Quem escolheu os livros da Bíblia? | Cânon bíblico explicado

preview_player
Показать описание
Por que a Bíblia protestante tem apenas 66 livros e não 73 como a Bíblia católica? Será que não estão faltando livros nessa Bíblia? Quem deu autoridade para evangélicos escolherem que livros devem fazer parte da Bíblia?
-------------------------------------------------------------------
Quer aprender a interpretar com facilidade qualquer texto da Palavra de Deus?
📚 Curso Interpretação Bíblica: Gênesis a Apocalipse
--------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------
Livros essenciais de teologia:
----------------------------------------------------------------------------------------
Contato comercial:
-----------------------------------------------------------------------------------------
🎧 Música por:
License code: YAJCUW26MM4JWCBC
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Quer aprender a interpretar com facilidade qualquer texto Palavra de Deus?
Curso Interpretação Bíblica: Gênesis a Apocalipse
Quer aprender a interpretar com facilidade qualquer texto Palavra de Deus?
Curso Interpretação Bíblica: Gênesis a Apocalipse

TeologiaIlustrada
Автор

Um debate desse tema com o padre Paulo Ricardo iria render muito conhecimento tanto para católicos como para protestantes.

mariocarmo
Автор

Eu acredito na Bíblia Sagrada protestante, eu amo muito a minha Bíblia. 📖 ❤⛪

mdsmrmv
Автор

Alguns acertos e também alguns erros, Lutero como foi dito no vídeo não removeu os 7 livros, apenas colocou em uma seção intermediária, a bíblia calvinista de Genebra também fez o mesmo em sua tradução para o inglês, e a bíblia king James igualmente também colocou os 7 livros como apêndice, Lutero inclusive comentou teologicamente favorável os 7 livros algo que pode ser conferido na bíblia de estudo da reforma da editora SBB e também pregou sobre eles algo que pode ser conferido nas "Obras Selecionadas de Lutero editora concórdia", o cristianismo primitivo sempre teve contato com a Septuaginta isso pode ser comprovado em suas citações do velho testamento onde em 91% ele traz o texto da Septuaginta junto com as revisões de simaco e teodocião, existe um livro do pastor presbiteriano Paulo Won chamado "E Deus Falou na Língua dos Homens" aonde ele traz essa questão de forma mais técnica e acadêmica, o próprio Gerônimo quando traduz a Vulgata latina o faz a partir do texto hebraico após o livro de Ruth ele escreve um texto chamado "prólogo galeatus ou prólogo do capacete" onde ele explícita que os livros deuterocanonicos ou apócrifos não tem autoridade bíblica doutrinária mas apenas históricas, em uma outra carta ele explica que só traduziu os livros pois a igreja de sua época lia liturgicamente passagens desses livros em determinados períodos do ano, igualmente no livro de Daniel após o término do capítulo 12 ele escreve um apontamento dizendo que a partir dali ele iria usar o texto de teodocião e coloca as passagens de Bel e o Dragão e Susana como apêndice, algo que pode ser comprovado na Vulgata latina da editora SBB, tradução da vulgata do padre Figueiredo e da tradução da Vulgata para o português do padre Matos Soares.
A igreja reformada só passa a retirar esses livros de suas edições bíblicas a partir da confissão de fé de Westminster confissão calvinista que já em suas primeiras palavras deixa claro que a igreja reformada só irá aceitar os livros hebraicos do antigo testamento, a reação desse documento pode ser percebida com a tradução de João Ferreira D'Almeida que quando ao traduzir o antigo testamento não inclui os 7 livros deuterocanonicos ou apócrifos, sendo assim a igreja evangélica teve sim por mais de 100 anos contato com os esse livros só sendo retirados a partir da assembleia de Westminster, lembrando que Lutero também pregou sobre esses livros e Calvino em sua primeira citação em sua obra magna "Institutas da Religião Cristã" cita de forma teológica um versículo do livro de Baruc como fonte de pesquisa a nota de rodapé no capítulo o conhecimento de Deus da "Instituta da religião cristã da editora fiel".
E ainda lembrando que a carta de Judas cita literalmente os livros apócrifos judaico de Enoque e ascensão de Moisés.
Outro fato interessante está em uma hipótese levantada pelo curador do museu da bíblia em Jerusalém o Dr. Emanuel Tov em seu livro "crítica textual da bíblia hebraica Ed bvbooks", que ao comparar os textos de Qumram dos manuscritos do mar morto com o texto massorético ele percebeu que os textos datados entre os anos de 250 AC a 100 DC eram muito próximos do texto usado na Septuaginta, com isso ele levantou a hipótese de que os textos do mar morto "podem" ter sido traduzidos de um texto hebraico em pelo menos 1200 anos mais antigo que o texto massorético que é um texto medieval, e com isso testemunhando uma fonte que se perdeu que trazia várias diferenças e variações textuais, além de
que foram encontrados muitos apócrifos nos textos fragmentado do mar morto, com isso ele acredita que a bíblia lida na época e mesmo antes a Jesus era um texto igual ou muito próximo ao texto da Septuaginta, outra descoberta importante são os textos hebraicos e aramaicos da guenizar do Cairo no Egito, onde além do texto bíblico também foi encontrado muitos apócrifos mostra que mesmo em outras épocas os.judeus liam sim apócrifos junto dos textos bíblicos.

robertospindola
Автор

BÍBLIA SAGRADA É SEMPRE SAGRADA E PONTO FINAL.❤ FICO COM A INSPIRADA PALAVRA DE DEUS EM CRISTO JESUS DITAS PELOS SANTOS APÓSTOLOS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ❤ APROVADISSIMAS PELOS REFORMADORES PROSTESTANTES DA REFORMA ATÉ AOS DIAS DE HOJE ❤❤❤❤❤❤BÍBLIA SAGRADA DO CANON DE 66 LIVROS SAGRADOS ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

selmamaria
Автор

*Eu desafio o autor do vídeo e dono do canal responder essas questões:*

Novo Testamento:
1 - Se o novo testamento foi tão fácil escolher, porque muitas igrejas dos primeiros séculos considerava 1ª carta de Clemente ao corintios como canônica, outras considerava Papias, também como canônica, Didaqué foi considerada canônica por muitas igrejas, apocalipse de Pedro? Obs: inclusive existe igrejas do oriente que se dividiu por volta dos anos 380 a 440 D.C e até hoje considera alguns desses livros acima como canônica.
2 - Porque muitas igrejas no primeiro século não considerava, apocalipse, hebreus, 1º e 2º Pedro como canônica?

Antigo Testamento:
Para vc quem é judeu?
3 - Essenios: Foi encontrado nas caverna de qumran, os pergaminhos do mar morto, a mais antiga bíblia de versão hebraica, inclusive mais antiga que a tanakh(Cânone Muratori), e entre os livros encontrados tinha alguns deuterocanonico.
4 - Judeus Rabino: O Judeus rabinos descendentes dos fariseus, cuja a maioria atribui a eles o fechamento do canon hebraico por volta do ano 90 D.C, e que também foi responsável por fazer a torá oral (talmude) eles cita no tamulde eclesiastico como escritura.
5 - Beta Israel: Judeus da dispersão que foram para na etiopia, eles usava alguns deuterocanonicos, e inclusive conservava algumas festividades do período de macabeus.
6 - Judeus helenista: Judeus que vivia na região do Egito, antes da vida de JESUS, eles usava a septuaginta, e eles usava os deuterocanonicos.

O pastor Albert C. Sundberg, formado em teologia em Havard pesquisador em canon biblico, reunião em um livro estudos e evidencias encontrado desde 1750 a 1964 tanto protestante quanto católicos, há mais de 130 estudos de maioria protestantes contendo evidencias, e ninguém conseguiu provar que o canon estava fechado antes da vida de Cristo. Pelo contrario as evidencias encontradas aponta que esses os livros deuterocanonicos era de uso de todos os judeus, judeus que vivia em israel, inclusive está no tamulde, judeus da dispersão, helenístico e essenios. Era de uso de todos, e que foi retirado do canon por causa dos cristão e por causa da revolta que gerou a destruição do templo, eles livros teria ajudado inspirando a revolta.

The Old Testament of the early church -- Sundberg, Albert C -- 1964

Livro de um pastor, que melhor conta a historia do canon, tratando todos os assuntos com fontes e evidencias.

marcosdiego
Автор

O Cânon do Novo testamento, foi definido pela Igreja Católica através dos Concílios de Hipona (393) e os de Cartago (397 e 419) reconheceram o cânon de 27 livros para o novo testamento.

emersongerais
Автор

a cada vídeo que eu vejo seu, eu me torno mais católico, obrigado🙏

guilhermegarcia
Автор

"A escritura é verdadeira pois se auto-revela ao homem" se ela revela-se coração humano, coloque um leigo em bíblia numa sala com os livros canônicos e os muitíssimos apócrifos, que dará mais de 250 livros, embaralhe de modo aleatório, de tempo pra ele ler e analisar TODOS os livros e depois peça pra ele montar um cânone de 66 livros, será que ele acertará 100%?

CondeCoruja
Автор

*Friedrich Bleek* (Teologo protestante alemão) - ano 1860

- Os judeus que o usaram não fizeram distinção entre os livros do cânon hebraico e os acréscimos da Septuaginta. Philo testemunha isso citando uma expressão não encontrada no Antigo Testamento de maneira semelhante à dos Profetas e associando-a a uma passagem dos Salmos. Isto deve ter sido tirado de algum livro perdido. Como a maioria dos primeiros cristãos não conhecia o hebraico, a forma da Septuaginta das escrituras passou para a igreja, mesmo na era apostólica.

marcosdiego
Автор

Não sou católico, mas esse vídeo está errado
Paulo CITA uma frase que está no livro A SABEDORIA DE SALOMÃO
Ele cita no final de 1corintios capítulo 2

Lucas-bfqk
Автор

Excelente, video ótimo.. questões cruciais pra nós Cristãos podermos refutar no dia dia de um católico.

lucasribeiro
Автор

Muito bom, explicou uma pergunta que sempre martelou na minha cabeça.

rogeriodossantos
Автор

OBRIDO PELA PALAVRAS GLORIA SENHOR JESUS CRISTO AI

wesleyrodrigo
Автор

Vale ressaltar que judeus e samaritanos tbm tinham livros divergentes em suas sinagogas, Jesus por sua vez entra, ensina e opera onde é convidado! Pregou em ambos os tipos de locais de oração.

brunoadaodiasbarbosa
Автор

Continue com o seu excelente trabalho. Que esse canal cresça mais e mais.

pk
Автор

Esta bem claro para qual lado o autor do vídeo quiz defender e favorecer, um cristão católico com uma boa formação observa e vê varios erros inclusive de interpretação da palavra de DEUS nesse video ! DEUS ABENÇOE 🙏

Henriquesilva-nwgg
Автор

Sobre os pontos principais 1: Não ser aceito pelos judeus não é tão significativo pq aí o Novo tbm né (Fora q isso é utilizar a Tradição, coisa q os protestantes negam quando se trata dos católicos). 2: São Tiago diz em (2:21) claramente q Abrão foi justificado pelas obras (E o fato de Lutero tentar tirar o livro do cânone mostra o interesse em legitimar a própria doutrina). Qualquer contradição entre os livros é culpa da ideia de que qualquer pode ler e entender sem Tradição + Magistério. 3: Sobre base histórica, o fato de serem livros que foram preservados, estudados e reproduzidos pela própria Igreja já dão a eles legitimidade. 4. Sobre citações, a Igreja (Católica) as vai enxergar. Mas para contradizer o argumento basta citar Judas, que utiliza referências do livro de Enoque. Nem por isso Judas deixou de ser canônico e nem tornou Enoque um livro canônico. Obs: Não faz sentido dizer que a bíblia não apresenta uma doutrina (como rezar pelos mortos) se vc retira o livro que apresenta o fato. Segundo ponto, é hipócrita falar do interesse da igreja católica pelo dinheiro quanto não faltam exemplos protestantes de estelionato religioso, além do fato do crescimento e disseminação do protestantismo estar associado com a burguesia e o capitalismo

ayrtonrennan
Автор

Eu amo esse canal, de verdade. Mas omitiu alguns fatos.
Pensa cmg...Cada apostolo foi pra um lugar diferente.
João foi pra Asia, Pedro pra Roma, outro pro Egito.

As escrituras foram feitas pelo menos ums 30-50 anos após a morte de Cristo, e cada escritura estava em um lugar diferente!
Quem definiu quais eram os livros corretos do novo testamento?

A biblia como conhecemos hj, o canon, so foi montada 200 anos após a morte de Cristo.
Havia uma discussão gigante em quais eram as escrituras inspiradas pelo Espirito Santo... alguns grupos queria incluir mais livros, como de Maria Madalena... E outros grupos queria remover os textos como Apocalipse.

Mas alguem precisou organizar a casa, e definir o canon como conhecemos hoje.
A igreja conduzida pelo Espirito Santo soube definir o canon e adicionar/remover os textos sagrados.
Por meio do Magistério, ou seja, pela autoridade dos bispos que foram sucedidos pelos apostolos, conseguiram definir a nossa Sagrada Escritura.

Por meio da Tradição, soubemos quais textos eram de verdade e quais eram de mentira.

Hoje parece fácil dizer quais são os livros da Biblia, mas na igreja dos primeiros séculos foi uma barra.

iaragomes
Автор

*OS 7 LIVROS DA BÍBLIA CATÓLICA SÃO INSPIRADOS? PARTE 2*

Este é o segundo comentário respondendo os argumentos apresentados neste vídeo, se você não leu o primeiro, leia antes de ler este, mas se já leu o primeiro, continue lendo este segundo:

No primeiro comentário eu disse que haviam 3 razões pelo qual o critério apresentado pelo autor do vídeo está errado, a primeira e segunda razão já foram apresentadas, aqui embaixo está a terceira.

3- O autor do vídeo não prova que este critério de ser citado pelo novo testamento é válido, aos 5:19 ele vai ainda mais longe dizendo que o critério é ser citado como "palavra autorizada por Deus" (antes o critério era simplesmente ser citado no novo testamento, agora é ser citado como palavra autorizada... Enfim, mudanças), porém nenhum dos dois critérios é provado pelo autor do vídeo, eles são simplesmente afirmados e não provados, mas como diz o cardeal São Roberto Belarmino: "se simplesmente [afirmar] é um sinônimo de [provar], então simplesmente [negar] é um sinônimo de [refutar]."

5:41 - o argumento do autor do vídeo para tentar expor uma contradição de Tobias com a eficácia da morte de Cristo chega a ser infantil, poderíamos usar o mesmo raciocínio para a fé: se é absolutamente necessário ter fé para ser salvo, então por que Jesus morreu na cruz? Se só o sacrifício de Cristo não é o bastante e também precisamos da fé, então o sacrifício de Cristo foi ineficiente... Percebe como esse raciocínio falha? Além disso Tobias *JAMAIS* disse que poderíamos dar esmolas sem ter fé, atacar isso é atacar um ponto que nunca foi defendido no livro, e portanto outra falácia do espantalho.

6:19 - Segundo a bíblia o homem é justificado pelas duas coisas, obras e fé:

"14. De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo?

15. Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano,

16. e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará?

17. Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma.

18. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

19. Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem.

20. Queres ver, ó homem vão, como a fé sem obras é estéril?

21. Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas obras, oferecendo o seu filho Isaac sobre o altar?

22. Vês como a fé cooperava com as suas obras e era completada por elas.

23. Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Abraão creu em Deus e isto lhe foi tido em conta de justiça, e foi chamado amigo de Deus (Gn 15, 6).

24. Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé?

25. Do mesmo modo Raab, a meretriz, não foi ela justificada pelas obras, por ter recebido os mensageiros e os ter feito sair por outro caminho?

26. Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta."
(São Tiago 2, 14-26)

7:30 - Se ele não menciona o livro de Ester mesmo sendo canônico então a fonte não está confiável...

8:45 - Isso tá muito errado... O próprio Martin Lutero dizia que o abuso de indulgências eram casos isolados que aconteciam sem o consentimento do papa, como pode ser visto nessa citação:

"Se, portanto, as indulgências fossem pregadas em conformidade com o espírito e a opinião do papa, todas essas objeções poderiam ser facilmente respondidas e nem mesmo teriam surgido." (- Tese 91 das 95 teses de Lutero; fonte: portal Luteranos).

Sendo assim, o reconhecimento dos livros deuterocanonicos não tem nada a ver com dinheiro, já que o próprio reformador admitia que o papa não tinha consentimento sobre o abuso de indulgências, esses livros foram mantidos simplesmente porque são inspirados e tem profecias quase que perfeitamente sobre Cristo, como essa profecia do livro da Sabedoria:


"1. Dizem, com efeito, nos seus falsos raciocínios: Curta é a nossa vida, e cheia de tristezas; para a morte não há remédio algum; não há notícia de ninguém que tenha voltado da região dos mortos.

12. Cerquemos o justo, porque ele nos incomoda; é contrário às nossas ações; ele nos censura por violar a lei e nos acusa de contrariar a nossa educação.

13. Ele se gaba de conhecer a Deus, e se chama a si mesmo filho do Senhor!

14. Sua existência é uma censura às nossas idéias; basta sua vista para nos importunar.

15. Sua vida, com efeito, não se parece com as outras, e os seus caminhos são muito diferentes.

16. Ele nos tem por uma moeda de mau quilate, e afasta-se de nosso caminhos como de manchas. Julga feliz a morte do justo, e gloria-se de ter Deus por pai.

17. Vejamos, pois, se suas palavras são verdadeiras, e experimentemos o que acontecerá quando da sua morte,

18. porque, se o justo é filho de Deus, Deus o defenderá, e o tirará das mãos dos seus adversários.

19. Provemo-lo por ultrajes e torturas, a fim de conhecer a sua doçura e estarmos cientes de sua paciência.

20. Condenemo-lo a uma morte infame. Porque, conforme ele, Deus deve intervir.

21. Eis o o que pensam, mas enganam-se, sua malícia os cega"
(Sabedoria 2, 1.12-21)

8:57 - Realmente o povo comum da Alemanha não sabia ler grego ou latim, mas isso é porque eles não sabiam ler nem o próprio alemão, já que a população da época era majoritariamente analfabeta (sendo a igreja católica a única na época e na região a disseminar as universidades para o aprendizado, enfim, outro assunto...)

Ao leitor que chegou até aqui: parabéns, poucos são os que tem ânimo e coragem pra ler um texto enorme como esse, ainda mais vindo do outro lado da moeda, mas espero que este comentário te faça refletir sobre se os argumentos apresentados nesse vídeo são mesmo dignos de crédito, que Deus esteja com vocês 😉

Miguel_