QUAIS OS MELHORES ESTILOS DE APRENDIZAGEM? [CIÊNCIA RESPONDE]

preview_player
Показать описание
Corte do Episódio Especial sobre Ciências e Estudos Seguindo a nossa série de Episódios Especiais, temos a honra de receber José Mário Chaves, Neuroeducador, pesquisador, jurista e professor universitário; Diretor da Evolutio - Centro Brasileiro de Capacitação Neuroeducacional; Consultor ad hoc de revistas científicas; Cursou doutorado na Universidade Católica de Santa Fé (eleito o melhor aluno da turma); Fez mestrado na PUC Minas (único aluno que recebeu distinção acadêmica magna cum laude); Possui mais outras 10 pós-graduações na área de Neuroeducação, Aprendizagem e Direito; Autor de 11 livros e diversos artigos científicos. Falaremos sobre a base científica sobre inúmeros métodos e técnicas de estudos, confira!

Redes sociais do convidado:

-------------------------------------------------------------------------------

🏆 Venha estudar com o Prof. Diego Pureza para as carreiras policiais:

INSTAGRAM
TELEGRAM

#DPPodcast #ConcursosPublicos #podcast
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Este vídeo quebra um paradigma predominante no mundo do Ensino. Esse "DP Podcast" é pura qualidade. Aprendendo muito por aqui com os vídeos do Canal. Foi uma grande ajuda pra eu me organizar e passar no INSS 2022 começando a estudar pós-edital, sem nunca ter visto Previdenciário na minha vida. Parabéns ao time responsável pela criação e organização.

edivamgomes
Автор

O engraçado é que vários outros que passaram no podcast falam o contrário do que ele falou, o que ele falou me faz bem mais sentido do que os que muitos que vieram no programa e falaram o contrário.

ofantasticojaspion
Автор

Este vídeo relata exatamente como é minha rotina habitual de estudos. Sou estudante de medicina e aplico as três formas mencionadas para estudar TODOS os conteúdos. Acompanho o canal pois gosto de ver as dicas e relatos apresentados por vocês em cada entrevista. Agradeço muito pelo conteúdo de sempre que é de uma tremenda qualidade!

DiiGmez
Автор

Gente eu comesei a estudar novamente com 49 anos, terminei uma faculdade com 51 anos e iniciei no mundo dos concursos com 52 anos, sabe o que eu estou fazendo?matérias como português que eu sempre tive mais dificuldade eu voltei para trás e comesei do zero novamente, literalmente do zero a ponto de pegar livros de 6 ao 9 ano primário para relembrar assuntos que não recordava mais, fui pagar a conta que ficou para trás e comesei a melhorar muito na disciplina de português, ja consegui passar em dois concursos, um a nivel municipal onde tinham 600 inscritos para 12 vagas, eu entendi que teria que ir subindo um degrau de cada vez, agora estou me preparando para os concursos a nivel federal. O importante é ter uma rotina de estudos e não desistir.

nando
Автор

Melhor entrevistado até hoje do podcast.

BarbaraMonteiro-gdwp
Автор

Esse cara falou exatamente o que eu sempre adotei, muito bom.

eu p. ex. estudo constitucional por pdf, já tributário prefiro vídeo aula.

fabiovianamateus
Автор

Amo quando alguém fala de um assunto baseado em evidências.
Esses coaches são RIDÍCULOS!

andsonguimaraes
Автор

😎🎯🏆Pesquisador e Professor da área. Recomendo, livro dele top. Cuidado pessoal, não enriqueçam coachs sangue suga de concurso 💸💸💸💸💸procurem seu aprendizado individual.

josueliu
Автор

Que me lembre, o método VARK não foi criado por um coach qualquer, mas por um professor mediante as experiências que obteve em sala de aula. Observando a prática de alguns colegas professores e do motivo pelo qual alguns obtinham êxito no ensino e outros não. Outra questão é que todo educador sabe que precisa trabalhar com estratégias diferentes em sala, não somente pelo fato de seguir um método, mas por oferecer estímulos diferentes aos seus alunos. Então, na minha concepção, os estilos de aprendizagem são sim, muito válidos. E com isso não quero dizer que devemos estudar ou ensinar apenas de uma maneira, mas utilizando tudo o que estiver à disposição, observando sempre as estratégias mais viáveis.

DANISOUZA-xc
Автор

Polivalente: usar todos os estilos de aprendizagem, mas para um melhor conhecimento tem que usar a visão, audição e cinestesia, com esses três o indivíduo se sai muito bem.

junior
Автор

Essa ideia é herança da PNL. O Bandler já dizia que o melhor é fazer a pessoa usar os que ela não tem familiaridade, até abrir todos os canais de aprendizado.

rangelcomcerteza
Автор

Eu não sei o que eu sou, auditivo, visual ou sinestésico...mas creio que seja isso mesmo, a pessoa ouve e acha que é auditiva, porque só ouvir é mais agradável do que ler. Na verdade tem que fazer de tudo um pouco.

Walterwai
Автор

Vendedor de livro é foda, basta ter certeza do que está falando que o pessoal acredita
O rolê é que cada tipo de estudo não significa que uma pessoa que é mais visual só estude visual, ele mesmo explicou o conceito certo do assunto e se baseou em um ponto de partida errado
Obviamente a tendência para a Geografia, no exemplo que ele mesmo deu, é a pessoa ser mais visual, mas não é regra, afinal, mesmo na Geografia nem tudo é puramente visual, ou seja, de território, e mesmo se falarmos sobre a parte física, palpável, você não precisa ver ou tocar o núcleo da terra para saber o nível de pressão e de calor. O aprendizado tem muito mais relação com a assimilação do que está sendo passado do que a criação desse conhecimento

AutismoPensante
Автор

O cara sincero e honesto é fera: NENHUM

lucascorreia
Автор

Discordo. Primeiro que o homem possui os três estilos com uma prevalência maior em um deles. Sou auditivo e me dava muito bem nas aulas tradicionais expositivas. Segundo que não é porque a pessoa é auditiva que ela tem que aprender tudo ouvindo, até mesmo tem tipo de conteúdo que isto não é possível como uma mapa por exemplo. A outra questão que influencia é o tipo de estilo de racicionio. Por exeomplo sou abstrato sequencial e isto também explica porque não tenho tanta necessidade de conteúdo visual. O que as perquisas mais recentes mostram é que quanto mais estímulos a pessoa receber melhor a fixação, ouvir, ver, sentir. Inclusive a memória funciona assim, quanto mais estímulos e envovimento emocional mais aquilo ficará fixo mas nemtodo conteúdo isto é possível...

Sigma
Автор

Prof. em Geografia, chamamos essa leitura de Cartografia.

gilbertoramiro
Автор

Resumindo: Não existe "pessoa mais auditiva, visual ou sinestésica", mas formatos de conteúdo mais adequados para determinado assunto. Ex: Ensinar/aprender Geografia com mapas ao invés de som

pativaladao
Автор

Querem saber como estudar certo?. vai atrás de um concurso. Irão aprender a como estudar no meio do caminho.

luanvieira
Автор

É... Senhor que é pika... Michel Knowles pai da andragogia é nada na sua frente Dr...

falbermarlon