GILBERTO GIL e @pretagiloficial - Drão [Clipe Oficial] #EmCasaComOsGil

preview_player
Показать описание
Drão faz parte da trilha sonora de "Em Casa Com os Gil", reality Original do @PrimeVideoBR que, em sua primeira temporada, reuniu a família Gil em sua casa na serra. A docussérie é uma produção da Conspiração Filmes.

LETRA:

Drão
O amor da gente é como um grão
Uma semente de ilusão
Tem que morrer pra germinar
Plantar nalgum lugar
Ressuscitar no chão
Nossa semeadura
Quem poderá fazer
Aquele amor morrer!
Nossa caminhadura
Dura caminhada
Pela estrada escura

Drão
Não pense na separação
Não despedace o coração
O verdadeiro amor é vão
Estende-se, infinito
Imenso monolito
Nossa arquitetura
Quem poderá fazer
Aquele amor morrer!
Nossa caminha dura
Cama de tatame
Pela vida afora

Drão
Os meninos são todos sãos
Os pecados são todos meus
Deus sabe a minha confissão
Não há o que perdoar
Por isso mesmo é que há
De haver mais compaixão
Quem poderá fazer
Aquele amor morrer
Se o amor é como um grão!
Morrenasce, trigo
Vivemorre, pão

Drão

© Gege Edições / Preta Music (EUA & Canada)

“Há canções de maturação, que começam por uma pílula de criação – por uma gota que colore a água no jarro e vai decantando; um dia você pega aquele precipitado lá no fundo e trabalha nele. É um modo; Expresso 2222, por exemplo, foi feita assim. Mas há canções que demandam esforço concentrado por considerável período de tempo de realização intensiva. Drão está entre essas.

“Sua criação apresentou altos graus de dificuldade porque ela lidava com um assunto denso – o amor e o desamor, o rompimento, o final de um casamento; porque era uma canção para Sandra [apelidada Drão – daí o título da música] – e para mim. ‘Como é que eu vou passar tanta coisa numa canção só?’, eu me perguntava. Além disso, havia a exigência de excelência, de que o versar tivesse capricho. Então demorou dias e dias de trabalho.

“Eu me lembro de estar sentado no chão, anotando frases no caderno, com o violão do lado, e de repente sentir o sufoco do coágulo da criação, e ao mesmo tempo a iminência da explosão da via criativa, e não aguentar, saindo dali e indo para o quarto me deitar e deixar, então, aquele coágulo se dissolver, criando filetes que se encaminhavam pra aqui e pra ali… Aí o cérebro e o coração entumeciam, algumas idéias fluíam, e dois, três ou quatro versos saíam. Satisfeito, eu fechava o caderno e ia embora cuidar da vida. Saía, passava o dia fazendo outras coisas, chegava de noite eu retomava; ficava a madrugada toda de novo.

“Outra exigência que eu me colocava era de não me precipitar. Eu queria que o fazer, a prática, o empirismo da realização fossem observados pelo meu ser ali à distância: eu tinha que contemplar o feitio da canção. Ao lado do esforço, da tensão concentrada, tinha que haver a descontração, o relaxamento concentrado – as duas coisas, e todas essas exigências sobrepostas determinando o modo de compor a canção.

“Fazer música é uma loucura quando você se coloca tantos problemas.”

Siga Gilberto Gil nas redes sociais:

Ouça Gilberto Gil nas plataformas de streaming:

#EmCasaComOsGil #GilbertoGil #GegeProds
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Quando eu estou chateado por ser brasileiro, escuto Gil e me lembro do privilégio de ter Gil como conterrâneo!

brunoxavier
Автор

Preta tá cantando lindamente. Que bonito esse ciclo de vida e arte tão colados na vivência dessa família.

arianematos
Автор

@PretaGil é fruto do Drão...Cada vez que Gil olha nos olhas da Preta o amor brota como grão de Drão...

arlei
Автор

Me emocionei com a Preta aqui também…ela segurou firme pra não chorar e fez a gente chorar com ela! Parabéns, seus lindos!❤

BiaMeloOficial
Автор

Que espetáculo, que harmonia. E Preta cantando na música para a mãe dela Sandra

cissatuy
Автор

arrisco a dizer que é a gravação mais intensa já feita . nosso Gil está no auge da sua existência e plenitude . salve nosso orixá em vida ! que série espetacular . Família incrível

fercfm
Автор

"A Vida sem música seria um erro "
Se não houvesse artistas maravilhosos, eu já teria morrido. Gil, obrigada por existir ! 🌹⭐❤🤩😘

ivi
Автор

Linda Homenagem a mãe de Preta Gil, Sandra Gadelha(Drão) feita durante a separação. Cada ano que passa, fica mais carregado de emoções.

gersoncunha
Автор

Chega a dar arrepios ouvi uma música de qualidade dessas na voz dessa família de artistas maravilhosos 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

alansouza
Автор

Eu não consigo não chorar ouvindo Drão. Como Gil conseguiu fazer uma coisa tão bonita, mesmo com o fim de um amor. E Preta conseguiu me emocionar ainda mais. Hoje canto essa música como uma declaração de amor aos meus pais e um entendimento, depois de 30 anos, de que não há o que perdoar, que o amor é semente e deixa frutos, mesmo quando acaba. O amor sempre sobrevive, ainda que mude. "Quem poderá fazer aquele amor morrer, se o amor é como um grão?"

Camilefes
Автор

A família mais amada do Brasil. Vc são a máxima expressão da Lindeza. Eu e minha família amamos todos vocês. que o universo abençoe essa lindíssima família.

GRSJR
Автор

Em uma época que tudo se tornou tão descartável, as relações, as pessoas, "Drão" surge como uma linda oposição e defende que no lugar do encerramento há a renovação com a mesma legitimidade e valor do seu estado anterior. Simplesmente o legado mais poético de uma separação.

marianadavi
Автор

Aquí mais um argentino, "meio brasileiro", . Eu vou escutando, ora um disco, ora outro, um autor e outro. Agora estou na fase GIl, adoro o disco "Quanta", tem letras que são pérolas mesmo.

gustavoradulovich
Автор

Depois que entendi a letra dessa música e de ouvir o depoimento da Preta, não consigo não chorar toda vez que escuto. É de uma beleza, intensidade, tristeza e paz ao mesmo tempo. Nem sei dizer. Só sei que eu choro.

debsiqueira
Автор

Agora pensando sobre o quanto o amor apenas se transforma, mas não morre, fico reflentindo sobre a transferência ao longo das gerações de emoções, tanto de amores quanto de traumas.
E aí faz muito mais sentido o conceito de ciclo familiares de segredos, que caso não sejam falados e tratados se repetem.
Ao mesmo tempo, sinto que faz cada vez menos sentido o medo do esquecimento após a morte. Pois, mesmo que não falemos ou lembremos dos antepassados, sua herança ainda se perpetua em nós, e parte deles, tanto física quanto emocional ainda está aqui apenas se transformando.
"Morre, nasce trigo, vive e morre, pão ".

schelly
Автор

Gil e Preta...
É lindo mesmo !!!

Beijos à todos que curtiram essa música!!
😊

MarcoAntoniodeSouzaPimentel
Автор

Ser Brasileiro e ainda mais ser baiano...ser da terra do Gil, Caetano, Betânia, Caymmi...etc... é muito gratificante...

robsonsantana
Автор

O chão sagrado do Brasil pariu um artista como esse e sua descendência igualmente brilhante. Me sinto orgulhoso do Brasil.

severoygor
Автор

A voz da Preta é linda demais! Emocionada

marirabelo
Автор

Adorei quando a Preta canta. Lindos lindos!!!!

renataferreira