Amor fati: a diferença entre Nietzsche e os estoicos

preview_player
Показать описание
"Amor fati", amor ao destino, a fórmula para grandeza cunhada por Nietzsche que, em nossa cultura, é também muito associada aos antigos estoicos, que defendiam uma vida "segundo a natureza". Há, porém, uma importante diferença entre o pensamento de Nietzsche e aquele dos filósofos estoicos como Epiteto, Marco Aurélio e Sêneca. Este vídeo é uma tentativa de esclarecer esta diferença, assim como apresentar a crítica nietzschiana ao estoicismo e porque o seu "amor fati" difere-se da cosmovisão desta escola, ainda que partilhe com ela alguns pontos de interseção.

Inscreva-se no canal para mais vídeos sobre Cinema, Filosofia e Cultura.

#filosofia #amorfati #nietzsche #estoicismo
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

É massa um vídeo sem aquelas edições chatas, com poluição visual. Esse modo que você faz seus vídeos, pausando para poder raciocinar é muito mais verdadeira, como se estivesse conversando conosco.

giselesantosdesign
Автор

Adoro Estoicismo, mas sou apaixonado na explosão de SER da qual Niesztch nos conta, dos traços do SUPER HOMEM rs

paulotxd
Автор

Recomendo muito a leitura do pequeno manual estóico, pois o estoicismo não fala que o mundo é bom ou mal, mas sim indiferente, e essas definições são humanas(e não existem no mundo em si); e nós temos o poder de definer o que cada situação significa para nós.

Ps: Os estóicos falam que devemos focar no que podemos controlar, aceitar todos os acontecimentos e tirar o melhor proveito deles; sempre na eterna busca da eudaimonia(vivendo com areté), e focando nas quatro virtudes cardinais(sabedoria, justiça, coragem e autodisciplina).

zortex
Автор

Entendi que os estoicos propõem a resiliência e o "Amor fati", parece trazer o desígnio da perseverança. Penso que devemos encontrar o ponto de equilíbrio entre essas possibilidades. Valeu mestre! Muito bom vídeo, continue.

esmelinfernandez
Автор

Opa, parei aqui no 8:22 só para escrever uma palavras.

O princípio estoico puro é realmente um grau de força surpreendente, eu como um mero seguidor dessa doutrina, fico pesando se algum dica vou, ou se quero chegar a níveis mais extremos dessa corrente de pensamento. Uma passagem do Epicteto me deu uma noção de quão extremo isso pode ser (vou "traduzir" para um pt mais fácil) "Qual você for abraçar seu pai, mãe, filho, esposa ou qualquer pessoa que você ame, não pense neles como parentes, mas como simples humanos, que podem morrer" claro que não está escrito dessa forma eu apenas deixei mais explanado, mas isso me chocou muito quando li pela primeira vez, veja bem, o estoico não nega os sentimentos, ontem mesmo eu fui em um velorio de uma pessoa que eu gostava, eu senti a dor da morte dele ? sim, isso é natural, mas eu sofri por isso ? nem um pouco, vou conseguir manter isso diante da morte da minha família mais proxima ? provavelmente não.

JoaoVitor-gmxo
Автор

Conheci o seu canal ontem a noite, , gostei muito da forma como você ensina, visitei seu canal, me interessei muito pelo curso de Educação Filosofica e ja comprei o seu curso hoje pela manha, confesso que amei, excelente curso. Parabens! Obrigada pela forma diferenciada de ensinar filosofia, me chamou bastante atenção e interesse, . Sorte minha em ter encontrado esse canal .

autoconhecimentomaggie
Автор

Excelente ....muito orgulhosa dos seu trabalho e do sucesso do seu canal, o mundo precisa de qualidade na internet! Parabéns!!

suzi
Автор

Professor Matheus Benites: suas aulas são sempre excelentes, agradeço: mt, mt obrigado.

andreabreu
Автор

Muito obrigado por esse vídeo. O seu canal é o meu preferido de filosofia. Por favor, nunca pare com o canal.

antt
Автор

Obrigado pelo vídeo, meu amigo Matheus Benietzsche!

pedrodiaslemos
Автор

Tô muito feliz com o crescimento do seu Canal ... vc merece ... 🤗🤗🤗 ... lembra de qta força te dei qdo conversávamos sobre ... ? ... Enfim, vc mora no meu ❤ ... beijinhos carinhosos ... 💋💋💋

dannyparpinelli
Автор

Vídeo sensacional. Serviu pra eu ver com mais clareza o quanto concordo com a visão Estóica de amor fati, na minha opinião Nietzsche faz uma crítica válida ao conceito mas esquece de levar em consideração o senso comum. De fato somos naturalmente parte da natureza porém a maior parte das pessoas vivem em conflito com isso. Daí a essência Estóica de evidenciar o óbvio, nem sempre tão óbvio assim, de que precisamos viver segundo a natureza e não em conflito com ela.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho feito no canal, abraço meu amigo.

continentalburger
Автор

Muito legal. Tava procurando exatamente este vídeo. Sobre a diferença do pensamento estoico do Amor Fati de "Niti".

jimcarbonera
Автор

Primeiro vídeo seu, e tive uma ótima impressão do canal! Conteúdo valioso! Amo o estoicismo, e tb amo contrapor ideias para procurar falhas nelas!

CaminhosdoPensamento.
Автор

Parabéns pelo conteúdo. Vídeo fantástico. Me inscrevi e verei outros.

ojoseborba
Автор

Excelente dissernimento!! É sutil mas existe. É um sutil que faz toda a diferença na suposta aplicação prática.

LeonardoFernandesAlves
Автор

Excelente explicação, Matheus! Eu confundia esses conceitos, mas agora ficou bem esclarecido! Obrigada!!! E não vejo a hora de ver o conteúdo filosófico que você está preparando! Bjs!

anacristinamagalhaes
Автор

Uma dica leia a biografia de o filósofo amor fati ele terminou os 5 últimos anos de sua vida em um santuário agora imagina na época dele

francisrodriguesdasilveira
Автор

Os estoicos me dão mais poder pra lidar com o dia dia. Mas, Nietzsche é alguém que eu quero entender um pouco.... pra não boiar. Valeu Benites!
Cruz-maltino RJ.

cruzmaltino-rj
Автор

Estava justamente querendo saber sobre a diferença entre os dois e encontrei seu vídeo. Muito obrigada!

chezpatricia