DICAS PARA ENCONTRAR SEU ESTILO COMO ESCRITOR

preview_player
Показать описание
Como encontrar seu estilo de escrita? Estilo de escritor (voz de escritor) tem a ver com as escolhas que o escritor faz em relação à linguagem no seu livro. Veja o que estilo de escritor e 3 dicas + exercício prático para desenvolver seu próprio estilo!

----------------------------------------------------------------

► MEUS LIVROS:

• Livro de sociologia da literatura que pretende responder às perguntas: quem pode ser considerado escritor no Brasil contemporâneo? O que define essa identidade?

• Baseado na minha monografia nota 10 no curso de Ciências Sociais da UFF e com prefácio do prof. Dr. Roberto Acízelo de Souza.

• Simone e Dandara, melhores amigas que se separaram no fim da escola, se reencontram anos depois durante um exame de ultrassom. Dandara está grávida do namorado. Ela o ama, mas ele não entende as questões raciais que a afetam nem o racismo que parte de sua própria família. Simone é médica e cursa mestrado na área, mas a dedicação em ajudar nas contas da casa e em ocupar um espaço que parece não ter sido feito para pessoas como ela a fez abandonar sua vida afetiva. Juntas de novo, elas encontram apoio uma na outra.

• Escrito em coautoria com Ana Rosa como parte da série antológica Melhores Amigas (cada livro da série é uma história independente).

• Livro de ficção - distopia - ambientado num país fictício dominado por uma ditadura militar, onde uma jovem de classe média que acabou de ter o pai preso misteriosamente se vê obrigada a ajudar um grupo rebelde com um plano ambicioso e polêmico: matar o presidente para acabar com a ditadura.

• Vencedor do Prêmio Wattys 2018.

----------------------------------------------------------------

► MEUS CURSOS DE ESCRITA NA UDEMY:

----------------------------------------------------------------

► LINKS AFILIADOS (você paga o preço normal e o Ficçomos recebe uma comissão)

🔵 Cursos de escrita do Vilto Reis:

----------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------
Meu nome é Wlange Keindé, sou escritora, poetisa, cientista social pela Universidade Federal Fluminense, Mestra em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e curso especialização em Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Este é o Ficçomos, um canal literário para escritores. Criei o canal em 2014 para compartilhar minhas pesquisas e análises sobre a arte de contar histórias e para divulgar meus livros.

Aqui você encontra conteúdos como dicas para escrever melhor, análises de livros clássicos e contemporâneos, conceitos importantes para escritores, informações sobre o mercado editorial e plataformas de publicação independente, conceitos e dicas para poetas, recomendações de livros teóricos para escritores e poetas, entre outros. Na aba "playlists", você pode conferir os vídeos separados por tema. Espero que goste!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Às vezes, eu quero encontrar logo um estilo, porque eu smplesmente só quero me destacar entre os outros, e isso não acontece só na escrita... O que acaba me prejudicando muito

vinnymonteiro
Автор

Eu sou desenhista e isso também já foi um bicho de sete cabeças na minha vida artística e não sabia que seria do mesmo jeito na escritura kkk

Obrigado pelo vídeo 🎉❤

brenolima
Автор

Vou ter que discordar de um comentário sobre a dica três. É legal mostrar seu texto para outros escritores ou para leitores que talvez não tenham tanta afinidade com o tema sobre o qual você escreve, mas pedir opiniões para pessoas que não são leitoras costuma resultar em comentários muito rasos como "legal", "gostei" ou um simples "não gostei" de alguém que sequer sabe explicar do que não gostou o que pode ser desmotivador. Ser criticado por alguém que sabe do que não gostou te ajuda a avaliar se aquilo é uma questão de gosto ou se é um erro da sua parte. E esse nível de crítica só é possível com referências.

bnslnp
Автор

O estilo para mim tem um significado todo pessoal, tipo é como se fosse minha digital, minha identidade imprimida no papel, a tinta nesse caso é o meu suor, que sai por causa da força que uso para encontrar palavras no fundo do meu consciente!

alberto_NovoMvndo
Автор

O problema é ler varios autores e perceber que consegue meio que "imitar" estilos. Isso deixa a gente confusa e parece que o caminho pra descobrir o estilo próprio se torna muito longo, especialmente pq nunca descobrimos do que não somos capazes. Sou muito fortemente influenciável 🙈

irenegiglio
Автор

Ah! Esqueci de agradecer pelo trabalho fundamental que você faz, para todos os escritores do Brasil, o seu canal é o mais simples e também o mais completo. Valeuzão! Outro detalhe: nesse vídeo eu reparei que você está mais bonita que de costume! Um abraço forte!

alberto_NovoMvndo
Автор

Amo como a Wlange consegue me inspirar a escrever. ❤

marcosdesouza
Автор

Depois de muito matutar e testar estilos, meu estilo de escrita se definiu na pergunta "Como eu contaria essa história do mesmo modo para um idoso, um adulto e uma criança?"
O meu estilo se baseia em só contar a história como eu quero, depois eliminar redundâncias e repetições. Uso um vocabulário bem informal, mas sem muitos regionalismos, pra tornar a história acessível pra todos. A única parte em que eu me solto mais e uso palavras mais chiques são nos insultos e nos exageros, dando um tom mais juvenil e caricato. Mas eu não uso palavrões, o que torna a história acessível não só para todas as regiões mas também para as idades, não tornando ela muito infantiloide mas também não muito monótona.

matheusmariani
Автор

O meu estilo é bastante enxuto sabe, principalmente nas descrições, carrega um ar crítico, objetivo e detalhado. Entretanto, nas cenas "emocionais" tudo se torna mais subjetivo, um pouco inefável de se entender, voraz demais e misturado com análise psicológica.

Tem um toque de sarcasmo também, humor, levemente, e os meus personagens são expressivos, tanto verbalmente quando corporalmente, e isso é muiro mostrado na escrita, eu dou atenção a críticas sociais (realidade, razão), a expressao emocional (os sentimentos, identidade, estado emocional dos personagens" e também a aparência, gosto que meus personagens tenham estilo próprio, se expressem de um jeito único, fal de um jeito único, pensem de um jeito único e tenho identidade própria expressada em tudo o que fazem do início ao fim.

Acho que essa forma crítica de escrever vem da minha paixão por fazer redação, textos críticos, gostar de debates.

Tem uma cesta elegância por ser principalmente de gêneros como romance histórico ou ficção histórica, mas com uma realidade atemporal, é como se eu estivesse no passado falando sobre o presente (por muitas vezes, os fatos históricos, serem interligados e semelhantes ao do presente), isso, através dos meus personagens. Principalmente do protagonista, eu uso o protagonista, sempre, como porta-voz das minhas opiniões próprias (claro que cada um com sua personalidade), mas sempre me uso de pessoa que experienciou tal coisa para falar sobre aquilo e isso não sobre coisas que vejo criticamente, mas também sentimentos que já senti e sinto e também as relações familiriares, sociais etc.

Gabi-efon
Автор

Eu estive fazendo esse exercício, e eu me inferifico muito com o estilo de diario sabe? Sei la, é mais espontâneo e flui melhor, por que é escrito em primeira pessoa então pra mim acaba sendo mais prático

davirodriguesmarques
Автор

Oiii, eu sou seu fã e comecei a escrever vendo seus vídeos, hoje em dia já estou terminando o livro, embora eu acho que falta bastante! Mas eu estou no caminho e tentando melhorar cada dia mais, eu gostaria muito de um dia poder te mostrar meu livro e pedir suas opiniões para melhorar muito, eu amo seus vídeos 🩶

Isak-ulmw
Автор

Oii Wlange, muito bom o video!

Tenho uma sugestão de video pra vc que eu vi uma gringa fazendo. É assim:
Ranquiando os tipos de estrutura de historias de acordo com o chat GPT. Então tipo, a jornada do heroi, snowflake, a estrutura de 3 atos, a estrutura salve o gato, etc.

Basicamente o chat GPT ranqueia os tipos de estruturas do mais facil até o mais dificil e tudo que vc tem que fazer é dar sua opinião sobre cada tipo de estrutura ranqueando de 0 a 10 o quão dificil é a estrutura.
No video da gringa, ela fala também fala um pouco como o chat GPT define cada estrutura de historia! Achei super interessante.

biancaAndradeOliveira
Автор

Wlange, amo seus vídeos, sua concisão, sua capacidade de sintetizar tanta teoria em explicações simples claras e didáticas. ❤❤❤parabéns e obrigada por nos brindar com um conteúdo tão rico!

Tana_Moreano
Автор

Que bacana seu canal!
Maratonando.
Sucesso❤

irenegiglio
Автор

Ótimo vídeo, uma sugestão que eu tenho é se escritores podem escrever diferentes gêneros ou fazer uma mistura como terror com comédia ou aventura com romance ou é mais restrito, sempre tive essa dúvida já que a maioria das histórias que eu quero escrever mesclam fantasia com aventura e pitadas de drama, romance e um pouco de terror e comédia.

LucasCosta-gzse
Автор

Oi, Wlange. Tudo bem? Adorei o vídeo, perfeito como sempre!
Gostaria muito de agradecer pela o seu trabalho aqui no Youtube. Publiquei meu primeiro livro fisíco recentemente graças a sua ajuda e não poderia deixar de vir aqui te agradecer.
Você é sensacional!❤❤❤

JulianaMoser-xhdq
Автор

Obrigada! Precisava muito desse video!

sosobittencourt
Автор

Obrigado pelas dicas, agora é por em prática.

Otioleandro
Автор

Eu sempre gostei de escrever histórias de fantasia e depois troquei por romance hot e ultimamente pulei para romance dark.😂Tá uma verdadeira bagunça deliciosa.😂😅😊❤

andrezasoares
Автор

Tenho uma dúvida, tô começando nesse rumo de escritora, e se meu livro não ficar bom ou se tipo a história ficar repetitiva e enjoativa?

dinasave