Requiem pelas Árvores de Espinho

preview_player
Показать описание
ESCLARECIMENTO SOBRE ABATE DE ÁRVORES NA RUA 19
14/09/2020 - 18:00
O abate de árvores na Rua 19, não é generalizado e decorre do projeto de Requalificação desta via estruturante.

A Câmara Municipal de Espinho informa que o abate de árvores na Rua 19, não é generalizado e decorre do projeto de Requalificação desta via estruturante.

O projeto aprovado para a requalificação da Rua 19 colide com a localização de árvores ali existentes. De outra forma, não seria possível executar a ciclovia.
Foi estudada a possibilidade de replantar algumas dessas árvores pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Espinho – Divisão de Serviços Básicos e Ambiente que, após análise Fito-sanitária, concluíram não existirem condições para o seu transplante pela idade e por estarem doentes.
Na fase de desenvolvimento do projeto de substituição de redes, foi feita uma inspeção - Vídeo às condutas, tendo-se verificado que as redes de águas pluviais e saneamento se encontram perfuradas/atravessadas por raízes em muitos locais, tornando-se necessária a sua remoção e a reparação de condutas.
O projeto prevê a reposição de espaços ajardinados, incluindo a colocação de novas árvores e arbustos em locais onde a dimensão do perfil transversal o permita.

NOTA:
COMUNICADO DO PARTIDO SOCIALISTA (ESPINHO)
PS Espinho
25 de setembro às 21:47 ·
Apesar dos votos contra do PS Espinho, a proposta para requalificação da zona pedonal da Rua 19 (entre as ruas 20 e 8), que prevê o abate da totalidade das 65 árvores existentes e a remoção da histórica calçada portuguesa, foi aprovada em reunião de Câmara Municipal com os votos favoráveis do executivo municipal liderado pelo PSD.
O executivo municipal alegou só virem a ser alvo de abate as árvores necessárias, pedindo carta branca para fazer essa avaliação. Para os vereadores socialistas, este argumento não faz sentido, uma vez que “ou estão a aprovar um projeto que não vão cumprir ou estão a tentar iludir os Espinhenses sobre o abate.” Miguel Reis acrescentou ainda que “os votos
de confiança têm de ser merecidos e não se pode confiar numa Câmara Municipal que até agora fez tudo às escondidas.”
O PS Espinho já convocou uma Assembleia Municipal extraordinária para 2 de Outubro com o objetivo de fazer aprovar uma suspensão imediata de todos os abates no âmbito de intervenções urbanísticas para que sejam dadas aos Espinhenses todas as informações e esclarecimento necessários sobre os abates de árvores previstos para o futuro.
Рекомендации по теме