A Inquisição | Nerdologia

preview_player
Показать описание
No Nerdologia de hoje, vamos falar sobre a inquisição.

Apresentação e Roteiro:

Edição e Arte:

FONTES E SAIBA MAIS

MATERIAL USADO

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

SUGESTÃO DE NERDOLOGIA:
Margareth Thatcher e a política do Thatcherismo
Alexandre O Grande e cultura Helenística
Dom Pedro II e o Grande Império das Américas...

israeltrindade
Автор

Lembrando que também houveram vários casos de julgamentos injustos e por motivos políticos, como o caso de Sta. Joana D'arc que foi julgada por um bispo corrupto a serviço dos Ingleses.

jpnren
Автор

Sugestões de temas nerdologia:
Nerdologia:Thomas Sankara
Nerdologia:Pan-africanismo
Nerdologia: Pan-Arabismo
Nerdologia: Congo
Nerdologia: Libéria
Nerdologia: Canadá
Nerdologia: Dança Moderna
Nerdologia: Cuzco
Nerdologia: Gabriel Garcia Marquez

cirogarcez
Автор

Na faculdade de Direito aprendi que os Tribunais da Inquisição, a despeito da crueldade que hoje consideramos como vindo de suas decisões, trouxeram de volta os processos judiciais com rito legalmente previsível, com possibilidade de defesa técnica; isso havia se perdido em muitas partes da Europa durante o Medievo, e foi *um dos* pilares do direito processual como conhecemos.

SirHenryMaximo
Автор

SUGUESTÃO DE TEMA: falar sobre a historia da capoeira pfv, um tema relacionado ao Brasil..

playgamesuper
Автор

Eu não estava esperando esse nerdologia, afinal *NINGUÉM ESPERA A INQUISIÇÃO ESPANHOLA*

JoaoGabriel-jqvs
Автор

O Nome da Rosa, excelente menção, agora que Sean Connery nos deixou, serve de homenagem ao ator. Ótimo vídeo.

discoriscado
Автор

Sugestão de temas: Frederico, o Grande, e, também, um episódio independente sobre a Guerra dos Sete anos. Desde já, agradeço pela atenção.

luisfernandodemello
Автор

A respeito da inquisição na América portuguesa é interessante lembrar da lógica desenvolvida por Sérgio Buarque de Holanda em Raízes do Brasil. Ao contrastar a ação de ocupação de espanhóis e lusitanos o autor discorre sobre como a lógica de ocupação castelhana é a de construção de toda uma estrutura nas novas terras, enquanto os portugueses mantinham uma forte subordinação institucional à Lisboa (O semeador e o ladrilhador).

diegorocha
Автор

Nerdologia raiz! E o fascinante mundo do saber histórico.

fmarcelocnc
Автор

Tinha que ter um Nerdologia sobre o Congo, uma país enorme com tanta riqueza e história

joao_gabriel
Автор

Uma dúvida minha sobre o vaticano que pensei um dia desses. As línguas oficiais do vaticano são latim e italiano, então por que o latim é considerado uma língua morta se ainda há um país que denomina ela como oficial?

guilhermegomes
Автор

Poderia falar mais sobre o que foi o Concílio de Trento? É que eu vi na minha escola e gostaria que você explicasse um pouco mais

danielcomin
Автор

Nerdologia, vcs poderiam fazer um vídeo sobre o Renascimento? pfvr o canal de vcs é perfeito

Ana_medicina_vet
Автор

NERDOLOGIA É OUTRO NÍVEL! PARABÉNS PELA CONTRIBUIÇÃO AO ESCLARECIMENTO.

viniciusrangel
Автор

Sugestão: Nerdologia de história sobre Carlos Magno e a 'Magna carta'

fabricio_zm
Автор

Parabéns ao Nerdologia por este vídeo de qualidade, o qual apresenta diferentes tópicos sobre a Inquisição. De fato, esta temática e os seus impactos nos diferentes momentos históricos é algo bem amplo e complexo, o qual não pode ser abordado em sua amplitude em um vídeo curto de dez minutos. Uma crítica minha ao vídeo é só o fato de não terem tomado como uma das fontes principais as atas do Simpósio Internacional sobre a Inquisição, um dos documentos mais completos sobre o tema em que diversos historiadores (de diferentes crenças) tiveram acesso a diversos registros históricos preservados pelo Vaticano. Dito isso, valeria tratar mais sobre alguns aspectos que não foram muito explorados no vídeo (que, novamente falando, é muito curto para tratar detalhadamente de um tema muito extenso e complexo).

Irei começar falando do aspecto autônomo da Inquisição Espanhola, visto que ela não dependia do aval da Igreja para a execução e determinação dos diferentes processos. O próprio Papa da época, Sisto IV, denunciou diversas vezes os abusos cometidos por esse tribunal, mas infelizmente acabou cedendo várias vezes por conta da pressão exercida pelo próprio Fernando II de Aragão. Sobre o caso de Joana d'Arc, existem muitos equívocos ao se analisar este caso com o próprio fenômeno da Inquisição, visto que a santa foi capturada em 1430 pelos ingleses (tendo em vista o contexto da época da guerra dos cem anos) e condenada por um processo totalmente inválido, sendo que o próprio Papa Calisto III, no século XV, reviu o processo de Joana d'Arc e o declarou como nulo. Também valeria ressaltar como o fenômeno da heresia era interpretado socialmente pelo povo e pela nobreza na época, tendo em vista os diversos movimentos populares que foram responsáveis pela morte cruel de indivíduos supostamente pegos por cometer heresia, fenômeno este que foi o grande responsável pela instauração do inquérito da Inquisição, em uma tentativa da Igreja de conter estes movimentos da parte da população e dos governos seculares, deixando a cargo do magistério a análise destes casos.

Existem vários outros tópicos que poderiam ser explorados, mas prefiro não me alongar mais. Para quem tem curiosidade sobre o tema e deseja saber mais sobre (e até mesmo querer saber as minhas referências), irei deixar também a recomendação de algumas obras, colunas ou cursos que não foram citadas nas referências do vídeo:
Aquino, Felipe. Para entender a Inquisição. Lorena: Cléofas, 2009.
Borromeo, Agostino (ed.). L'Inquisizione: Atti del Simposio Internazionale (Città del Vaticano, 29-31 Ottobre 1998). Vaticano: Biblioteca Apostólica Vaticana, 2003.
Pernoud, Régine. Joana d'Arc: A mulher forte. São Paulo: Paulinas, 1996.
Peters, Edward. Heresy and Authority in Medieval Europe. Philadelphia: University
of Pennsylvania Press, 1980.
Varela, Alexandre & Varela, Viviane. As verdades que nunca te contaram sobre a Igreja Católica - A realidade por trás das cruzadas, da inquisição e muito mais. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.


Novamente, muito obrigado ao Nerdologia e ao professor Felipe Figueiredo pelo conteúdo do vídeo exposto! Desejo a todos um ótimo dia! :D

jefersonmarques
Автор

Sobre temas da história da igreja católica, recomendo a leitura dos livros dos historiador francês Daniel Rops, um dos mais respeitados historiadores sobre a história da igreja, principalmente sua coleção "Historia Da Igreja De Cristo", até achei estranho nenhuma referência dele.

angradrg
Автор

Faz um nerdiologia sobre a cuca, saci, boto entre outros personagens folclóricos brasileiros

carlosMiguel-wfyv
Автор

Nerdologia pq a Suíça sempre não se envolve nas grandes questões mundiais? O país mais neutro do mundo?

Vitruvian