Martin Luther King e Malcolm X | Nerdologia

preview_player
Показать описание
Robin Hood – A Origem
Estreia 29 de novembro nos cinemas

No Nerdologia de hoje, conheça mais sobre a vida de Martin Luther King e Malcolm X.

Apresentação e Roteiro:

Edição e Arte:

FONTES
(links em breve)

SAIBA MAIS
(links em breve)

MATERIAL USADO
IMAGEM - Martin Luther King Jr.:
IMAGEM - Malcolm X:
IMAGEM - Anne Frank:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Apesar de ser uma pequeníssima parte da história desses dois, eu digo que não conhecia elas muito bem. Esse Nerdologia ajudou muito a entender como esse problema foi, e ainda é tão complicado.

pesterenan
Автор

"Se eles não aceitarem nos aceitarem a gente deita os cara na porrada" vs "Vamo fazer eles aceitarem na paz e amor"

lealista_imperial
Автор

Melhor vídeo que vi sobre os dois.
Se me permitem a recomendação, gostaria que fosse feito um vídeo sobre a história dos negros brasileiros depois da Lei Áurea até os dias atuais.
Eu tento achar livros sobre isso, mas não tenho tido muito sucesso.

davipaiva
Автор

Malcom X tava certo, racismo continua até hj

daniellebre
Автор

Eu soube que a relação do Charles Xavier com o Magneto foi inspirada nesses caras.

Cesar_Augusto
Автор

Grandes líderes. Grande vídeo. A História é uma ferramenta fundamental nesses tempos de obscurantismo bolso-facista!

nelinhocarvalhodesouza
Автор

Martin Luther King conheci pela Serie Todo mundo odeia o Chris, e o Malcolm X pelo Maluco no pedaço

ClickPlanetaomega
Автор

Malcolm X  mudou seu sobrenome para X em homenagem aos nomes desconhecidos de ancestrais africanos.

luizscramucin
Автор

Muitas vezes, o que mais divide a gente não é O QUE queremos, mas que caminho a gente acredita que é melhor para se chegar até lá. Quase todo mundo é contra a corrupção, contra a fome, contra a violência.
Está tudo bem discordarmos nas formas em que vamos lutar contra isso tudo. Se soubermos aproveitar bem nossas diferenças, elas podem ser um enriquecimento das possibilidades e de nosso repertório de ideias para combater o que nos aflige. Se a gente se comunicar direitinho, um cede aqui, o outro cede ali, e a gente vai fazendo caminhos pra resolver nossos problemas.
Se a gente ficar colocando rótulos em quem pensa diferente, e negando as pessoas somente por conta desses rótulos ("COMUNISTA!", "BOLSOMINION", etc.), perde-se outros pontos de vista. A gente precisa discutir. A gente precisa discordar. Mais do que tudo, a gente precisa OUVIR. Acho que ninguém quer ser xingado e rotulado e, se uma pessoa está falando coisas que me parecem absurdas, eu tenho certeza de que não é o meu xingamento e o meu rótulo que vão fazer com que a pessoa repense suas ideias.
A desobediência civil pacífica de King tem raízes no pensamento de Thoreau (um homem branco americano), na forma como os evangelhos representam Jesus (um judeu palestino) e em Gandhi (um indiano que estudou na Europa). Essas ideias correm o mundo por pessoas de diferentes etnias, nacionalidades, e mesmo de diferentes continentes e épocas. Só funcionaram porque essas pessoas souberam ouvir vozes que vinham de além do seu mundinho, além da sua bolha.
Tem muita gente que está agindo como verdadeiras bombas de ódio e preconceito, mas eu tenho certeza de que vale a pena buscar quem são as pessoas que estão por trás dos comentários agressivos e das práticas criminosas, ouvir essas pessoas e tentar desarmar as bombas-relógio. Eu conheço muita gente que mudou totalmente sua forma de falar e de agir, pra melhor e pra pior. O caminho é longo....


(...mas eu vou cantando.)

doantidoto
Автор

"Através da violência você pode matar uma pessoa odienta, mas não pode matar o ódio. A escuridão não pode extinguir a escuridão. Só a luz pode." - Martin Luther King Jr

ZolomonHunter
Автор

"I have a dream..." chega arrepia de tão forte

davidwilkerson
Автор

Lutaram por pontos diferentes mas nenhum deles defendeu o silencio do povo #ubuntu

JEFFERSONSILVATheblack
Автор

O povo coloca muitos "vs" entre eles, sendo que na verdade ambos morreram com ideais parecidos, duas pessoas fodas

eduardodiaslima
Автор

O porquê de eu nunca ter estudado sobre esse tema no ensino médio, seria tão interessante ainda com a comparação com o professor Xavier e Magneto seria épico nas minhas aulas, triste dizer que aprendo muito mais história hoje com 3 meses de youtube do que 3 anos no ensino médio

pgiovani
Автор

"Não sou a favor da violência desenfreada, mas sim da justiça." (Autobiografia de Malcolm X)

Seja lembrado que, apesar dos seus discursos, Malcolm X não pregava a violência, mas sim o direito de se defender tendo em vista a constante violência contra os negros e impunidade dos agressores. Esse mesmo direito à defesa está no Alcorão, o livro sagrado dos Muçulmanos que ele seguia, e também é um direito previsto em lei, o direito à legitima defesa.

lfredoMoraes
Автор

O pastor King jr. foi um exemplo de cristão que defende os seus princípios: Deus não faz acepção de pessoas, todos são iguais, e a alma tem um valor infinito. Lutou como um bom cristão, sem violência. Conhecedor de teologia, como o vídeo diz, King põe em prática aquilo que havia aprendido em teoria: o amor.
Esse sim foi um exemplo de cristão. O sermão " I have a dream" demonstrou a sua angústia em relação a injustiça, e também o caráter de um Deus justo que habitava neste homem.
Sempre defenderei a importância do cristianismo para preservação de um mundo que estaga. Não foi atoa que alguém disse: vós sois sal da terra.

lucassilvestre
Автор

O mais legal é ao falar "comunista", no vídeo aparece "colunista"

orienrac
Автор

grandes heróis do povo negro! mas acho que mereciam um nerdologia separado, tem muita história nesses dois
#mississipiemchamas

nicolasemanuel
Автор

MalcomX não era a favor da violência mas sim que os negros pudessem se proteger contra o racismo e violência dos brancos, era reativo contra violência através da violência

julianosarraff
Автор

Acho que lá atrás o malcon x tinha razão em almejar a separação de negros e brancos, por diversos motivos, mas hoje, ao meu ver esse pensamento é ultrapassado pois com o assassinato de George Floyd ficou claro que muitos brancos abraçaram a nossa causa mostrando que essa luta não é mais só dos negros mas sim de todos contra o rascismo.

gameemjogo