filmov
tv
INFECÇÃO dos RINS: o que é pielonefrite? O que causa? Quais os sintomas? Como tratar?
Показать описание
Pielonefrite é o assunto da Pílula de Saúde de hoje. Sim, esse importante quadro de infecção nos rins. É sobre isso que a gente vai falar hoje. O que é pielonefrite? Qual a diferença de pielonefrite para cistite? Pielonefrite é uma forma de infecção urinária? Quais os perigos da pielonefrite e também muito importante: quais os sinais, os sintomas de alerta pra essa doença?
Gente, é o seguinte: é muito importante esse assunto. Você precisa saber bem isso aqui: pielonefrite é uma infecção renal; uma infecção dos rins.
É um tipo de infecção urinária que acomete pelo menos um ou ambos os rins. O pessoal às vezes confunde isso e sempre que a gente fala em infecção urinária pensa na cistite. Tem um vídeo aqui do canal que eu falo somente sobre cistite – mas é outro papo.
Infeção urinária é um termo amplo – significa que existe alguma infecção em qualquer parte do trato urinário. Se essa infecção for na bexiga é a cistite. Se pegar somente a uretra, a parte final por onde sai a urina, é uma uretrite.
Agora, quando uma infecção causada por uma bactéria compromete um ou ambos os rins, aí a gente tem um quadro de pielonefrite.
E explicando dessa forma você já deve estar entendendo que quando isso acontece é uma situação que requer maiores cuidados; mais atenção no tratamento porque é um tipo de infecção que está atacando um órgão nobre do nosso corpo.
A pessoa com pielonefrite precisa ser sempre tratada com bastante atenção e cuidado – e muitas vezes é necessário inclusive hospitalização.
E em geral a pielonefrite acaba sendo uma complicação da cistite – uma complicação da infecção urinária do trato urinário baixo. A bactéria da cistite, se não for devidamente tratada, literalmente sobe para os rins.
Por isso que os sintomas principais são; fica bastante atento agora que eu vou falar dos sintomas, são: febre, dor nas costas na altura da região dos rins; pode ter náusea e vômitos, um quando de mal estar com uma queda do estado geral da pessoa.
E os sintomas urinários: dor pra urinar, aquela ardência, uma queimação na urina; vontade de ir no banheiro com mais frequência; e muitas vezes um outro sinal comum que aparece é o sangramento na urina – a gente chama isso de hematúria – a urina pode ficar até com cor de Coca-cola.
E é um problema sério tá gente; tô reforçando isso aqui pra que as pessoas saibam quando procurar atendimento médico se estiverem apresentando sintomas como os que eu acabei de falar aqui.
É sério porque se não tratado a tempo pode desenvolver complicações da infecção – um quadro de pielonefrite não tratada pode levar até a uma sepse, uma infecção generalizada – sim, nós estamos falando como eu já disse de um órgão nobre e vital.
Em outras situações até lesão com perda de funcionamento daquele rim pode acontecer. Existem situações que um quadro de pielonefrite podem fazer a pessoa precisar de hemodiálise.
Você que já me conhece sabe que o foco aqui do Médico Para Toda Vida é a prevenção e fazer com que a gente consiga passar adiante boas informações de saúde pra ajudar as pessoas. Então, em nenhum momento eu tô querendo assustar ninguém com essas informações. Eu tô falando somente porque é importante você saber e estar atento aos sintomas.
O diagnóstico dessa doença é confirmado pela boa avaliação da pessoa, com base nos sintomas, exame de sangue, exame de urina com a urocultura e o antibiograma pra identificar a presença da bactéria na urina e também pra saber quais os antibióticos que fazem efeito contra essa bactéria.
E é muito importante examinar o paciente, examinar a pessoa. Tem um teste que a gente faz no consultório que se chama Punho Percussão Lombar. Uma batidinha assim com o punho fechado, de leve, lá na região lombar.
Na pieolonefrite essa região tá muito sensível e só essa batida tende a causar bastante dor e esse é um sinal que colabora no diagnóstico da doença.
O tratamento vai ser feito com antibióticos e como eu falei lá no início muitas vezes é necessário hospitalização ou pelo menos iniciar o tratamento em ambiente hospitalar e depois completar em casa.
Fica atenta e fica atento a mais esse vídeo de alerta aqui do Médico Para Toda Vida. Se gostou, deixa seu like, se inscreve no canal, clica no sininho que aparece aqui embaixo pra receber os avisos sempre que tiver um vídeo novo e o mais importante: compartilha aí na sua rede social pra fazer esse vídeo chegar naquela pessoa que você considera que pode ajudar.
Eu sou Carlo Cunha, sou médico de família e essa foi a minha pílula de saúde de hoje.
Комментарии