FACULDADE EAD PARA CONCURSO PÚBLICO: VALE A PENA? | Opinião Sincera

preview_player
Показать описание
👇🏼 Cronogramas De Estudo - Método 123passei 👇🏼

REDES SOCIAIS:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Dito por um professor de uma Universidade Federal: "meus alunos da graduação EAD passam mais em concurso do que os alunos presenciais, os alunos EAD aprendem a estudar sozinhos".

luizcarlosjunior
Автор

Fazer EAD foi a segunda melhor escolha da minha vida!!! A primeira foi aceitar Jesus kkkk. Ah, e detalhe: TODO MUNDO me falava que era furada fazer EAD, que era perda de tempo e pipipipópópó. MENTIRA!!! É o paraíso!! É liberdade total, e nenhuma enrolação!!!! Recomendo demais Mas é claro, vai de perfil pra perfil. Há quem prefira o presencial.

joaoduarte
Автор

Cheguei até o 5 semestre da faculdade de Direito (presencial), tentei conciliar com os estudos para concursos desde o 2, mas foi só reprovações em concursos e Dependências na faculdade. Foi aí que decidir fazer gestão pública EAD e consegui conciliar com os estudos para concursos e ser aprovado, atualmente já sou servidor público e aprovado no Concurso da Polícia Civil do meu estado, abraços! 🙏🏽

michelbomfim
Автор

Fiz uma faculdade semipresencial (Gestão de Recursos Humanos), já pensando em concursos. Consegui passar na PM do meu estado para o cargo de Soldado Combatente, na época o edital exigia nível superior em qualquer área. *TIRE CNH E FAÇA UMA FACULDADE, PQ DÁ CERTO!*

andrebrito
Автор

Fiz técnico em meio ambiente presencial de 2015 a 2018, ensino bom, porém era muito tempo gasto em locomoção, 60% da aula era dedicado e responder perguntas bestas ou os professores implorando pros alunos ficarem quietos. Me formei, e em 2019 comecei a estudar pra concurso, não tinha dinheiro então era tudo de graça que achava na internet. Fiz 2 naquele ano e passei. Em 2020 iniciei o curso de tecnologia em gestão ambiental (4 semestres e sem TCC ou estágio). Continuei estudando pra concurso. Final de 2020 pedi demissão do meu emprego pra fazer um concurso de nível superior pra fiscal ambiental (faltava 3 semestres pra me formar). Esse concurso foi adiado três vezes e foi só em julho/21 (pandemia né, infelizmente). Passei mas fiquei em 16°. Em outubro/21 fiquei sabendo que sairia concurso pro Estado do RS pra analista ambiental. O edital saiu na última semana de novembro junto com o do Ibama e ICMBio. Meu sonho sempre foi o Ibama tanto é que comecei a estudar pra concurso almejando o Ibama. Como não abriu vaga pra analista ambiental pro RS nem pro Ibama e nem pro ICMBio eu decidi fazer pro Estado. Fiz a prova e passei. Fiquei em 5° pro Estado. Estava com várias pendências. Meu diploma saiu no mês de junho/22, precisava tirar CNH B, registro do CREA. Fiquei muito feliz em ter ficado em 5°, a primeira colocada foi chamada mês passado. Agora já estou com tudo ok, falta o registro do CREA (vou tirar só quando o 3° for chamado). Faculdade: ok. CNH B: ok; registro CREA: pendente. Ahhhh e já estou fazendo pós-graduação porque dá R$500, 00 a mais no salário. Tudo isso com 22 anos meus lindos. Vindo de família pobre, criada pelo pai pois a mãe morreu, que já passou por tanta necessidade nessa vida, que já apanhou muito na cara pelo meu próprio pai. Que já foi humilhada de todas as formas possíveis. Que pediu demissão do emprego por não aceitar ser assediada por um superior (e eu era a melhor e mais inteligente funcionária daquele lugar asquerosos). Meu trajeto até aqui foi fácil? Jamais. 2019 vivi a base de arroz com salsicha porque carne era luxo. Era sabonete em barra na esponja de banho pra economizar (aliás, dura quase um mês a unidade na esponja). Era escolher entre comprar um shampoo ou investir em estudo. Era dias pensando e até tentando acabar com minha vida porque não aguentava mais. Mas o que eu aprendi com tudo isso? É que Deus nunca te dá um fardo maior que você pode carregar, que ninguém nessa vida é burro, não foi porque nasci de família pobre que eu não sou capaz de chegar muito longe e, de fato, eu cheguei. 22 anos, e provavelmente ano que vem com 23 já estarei trabalhando como analista ambiental e ganhando meus quase 8 mil no mês. Valeu a pena, cada coisa que já passei nessa vida, cada perrengue, cada dor, sofrimento.

Vale muito a pena investir em um tecnólogo EAD principalmente se o concurso que você almeja exige só "superior completo em qualquer área".

Edit: fui nomeada em janeiro de 2023 para o cargo de Analista Ambiental e não tenho palavras pra descrever o quão feliz estou. Vale muito a pena pessoal!

anajuliaseibel
Автор

Fazia engenharia numa universidade federal, mas demandava muito tempo e não dava para conciliar com o trabalho e o estudo para concursos públicos, com isso tranquei o curso e comecei o EAD em Gestão Pública, e estou gostando bastante.

bdbhivs
Автор

Já passei por 3 universidades federais e não me adaptei ao presencial, hoje faço ead 100% na unopar e não me arrependo de ter deixado as 3 federais, melhor escolha da minha vida, consigo fazer as coisas no meu horarario E O MELHOR estudo apenas 1 disciplina por mês na unopar, não são varias disciplinas ao mesmo tempo deixando o aluno maluco com tanta coisa, apenas uma o mês inteiro.

victorss
Автор

Se você quer "viver a universidade", como dizem, faça presencial e boa sorte, porque demanda muito tempo, paciência, esforço e recursos. Se você quer apenas o diploma para apresentar na posse ou conseguir um aumento de salário, não pense duas vezes, a opção correta pra você é a EAD. Fiz presencial (acho que 50% do tempo de graduação passei no ônibus ou fazendo outras coisas aleatórias que vão aparecendo pelo caminho dentro da universidade). Hoje, não penso em fazer outra graduação presencial. Além disso, acredito que a EAD vai tomar grande espaço daqui pra frente.

jacksondacostabarros
Автор

Antes eu tinha certo estigma quanto a fazer uma graduação na modalidade EAD; hoje tenho o pensamento totalmente diferente. Aliás, não consigo imaginar como seria fazer um curso presencial e conseguir conciliar com o trabalho, estudo para concurso e outras atividades pessoais.
Sabendo que o diploma que a EAD lhe fornece é válido do mesmo modo que na modalidade presencial, sabendo que terei mais liberdade para decidir quando irei realizar minhas atividades acadêmicas; que tenho o estilo de estudo mais solitário, algo mais voltado ao autodidatismo, fora outras vantagens; por que não fazer um curso nesta modalidade?

bboylilflex
Автор

Lembrando também que o ensino EAD pode ajudar os concurseiros a criar autonomia nos estudos.

ryansoares
Автор

Eu não sei se vou agregar algo na vida de alguém aqui nos comentários, mas eu tenho uma dica: Na Uninter vc pode estudar no polo usando os computadores e a biblioteca deles sem custo adicional para quando estudar em casa está cansativo, monótono ou conturbado. É bom pra quem acha que não consegue estudar em casa, de repente criar seu cronograma de modo a sempre ou às vezes ir estudar no polo!

carolddams
Автор

Meu foco sempre foi concurso público e ano passado eu optei por um tecnólogo EAD ao invés de cursar Direito presencialmente. Confesso que não me arrependo da escolha, em julho de 2023 eu concluo minha graduação!

jonathacarvalho
Автор

Eu estudo na UniCesumar, e sou apaixonado por ela! Também estudo na Uninter.

Já estudei em outras, como as faculdades do grupo Kroton, Uniasselvi e não me adaptei na forma como as aulas eram ministradas, sempre sentia que faltava alguma coisa para que realmente fosse uma universidade. Depois que entrei na Unicesumar, percebi o quanto eu evolui, tanto nas disciplinas quanto intelectualmente, no sentido que realizar trabalhos acadêmicos, pois durante todo o curso você tem acesso a mediadores e professores, que te ajudam em absolutamente tudo o que precisar.

Você recebe livros impressos em todas as matérias, o que é um grande diferencial, já que a maioria das faculdades só oferece o material em PDF. No ambiente virtual, existem aulas gravadas, que são chamadas "aulas conceituais". Elas são um resumo das unidades do livro que você lê. Por exemplo, você leu a unidade 1, então tem que assistir a aula conceitual 1, que falará os principais pontos daquilo que você leu. Além disso, durante a semana, você tem uma aula ao vivo, em que, mais uma vez, o professor aborda aquele conteúdo. Por isso, acho praticamente impossível alguém não aprender na Unicesumar. Você vê os conteúdos por várias vezes, e aprende de uma forma natural.

As atividades não são cansativas. Diferente de muitas faculdades, em que você só marca x nas questões e pronto, na Unicesumar você coloca tudo em prática na atividade. Existe uma atividade chamada de MAPA, nela é cobrado temas reais da profissão que você escolheu, e você precisa resolver aquele problema como se já estivesse trabalhando com aquilo. Ou seja, já entra em contato com termos e assuntos que podem ocorrer no dia a dia antes mesmo de terminar o curso, para que quando aconteça realmente, já saiba como agir.

Enfim, sou completamente apaixonado pela Unicesumar, e não troco ela por nada! Sem falar no Studeo, que é perfeito!

Outro diferencial, é que a própria Unicesumar paga para o alunos o pacote Office. Durante todo o curso, pode usar sem custo. Além disso, cada aluno tem acesso ao Google Education, com o Google Drive com armazenamento ilimitado. O acesso ao drive é vitalício, inclusive após finalizar o curso.

A Unicesumar tem um programa de indicação chamado "eu indico". Se alguém estiver pensando em estudar nela, por favor, use meu código que nós dois ganhamos 20% de desconto na mensalidade. Não custa nada, e nós dois ganhamos :D

Meu código: MAVOSV (é só apresentar esse código no polo ou no site que automaticamente já ganha o desconto).

Caso queira estudar na Uninter, use o RU: 4217984 na hora da inscrição e ganhe 50 reais de desconto.

mribeiro
Автор

Sinceramente eu já fiz uma faculdade presencial (Publicidade na Unicarioca - Rio Comprido RJ) depois eu migrei para o EAD. Te falar que na minha experiencia o presencial foi horrível. Nem digo pelo fato do tempo no transito e a distancia, mas mais pelo fato de que no presencial é uma bagunça. Muita gente indo pra faculdade pra fazer social então a sala era uma zoeira. Isso claro dependendo da turma.

Os professores estavam lá somente pra dar a aula e (quando dava) até estavam disponíveis para tirar dúvidas, mas nada que um fórum em um portal EAD tbm não resolva. E pra falar a verdade ter um professor explicando ou ver uma vídeo aula não tem nenhuma diferença.

Esses pontos negativos citados no vídeo tbm concordo. Fácil passar, todo conteúdo esta na internet e dependendo da faculdade algumas provas são em casa... então já viu né... se vc tiver o compromisso de aprender faça bem. O diploma é garantido, mas não fique só no que é abordado pela grade da faculdade.

raphaelnascimento
Автор

Mano eu trabalho em uma instituição de ensino EAD e estudo em uma faculdade pública, cara compensa demais, EAD pra quem sabe sentar e estudar consegue sim, o povo da minha sala reclamava do EAD na pandemia, quando voltamos presencial eles descobriram o que eu já sabia, pra quem é da farra e não quer nada com nada, EAD ou presencial vai adiantar porra nenhuma. Ótimo vídeo mesmo, eu o que eu aprendi de direito foi em EAD pra estudar pra concursos.

MatheusOliveira-udos
Автор

Eu faço EAD justamente com foco em concursos e compensa demais. Já estive em presencial e não sinto falta de diversas coisas de lá.
Compensa sim fazer pós-graduação mesmo sem ser concursado. As pessoas só olham para o depois, tem muito edital saindo (e não são remunerações ruins) que pede pós-graduação como requisito de entrada. Vi um do CRF SP, que além de pós na área precisa de experiência comprovada. Depende muito do que a pessoa quer pra vida dela e pra qual cargo ela esruda, de vez em quando é bom olhar por lado enquanto o seu não sai e se for com os mesmos assuntos, é perfeito de dá essa olhada.

suziysantos
Автор

Fiz uma graduação na FATEC presencialmente na primeira metade. Era bem longe de casa, e na maioria das vezes eu passava mais tempo no ônibus que no próprio Campus.
Só que a pandemia chegou, e as aulas começaram a ser online. No início foi péssimo, porque ninguém sabia como lidar (alunos sem acesso a internet que iam na casa de outros colegas pra continuar a graduação, já que nos primeiros meses era tudo ao vivo, sem salvar). Quando todo mundo já estava mais ou menos acostumado e melhor organizado - biblioteca digital, salas de monitoria e orientação online - funcionou muito melhor.
Hoje eu realmente prefiro o EAD. Até gosto do contato humano e da troca que o presencial traz, mas sinto que o EAD é muito mais tranquilo e melhor de se aprender.

sthefanidosreis
Автор

Fiz gestão pública, na pandemia encarei o começo de uma graduação de direito. Na hora de começar a ir p aulas presenciais meu chefe me mudou de horário e basicamente meus horários têm conflitado. Resumindo.. tranquei o curso e só ando estudando p os TRT's. Como não trabalho fds consigo ir fazer as provas, contudo depois q vc tem a flexibilidade para estudar como, quando e onde quiser ir p presencial é sim uma penitência por todos os motivos q vc cita em vídeo. Concordo com tudo q pontuou e aconselho olharem no site do MEC as faculdades EAD para averiguarem se estão com tudo certinho e dentro da legalidade antes de se inscreverem. ☺️🙏🏽

jack.teck-
Автор

Isso é muito pessoal, no meu caso valeu a pena, porque entrei no serviço público e trabalhava em plantão e fiz faculdade ead para prestar prf pf .

jcs
Автор

Minha humilde opinião, eu faço EAD de contabilidade e digo a você eu já trabalhei no Bradesco tô indo agora para o Itaú e fora que eles preferem quem tem tempo livre seja estudando a noite ou EAD muitos que eu conheço que terminaram a graduação e não tem experiência nenhuma estão desempregados, e para concurso você foca só naquilo que é importante é não tem que pegar transporte público se estressar na rua se expor a roubos é outra vida

roberts