Pondé fala sobre importância e papel das cotas raciais no Brasil

preview_player
Показать описание
Convidado da bancada do Jornal da Cultura desta quarta-feira (6), o filósofo Luiz Felipe Pondé falou sobre a importância e o papel das cotas raciais no Brasil.

#JornaldaCultura
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu amo o Pondé, mas há cinco anos atrás meio que ele falou que era contra

clogssobral
Автор

Melhorar escolas públicas!!! E sim valorizar os professore, ajudaria muito!

Hanuman-
Автор

Mas no vídeo q o Pondé fez pro canal dele, ele falou algo totalmente ao contrário. Quem estiver interessado...

victorpeduto
Автор

Meu pai dentro da nomeclatura ideológica atual seria um "preto", ele se tornou muito bem sucedido e temos vivido confortavelmente desde minha infância, ou seja, eu e minha irmã tivemos acesso à boa educação, nutrição etc..

Neste caso, qual percentual devo ter de reparações (ações afirmativas) em minha "carteirinha de direitos" por ser filho de um negro bem sucedido?

Não seríamos todos descendentes direto/indiratamente do que vocês chamam de negros?

-> Podemos ser precisos sobre qual o percentual de minha negritude por ser filho de um pai negro e de uma mãe mix?

Se estiverem corretos que, o cruzamento entre a questão econômica e racial realmente existe, não resolveríamos ambos com as cotas sociais?

Essas ideias importadas dos EUA de ação afirmativa, definitivmente não foram criadas por negros, foram criadas por brancos socialistas que ganham muita visibilidade com isso e que não entendem absolutamente nada sobre os negros realemente querem.

Assim como meu pai, me recuso a aceitar estas esmolas ideológicas!

luizs.f
Автор

Em um país enorme, não "apenas" os "afrodescendentes" necessitam de cotas: na região Sul, por exemplo, há muito "branco" ou descendente de europeu pobre e sem direito a Cotas.

poetaeducanto
Автор

Nossa, não sabia que o Pondé pensava assim!!!

FistOfRuin
Автор

Se é Cota RACIAL, queria saber a porcetagem para os Asiáticos?

alanchaves
Автор

Sugiro o podcast do Mano Brow que entrevistou o Fernando Holiday. Duas cabeças pensantes com ideologias diferentes. As cotas foi um dos assuntos controversos do bate papo.

felipes
Автор

Defendo cotas raciais em todo setor de nossa economia, nosso país foi meritocraticamente sustentato pela escravidão por 300 anos. Não é pena e vitimismo, é uma obrigação.

julianamendes
Автор

Cotas sociais, ok. Cotas raciais me parecem inapropriadas. Podem beneficiar pessoas que não necessitam e deixar de fora outros que necessitam.

mga
Автор

Pondé amarelou. Ele defendia as cotas sociais, e não apresentou argumento novo para mudar de posição (ao menos publicamente).

TheAscunha
Автор

Eu sou contra qualquer critério racista
Cota significa dizer que pessoas de cores diferentes devem ser vistas de forma distinta
É racismo não importa qual raça será privilegiada

marcelohilario
Автор

O ensino tem q ser público, mas as escolas não!
Ou seja, vc escolhe a escola e o Estado paga. Sistema de voucher.

companhiasuprimento
Автор

Mas, pessoas! A fórmula é "simples": melhorar o ensino fundamental. Torná-lo suficiente para preparar qualquer pessoa para uma Fuvest. Há muito, temos um ensino péssimo, que obriga pessoas a pagarem cursinhos preparatórios, a fim de tentar entrar numa Faculdade Pública. Ah! E é preciso melhorar a disciplina dos alunos nas escolas públicas, para prestarem mais atenção no professor e na matéria, do que no celular. Assim, parece mais justo com quem realmente se esforça.
Se você "dá" a vaga para um aluno despreparado, talvez ele não suporte o ritmo do curso superior e/ou não assimile bem o que é ensinado. E eu não estou falando de que isso serve para essa ou aquela raça. A raça é irrelevante. Tem branco pobre que sai tão mal formado da escola pública como um negro.

guto
Автор

Na verdade a solução é melhorar a base e entrar na faculdade quem realmente estejam aptos, porque é extremamente desleal alguém com péssima nota entrar só porque é cotista.

AndreCoelho-py
Автор

Mudando de assunto eu estou é muito contente porque nem um jornalista, filósofo e Historiador me rebateram eu ter dito que com a garantia do Bravíssimo Marechal Henrique Teixeira Loti o Coronel Juscelino Kubitschek governou por um bom tempo em Estado de Sítio.
Sabem que é verdade mas tem vergonha de admitir. Falei Mentira Sr Barroso?

ivanscotton
Автор

O certo seria o Brasil se retratar sim deste capítulo da história do Brasil...o certo seria dar cotas e no mínimo terras ao povo que ajudou a construir o Brasil com sangue inocente.

arlenesouza
Автор

A solução para para redução das desigualdades passa, certamente, pelo fortalecimento do ensino fundamental. Mas concordo com o Ponde, as cotas podem ter um papel catalizador e não trazem nenhum prejuízo significativo

jcwaeny
Автор

A resposta é a analise do Ponde, nesta bancada e em lives dele, contrapõe totalmente o titulo sutilmente malandro deste jornal.

henriquedelicio
Автор

É obvio que tem que ter cota. Mas também é óbvio que só a cota não vai mudar o Brasil.

resenhaconsciente