Positivista ou interpretativista: Abordagem epistemológica da pesquisa - Pesquisa na prática 55

preview_player
Показать описание
Positivista ou interpretativista: Abordagem epistemológica da pesquisa - Pesquisa na prática 55

Abordagem epistemológica da pesquisa: você sabe o que é? Para conduzir uma pesquisa científica, seja para o mestrado, doutorado ou para um artigo científico, é necessário identificar a abordagem epistemológica que está sendo seguida. Isso facilita muito as escolhas metodológicas da pesquisa.

Neste vídeo, o Felipe resume tudo o que você precisa entender sobre a abordagem epistemológica. De forma simplificada, ele explica o que é uma pesquisa positivista e o que é uma pesquisa interpretativista, as duas abordagens mais comumente utilizadas na pesquisa científica.

📌 Referência: CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: Escolhendo entre cinco abordagens. São Paulo: Penso, 2014.

------------------------------------------
#academicapesquisa #mestrado #doutorado
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Cara, você é o protagonista da série "The Good Doctor", obrigado pelo vídeo.

celsomarques
Автор

Muito bom o conteúdo! Só tenho uma observação: o positivismo não vê o mundo de maneira fixa. Para os positivistas a realidade está dada, mas ela não é imutável

igorfarias
Автор

Oi! Acho que um exemplo legal sobre a diferença de uma visão positivista e interpretativa de uma garrafa é que interpretando a realidade podemos entender que uma garrafa, levando em consideração a sociedade e a história, é, também, um produto. Então a realidade superficial é que uma garrafa plástica de água é um objeto de plástico que carrega água e a realidade interpretada é que é um produto.

mariacostabittencourt
Автор

E eu aqui cheia de interrogações...aí vem você com essa explicação Fantástica. Muito obrigada. Deus o recompense !

lumigueis
Автор

Olá, boa noite. Espero que estejam todos bem!
Me escrevi no canal.
Ótimo conteúdo!
Uma sugestão, falar dos 4 paradigmas de Burrel e Morgan. Focar no paradigma "FUNCIONALISTA", pois é o mais usado. Obrigado!

thiagofaleiro
Автор

Olá Felipe! Muito boa a sua explicação, foi eloquente e objetivo, mostrando que tem conhecimento. Continue a adquirir mais conhecimentos, pois vc explana de forma clara, com conteúdo. Parabéns!

sfvarandas
Автор

Excelente conteúdo. E sim, não é abordado nas disciplinas (no meu caso) de graduação. Muito obrigado.

ickaroamorim
Автор

Estou embasbacado com a simplicidade desse professor e a forma coerente e científica dessa explicação. Tirou um gigante da minha cabeça.

walterfonseca
Автор

Excelente explicação, muito obrigada!😀

MariaHelena-qvvi
Автор

Excelente vídeo. Esclarecedor. Parabéns pela condução do vídeo!

gurgelmarcus
Автор

Qual a diferença entre interpretativismo e construtivismo social? Otimo video!

ResendeContas
Автор

Sensacional sua explicação. Muito muito obrigada. Precisávamos de uma canal assim.

kassiabguedes
Автор

Que bacana Felipe, bom ver alguém da CA fazendo conteúdos de qualidade para academia geral. Parabéns e sucesso!

leonardokirchner
Автор

Parabéns e obrigada pelo vídeo sensacional e esclarecedor! Gostaria de sugerir um vídeo sobre as demais possibilidades de paradigmas e os métodos científicos utilizados por cada uma, seria ótimo!

milena_amaral
Автор

Excelente aula. Sonho ser auto nível igual os apresentadores desse canal

auroratri
Автор

Olá. O materialismo histórico e dialético está onde? Está dentro de algum desses ou não foi abordado nessa sua explicação?! Pela exposição, pareceu mais com interpretativista, mas não necessariamente!!

Tanycarioca
Автор

Muito bom, gostei muito. Ajudou a perceber e a fazer um trabalho para a minha Licenciatura em Educação. Cumprimentos e continua o bom trabalho!

maestroo
Автор

Parabéns Felipe! O vídeo é muito esclarecedor. Só gostaria de tirar uma dúvida. Se a análise temática é um tipo de análise de conteúdo, então, a abordagem é positivista? Mas, existem autores que falam que na análise temática, os dados devem ser analisados de forma mais interpretativa e não só descritiva...

CrisJacob
Автор

survey necessariamente precisa usar escala, sendo empregada em abordagens quantitativa apenas?

carolinacarioni
Автор

Oi! Estou tentando encontrar autores de ficção que apresentam enredos, cenários, arcos de personagens por uma visão interpretativista. Sabe dizer algum? 
E ainda, você conhece sobre o Objetivismo que não seja o que Ayn Rand "criou"? Eu li que existe um Objetivismo de origem na Grécia antiga, que se modificou ao longo da Idade Média, mas essa informação está em apenas 1 livro que encontrei, todos os outros resultados são sobre o Objetivismo de Ayn Rand.

jbenvindo