Guattari: o que é subjetividade?

preview_player
Показать описание
Noção de subjetividade para Félix Guattari.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

A beleza reside na integração harmoniosa entre a objetivação e a subjetividade. Ao combinar a análise objetiva com a compreensão subjetiva, somos capazes de obter uma compreensão mais completa e enriquecedora dos assuntos que nos interessam.

alexandreperina
Автор

Nosso querido Professor Diego, nós queremos esta exposição no nosso canal Falas Esquivas! Que beleza de fala! Somos fãs do professor, não se esqueça disto! Vamos fazer com que as suas falas ainda aconteçam em 2021. Um grande abraço!

falasesquivas
Автор

Professor, você é muito didático. Estou aprendendo muito sobre filosofia com o seu canal. Obrigada por esse encontro/acontecimento.

marinabiazottofrascareli
Автор

Ao invés de pensarmos a subjetividade como um conjunto, dando a ideia de que ela seja algo fechado e estático, podemos pensa-la como um processo dinâmico. Isto é, a produção continua do sujeito por meio de suas vivências afetivas e semióticas. Todas as reações fisiológicas e emocionais, assim como toda as interações com a linguagem ao longo da vida, vão construindo a "realidade psíquica" do sujeito.

hecceidade
Автор

Terminal pq está sempre finalizando para construir outro, como porque cada espaço é uma espécie de um terminal de ônibus, de onde posso chegar de vários lugares, quanto posso sair nas mais variadas direções e sentidos. Parabéns! Vc foi genial com essa analogia do velho chifre cearense. Pena que Falcão não saiba ainda hj oq é subjetividade. Apesar de sar injustamente acusado de filósofo, e até de gênio. Pode? Era só o que faltava!

casemirosilvaneto
Автор

Sua aula foi genial, porque ainda hj, mesmo pessoas das humanas e das filosofias não sacam nada de subjetividade. Mas em toda época existiu máquinas, equipamentos e instituições produtoras de subjetivação, desde a idade média. Subjetivação é um conceito novo no Brasil, o negócio era o Grande Sujeito, filho da Razão Moderna, centrado, chapado, absoluto.

casemirosilvaneto
Автор

Show! Foi elucidativo e até lúdico para quem está fora deste campo que é tão complexo.

viniciomoreira
Автор

Adorei os exemplos citados na explicação.

biperize
Автор

Ótimo vídeo professor, pelos exemplos pude compreender a questão da subjetividade

pedrocandido
Автор

Meu caro, que vídeo lúcido. De onde tirou a citação de Guattari ao final do vídeo?

luizpaulosouza
Автор

Referência: Historicidade e Subjetividade. In Cartografia do desejo. 1996

paulistaepitaciana
Автор

Excelente aula, Professor. Muito obrigado. O senhor poderia recomendar um texto Guattari no qual ele desenvolva os conceitos que o senhor explicou em sua aula?

josecostajr
Автор

da série pensadores dos quais me interesso mas tenho dificuldade para entender

creeperlipe
Автор

Uma belíssima exposição! Já inscrito no canal!

falasesquivas
Автор

Adorei a aula! O senhor trouxe conceitos caros de uma maneira bem didática!!!

isabellavallino
Автор

obg professor, me deu um norte! abçs da ufrrj!

leonardotertuliano
Автор

O amigo professor Diego Marques tinha um outro canal ? Já estou assistindo aos outros vídeos? Tinha um amigo no RN que tinha um canal muito bom também em torno de Deleuze-Guattari!

falasesquivas
Автор

Foi genial essa explicação da subjetivade colocando como exemplo o corno.

viniciuslousa
Автор

O produzindo a subjetividade dele e a dos outros tbm. É um processo de produção de sentidos. Não e mais (e nunca foi) a figura de um sujeito centrado, pronto para reinar forte e sem mudanças Era a pamonha de Parmênides cheia de maçã, beleza e duradoura. Sujeito essencialista.

casemirosilvaneto
Автор

Engraçado como cearense se reconhece em poucas palavras 😂

josemariatavaresdecastroju