PL das Fake News: a redução de notícias que Google pode usar no Brasil

preview_player
Показать описание
O projeto de lei das Fake News, que entre outras coisas quer implementar regras e cobranças para redes sociais e sites de busca, tem causado polêmica. E não só no Brasil.

No Canadá, por exemplo, um projeto parecido gerou uma resposta inesperada do Google, irritando o governo e mostrando como as chamadas big techs podem manobrar suas plataformas e gerar um resultado completamente diferente do desejado pelos governos.

Lá, o governo do premiê Justin Trudeau criou um projeto de lei que previa dar aos veículos de imprensa do país uma remuneração toda vez que alguém clicasse em algum link jornalístico indicado em um buscador, como o Google, ou em redes sociais – algo que também está previsto no projeto brasileiro.

Mas, após a aprovação pela Câmara dos Deputados canadense, o que aconteceu na internet canadense foi exatamente o oposto do que legisladores e o governo Trudeau esperavam.

Embora o texto legislativo ainda dependa de chancela do Senado para entrar em vigor, o Google se antecipou e implementou por cinco semanas um teste que limitou o acesso a notícias online de 3,3% dos usuários do buscador da big tech no Canadá.

Na prática, o conteúdo jornalístico desapareceu dos resultados de busca de mais de um milhão de pessoas no país ao longo desse período.

A revelação deste teste, no fim de fevereiro, enfureceu Trudeau e levantou a questão sobre se, forçadas a pagar por conteúdos que recomendam, as big techs poderiam simplesmente deixar de linká-las ou apresentá-las nas páginas dos usuários.

Neste vídeo, nossa correspondente em Washington, Mariana Sanches, explica essa história e por que os impactos dessa queda de braço entre governos e big techs ainda é tão incerto.

Assista e confira.

#bbcnewsbrasil #pldasfakenews #tecnologia
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Vou dizer uma seguinte frase da música do Raul Seixas...

"Eu não preciso ler jornais
Mentir sozinho eu sou capaz..."

Não e a toa que esse frase mais redundante, nos dias atuais...

ramon
Автор

Enquanto isso, a Rede Globo no Jornal Nacional omite a questão da remuneração jornalística e enfatiza que a importância do projeto de lei é para "proteger as crianças".

Tiras_Larapios
Автор

Estranho seria se o Google e outras bigtechs não se manifesta-se.

williamikful
Автор

Caros amigos, o problema é que no jornalismo tradicional a notícia deixou de ser notícia e vira opinião. O fato é que os jornalistas (a maioria) têm a tendência de dar ênfase à sua própria opinião ou a opinião do jornal quando redigindo um artigo. Principalmente quando se fala de política. Por exemplo um jornal chama o teto de gastos como "a PEC dos investimentos", aí você le outro jornal que chama de "a PEC do estouro"... São tentativas assim de conduzir a opinião pública, ou fazendo jornalismo "educativo" que provocou essa falta de confiança do público na mídia tradicional.

ricardomaggiore
Автор

Imagina o Google ter de pagar por cada click num site de notícias. Se isso já gerou problemas em países com populações pequenas como Austrália e Canadá, imagina esse negócio no Brasil, que tem 8x a população da Austrália e 6x a população do Canadá.

O grande erro por aqui já começa misturando dois pontos diferentes: lei de combate a fake news e lei de direito autoral numa única legislação. São dois temas completamente distintos. Sendo que ambos carregam seus próprios problemas.

tiagomoraes
Автор

Resumindo: Nunca foi sobre fake news e sim DINHEIRO! Político sem fake news vai falar o que na campanha? PS: Todos eles!

bftrobertoguimaraes
Автор

BBC Brasil, faz um aparado sobre a liberdade que temos de se expressar aqui no Reino Unido.
Moro em Londres e não podemos publicar qualquer coisa, não podemos acessar vários sites. Pessoas foram presas no dia da coroação porque estavam manifestando contra a coroação... seria interessante uma cobertura para mostrar que regulamentação não é so no Brasil.

morettobr
Автор

Essa polêmica ainda vai render muito.
Sinceramente eu pouco vejo jornalismo na TV, seria pouco provável eu voltar a assistir esse tipo de jornalismo brasileiro. Muito partidarismo, imparcialidade não existe.

patricialima
Автор

Atelevisão esta perdendo o controle das massas. Logo me lembra um episódio da família dinossauros, onde se tem uma crítica " o governo ja mais levaria a sua televisão, a televisão é uma ferramenta essencial para fazer as massas empobrecidas felizes e contentes" muitos nomes dos rock nacional sempre criticaram a mídia, e não é de hj.

hercules
Автор

Essa questão dos jornais é o mesmo caso dos vendedores de lamparinas querendo proibir a venda de lâmpadas.

UmVini
Автор

O problema para a democracia não é a remuneração à imprensa, mas sim a criação de um "ministério da verdade". O Brasil NÃO ESTÁ DEBATENDO de forma adequada os pontos sensíveis desse projeto de lei.

cassiocampelo
Автор

"...Realmente me surpreende que o Google tenha decidido que era preferível impedir os canadenses de lerem notícias..." Essa é uma questão de interpretação de texto, quem fez o ensino fundamental já é capaz de perceber que quem "Decidiu" não foi o Google, foi o Governo. É muita fácil jogar a culpa pra cima dos outros.

pablitoengineer
Автор

Análises e casos por todo mundo. Obrigado, equipe BBC.

chickomartins
Автор

A questão principal é colocar varios temas ( de interesses distintos)em um pacote só chamado fake news e não estabelecer de forma clara o que é Fake news e quem estabelece isso.

paulopuig
Автор

Mais uma excelente matéria da BBC! Um verdadeiro oasis de informação confiável. Obrigado pelo profissionalismos de vocês. Isso sim deveria ser valorizado e remunerado, mas pelo simples senso crítico dos cidadãos, e não por força da lei.

_marcus_vinicius
Автор

Se as empresas da mídia tradicional estão perdendo audiência e receita é pq a audiência está mudando seu jeito de consumir conteúdo e elas não estão conseguindo acompanhar essa mudança de comportamento. Pergunte para qualquer pessoa abaixo de +- 35 anos se ela fica perdendo horas do dia parada no sofá na frente da televisão, esse grupo de pessoas já não faz mais isso há anos. É a mesma coisa se a gente taxasse o carro elétrico de forma que fique extremamente caro para proteger a indústria de veículos a combustão, ou melhor ainda, taxar os veículos automotores para dar de volta o brilho do setor industrial que fazia carroça... O mundo é assim, ou se adapta ou morre... Estão querendo forçar, por meio de leis esdruxulas, a sobrevida da mídia tradicional que parou no tempo. O Brasil tem hoje uma média de mais de 2 smartphones por pessoa, aparelho que a pessoa carrega para onde for, é para eles que está voltada a atenção do público, e não para a jurássica televisão imóvel em cima da estante da sala.

PhilippAlves
Автор

A qualidade da BBC é impressionante!
Obrigado pelo jornalismo de qualidade.

ramonsantanavieira
Автор

É como obrigar a netflix a pagar imposto para a blockbuster. piada...

Rafaelesperidiao
Автор

Está explicado. O problema é que a imprensa está de olho na grana que as big techs podem dar. A verdade é que elas não vão pagar, no final elas sempre repassarão para o consumidor. O pagamento por links, privilegiará clickbaits.

alexnaldo
Автор

Jornalismo não tem que receber é NADA.

BILLBola-volw