço de saúde quando ela está doente. Correto? Porém, as mães com seus filhos sadios também procuram os serviços de saúde para o controle do crescimento e desenvolvimento e atualização das vacinas.
Na maioria dos serviços, quando os pacientes chegam, o profissional de saúde determina qual é o motivo da visita da criança e se encarrega de obter seu peso e temperatura. A seguir anota esses dados no cartão da criança e/ou na folha de consulta da criança. No meu caso eu sempre anoto no prontuário eletrônico, pois assim facilita depois eu passar todas essas informações para o cartão da criança. Após a anotação das queixas da mãe, o próximo passo é examinar a criança em busca dos sinais que podem auxiliar na identificação desses e de outros problemas caso a mãe não tenha citado. Ok? Mas vamos começar do início, sem pular etapas.
Ao iniciar a consulta: Receba bem a mãe e peça-lhe que se sente. Essa mãe precisa estar bem acomodada para que essa experiência seja a mais agradável possível. Pergunte a mãe o nome e a idade da criança. Enquanto conversa com a mãe, verifique a temperatura e o peso da criança, certifique-se de que anotou o peso e a temperatura da criança. Pois esses dados são muito importante nesse processo de avaliação. Não tire a roupa nem perturbe a criança agora. Pergunte à mãe que problemas tem a criança. Uma razão importante para fazer esta pergunta é a necessidade de iniciar um diálogo com a mãe. Uma boa comunicação ajudará a dar segurança à mãe de que seu filho receberá a devida atenção. Assim, é importante ter uma boa comunicação com a mãe desde o primeiro momento.

Esse canal trata de assuntos relacionados a enfermagem e tem por objetivo transformar se em uma ferramenta de apoio educacional para profissionais e estudantes de todas as categorias de enfermagem.
Рекомендации по теме