HIPOTIREOIDISMO: o que é, sintomas, causas e tratamento.

preview_player
Показать описание
O hipotireoidismo é uma das doenças endócrinas mais comuns e é caracterizado pela baixa atividade da tireoide, que faz com que esta produza menos hormônios do que o que é necessário para o funcionamento ideal de todas as funções do corpo, levando ao aparecimento de alguns sintomas com cansaço excessivo, diminuição dos batimentos cardíacos, aumento do peso, queda de cabelo e pele seca.
Esta alteração é mais comum em mulheres a partir dos 40 anos de idade, que tenham familiares próximos com hipotireoidismo, que já tenha retirado uma parte ou toda a tireoide ou que tenha recebido algum tipo de radiação na cabeça ou no pescoço. O tratamento do hipotireoidismo tem como objetivo regular os níveis de hormônios tireoidianos e, assim, aliviar os sintomas, sendo normalmente indicado pelo endocrinologista o uso de hormônios sintéticos, como a Levotiroxina, por exemplo.
Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas que podem indicar o baixo funcionamento da tireoide podem surgir lentamente ao longo dos anos de acordo com a diminuição dos níveis dos hormônios tireoidianos, o T3 e o T4. Os principais sinais e sintomas de hipotireoidismo são:

Dor de cabeça, nos músculos e articulações;
Menstruação irregular, o que pode trazer dificuldade para engravidar;
Unhas frágeis, quebradiças e pele áspera e seca;
Olhos, na região das pálpebras, inchados;
Queda de cabelo sem causa aparente e cabelos mais finos, secos e sem brilho;
Batimentos cardíacos mais lentos que o normal;
Cansaço excessivo;
Dificuldade de concentração, memória fraca;
Diminuição da libido;
Aumento de peso sem causa aparente.
Além disso, em alguns casos a pessoa pode apresentar mudanças de personalidade, depressão e demência, no entanto esses sintomas acontecem em pessoas que possuem níveis muito baixos de T3 e T4.
Principais causas
A causa mais comum de hipotireoidismo é a Tireoidite de Hashimoto, que é uma doença autoimune, em que os anticorpos começam a atacar a glândula tireoide, como se ela fosse nociva ao próprio corpo. Além disso, o hipotireoidismo pode acontecer devido à deficiência de iodo, que é uma condição conhecida como bócio, em que há aumento do tamanho da tireoide, porém menor quantidade de T3 e T4 devido à diminuição da concentração de iodo.

O tratamento contra o hipertireoidismo ou o uso de medicamentos como carbonato de lítio, amiodarona, propiltiouracil e metimazol também podem levar ao hipotireoidismo, sendo importante consultar o endocrinologista caso seja identificado qualquer um dos sintomas para que possa ser indicada a suspensão do medicamento ou a substituição.
Pessoas que tomaram medicamentos para tireoide com o intuito de emagrecer também podem desenvolver hipotireoidismo porque uma vez que estes hormônios já estão presentes na corrente sanguínea, a tireoide pode parar ou diminuir a sua produção natural.
Como saber se é hipotireoidismo
Para saber se é hipotireoidismo, o endocrinologista avalia os sinais e sintomas apresentados pela pessoa e indica a realização de exames de sangue para verificar a quantidade de hormônios relacionados com a tireoide circulantes.
Dessa forma, é indicada a dosagem de T3 e T4, que normalmente estão diminuídos no hipotireoidismo, e a dosagem de TSH, que está aumentado. No caso do hipotireoidismo subclínico, podem ser observados níveis normais de T4 e TSH aumentado. Veja mais sobre os exames que avaliam a tireoide.

Além disso, o médico pode indicar a realização de pesquisa de anticorpos, mapeamento da tireoide e ultrassonografia da tireoide quando são notados nódulos durante a palpação da tireoide. É possível também que a pessoa realize o autoexame da tireoide para identificar qualquer alteração, principalmente nódulos.
Como tratar o Hipotireoidismo
O tratamento para o hipotireoidismo é relativamente simples e deve ser feito através da reposição hormonal com a toma de hormônios sintéticos, a Levotiroxina, que contém o hormônio T4, e que deve ser tomado em jejum, pelo menos 30 minutos antes de tomar o café da manhã, para que a digestão dos alimentos não diminua a sua eficácia. A dose do medicamento deve ser prescrita pelo endocrinologista e pode variar ao longo do tratamento de acordo com os níveis de T3 e T4 circulantes no sangue.

Após 6 semanas do início do uso dos medicamentos, o médico pode verificar os sintomas que a pessoa apresenta e solicitar um exame TSH para verificar se é preciso ajustar a dose do medicamento até que a quantidade de T4 livre esteja normalizada. Depois disso, os exames para avaliar a tireoide devem ser realizados 1 ou 2 vezes por ano, para verificar se é preciso ajustar a dose do medicamento.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Como o senhor é simpático, com todo respeito, e parece ser uma pessoa maravilhosa, Deus lhe abençoe e proteja.

simonesantos
Автор

Que médico abençoado por Deus, Que o Senhor Jesus Cristo continue derramando sobre sua vida, chuvas de bençãos e sabedoria sempre!!Por mais médicos assim o Mundo diz SIM

clau
Автор

Boa Noite .douto eu recebei hoje um resultado da tireóide e deu que eu estou com dois nódulo. Do nada eu entre no meu feiss e vie o seu vídeo. O qui vc falou foi o que eu sentie hoje me sentie no chão o meu muito desabou estou triste com o resultado .mais vc falou a verdade a gente tem que ter fé em Deus e vai dar tudo certo em nome de Jesus.

mariadefatima
Автор

Muito obrigada por esclarecer, tem um caroço enorme na minha garganta e não consegui médico para cuidar, to a 6 meses correndo atrás de médico e nos PS só tem enfermeiros e eles atendem crianças e grávidas e não podem me consultar porque todos dizem que preciso ser avaliada por um especialistas e ele nunca aparece, viva nosso Brasil e nosso Sus.
Mas sua explicações me deu um alivio.
Obrigado.

glecialima
Автор

Dr vc realmente é usado por Deus, vc é um anjo enviado por Deus, continue assim vc nos faz muito bem tenha certeza ❤️❤️❤️❤️

mariaelzalimadossantos
Автор

De todas as explicações, a que mas se deu pra entender. 👏👏👏👏

adilesvilas-boas
Автор

O senhor fala tão bem, que me sinto que estou no consultório 😍👏👏amo escuta o senhor falar

lidianeferreira
Автор

Boa noite, estou sendo acompanhando a mais de ano, com uma endocrinologista e tomo o puran50.faço os exames de 4 em 4 meses pra controlar o hipotireoidismo de Hashimoto.

ivaneidemouradapaixao
Автор

Obrigado Dr. Por nós deixa bem enformados por nossa saúde, que Deus abençoe vc é sua família ✨🌸🙌

francineideliberalina
Автор

Doutor muito obrigada por nos informar sobre esses assuntos cruciais para nossa saúde. Depois de ver esse vídeo vou ainda esse mês atrás de consultar com endocrinologista e já vou sabendo os exames que vou pedir, pois estou sentindo alguns sintomas de hipotireoidismo e aumento do meu pescoço.

dirlenedaschagasdemourasou
Автор

Dr, o Sr realmente é um ser iluminado por Deus .!

elianefeliciano
Автор

Que médico ótimo explica td muito bem👏👏👏

danielasantos
Автор

Obrigada, pelas palavras, aprendi muito, eu tenho o bolso da tireóide, mais vou levar meu exames pra hidocrinologista e com fé em Deus vai acabar tudo bem 🙏

AnaCristina-domr
Автор

Dr vc é simplesmente maravilhoso!!!
Continue nos informando sempre com seu trabalho, minha mãe fará a cirurgia de retirada total da tireóide pois ela tem um nódulo com grau 5, tenho fé que ocorrerá tudo bem 🙏🙏

sheilafernandes
Автор

Esse e o médico q eu preciso muito simpático

eleniceelenice
Автор

Obgda Dr. Por explicar tão bem , .. como eu sempre digo Deus coloca anjos na nossa vida

jumacardoso
Автор

Nossa muito obrigado doutor Deus abençoe vc

gleidianenascimento
Автор

Miohipertrofia Uterina quer dizer o que? Parabéns Dr 👏👏👏 suas explicação são de grande valor

anaclaudiaxavierxavier
Автор

Meu filho de 10 anos tem hipotireoidismo, mais graças à Deus tá controlado!

FOCANAFOFOCAS
Автор

Obrigada Dr. por nós deixar bem informado Deus abençoe 🙏🏻

cantinhodafran