MANDANDO A REAL: Os Prós e Contras de Viver em João Pessoa 1/2 | Bastidores #2 (4K)

preview_player
Показать описание
No segundo episódio de Bastidores, do canal Mentes Flutuantes, mandamos a real sobre como é morar em João Pessoa, com o olhar único de quem nasceu e cresceu aqui. Essa é a parte um de duas partes.

Contamos como a cidade mudou nos últimos 30 anos: do Bessa com terrenos baldios aos bairros verticais como Altiplano, agora com o prédio mais alto do Nordeste. Falamos sobre a evolução cultural, desafios como trânsito e saneamento, e refletimos sobre o futuro dessa cidade em transformação.

Este vídeo não é um guia, mas sim uma reflexão pessoal e profunda sobre os prós e contras de viver em João Pessoa, com informações detalhadas e nossa experiência ao longo das últimas décadas.

Minutagem:
00:00 - Introdução
01:20 - A transformação de João Pessoa
05:18 - Pontos positivos de Morar em João Pessoa
13:06 - Pontos negativos de Morar em João Pessoa
19:35 - Reflexão final

📢 Compartilhe sua experiência!
O que você acha de João Pessoa? Mora aqui, tem vontade de morar aqui ou já viveu nessa cidade? Deixe nos comentários!

E confere aí se você já está inscrito no canal! =D
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Concordo com tudo que vocês falaram, muitos YouTube só quer curtida e deixa de falar a verdade

pedrosantos-ovvf
Автор

O casal fez uma bela e justa apresentação da cidade de João Pessoa, apesar de ignorar os bairros Jardim Oceania e Aeroclube. 🎉

claudiomoreira
Автор

O senhor é o cara mais verdadeiro que já assisti aqui no YouTube, parabéns eu pensei muito nesse lado de será se é bom de emprego

pedrosantos-ovvf
Автор

Estive em João Pessoa mês passado. Fui conhecer a cidade que sonho um dia em morar. De fato, para uma turista perceber certos problemas estruturais é mais difícil. Só mesmo ouvindo relatos de moradores para saber dos reais problemas que a cidade enfrenta. Mas a questão das ruas sem árvores me chamou a atenção. Como pode uma cidade quente não investir em plantio de árvores nas ruas??? Faz muita diferença no clima. Jampa precisa de árvores, muitas árvores, de ruas que sejam verdadeiras alamedas, com sombra, frescor e beleza. Isso ia dar muito mais charme e conforto aos bairros. Bora levar esta necessidade urgente aos vereadores e prefeito?

Erica-lpex
Автор

sou de João Pessoa moro aqui, Ainda é uma cidade tranquila. Ex o bairro de Jaguaribe bairro antigo é pertinho da lagoa tem muitos churrasquinho nas calçadas muitas mesas ninguém reclama de assalto. Tem os bairros que não conheço. Se vc quiser comprar roupas baratas vá pra Mangabeira. Amo João Pessoa❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

mariadasgracas
Автор

Visitei Joao Pessoa pela primeira vez em setembro de 2024.
A cidade e linda e o paraibano e muito massa.
Nao conhecia e me surpreendi.
E ficou claro pra mim que a cidade esta passando por um processo de mudanca muito rapido. E uma cidade em transicao e espero que ao final desse processo continue a cidade maravilhosa que e hoje.

mottahead
Автор

Acredito que a questão dos salários é um fator importante. Na Paraíba, inclusive João Pessoa, se paga muito pouco e se exige muito dos profissionais. Chega até a ser metade do que se paga em São Paulo com o mesmo grau de exigência técnica
Isto deve ser pesado no muito bem na decisão de mudar-se pra cá.

danielbshop
Автор

O Bessa preserva a tranquilidade perdida em algumas cidades do nordeste litorâneas... espero que continue assim.😅😅

TheEloi
Автор

Amo essa cidade. Fui 3x e prestei concurso aí pra poder me mudar. Não passei. Não tenho a ousadia de sair daqui e ir sem trabalho, sei que é complicado pra quem é morador.

meire
Автор

Eu me lembro quando fui pela primeira vez a João Pessoa, eu tinha 14 anos e a capital tinha muita mata, o que me impressionou muito. Fiquei encantada na época. Hoje vejo que Jampa está cada vez mais desmatada. Isso é muito preocupante. Moro na Alemanha e vejo que construir não é sinônimo de desmatamento, pois aqui também se constroi muito, mas as matas continuam onde estão.
Amo o Centro Hstórico de Jampa e vejo que falta sensibilidade por falta do poder público e da população, quando se trata da preservação da parte mais bonita e mais importante da capital. Meu marido que é alemão se encantou pelo centro histórico de Jampa, como todo bom europeu e ai compramos um apto. no edificio dezoito andares. Observo que muita gente ai fica horrorizada, quando falamos que temos um apto no centro antigo. Isso me faz perceber que ha uma certa insensibilidade e ignorância quando se trata da riqueza arquitetônica que guarda a hostória da capital. Como o centro pode mudar, sem ser habitado?
O coração de Jampa não é a praia e sim o Centro Histórico.
Parabéns pelo video. Gratidāo!!! ❤

mariaweiler
Автор

Parabéns pelo conteúdo! Sou de Jampa, sai em 2017. Optei por aproveitar uma reestruturação da empresa e vir para Brasília-DF. Também gostamos muito daqui.
Todo ano vou a terrinha e vejo o crescimento dos preços, acredite que está perto de alguns bons locais aqui de Brasília. Meu olhar que me fez optar por sair desse paraíso, era ampliar a empregabilidade e mostrar para a família que tem vida fora de Jampa 😅, sou pai de um casal de novos adultos. Sempre digo que a terrinha é tão boa que não queremos deixá-la. De fato, nunca deixamos ❤, mas o momento de vida e estrutura de cada um será determinante para optar por morar ou não nessa terrinha maravilhosa.

georgedepaivaferreira
Автор

Adoro as ideias com relação de como reagir aos impactos negativos nessa transformação de JP, como saneamento básico etc! Moro no exterior, sou de SP, e estou pensando em JP como minha moradia permanente num futuro próximo. Vou ficar de olho nos vídeos de vcs com mais dicas. Obrigada!!

mariachristinaborges-lutz
Автор

O que estou adorando é o canto dos passarinhos neste vídeo.

monicasmelo
Автор

Sou d Alagoas e lembro bem q quando estudavamos geografia era quase q unanime a turma esquecer a capital da paraíba, assim como algumas do norte, como a capital do acre, roraima. Hoje em dia todo mundo sabe quão linda e estruturada está essa cidade

jonathannunes
Автор

O rio Jaguaribe está completamente poluído. Excelente vídeo, muita informação relevante. Em relação aos ônibus no primeiro semestre de 2025 começam a operar os elétricos.

alexsandromonteiro
Автор

Parabéns, gostei muito das informações dadas. Fiquei decepcionada em saber que as praias foram consideradas impróprias algumas vezes, nem imaginava isso.

myrian
Автор

Que análise maravilhosa, obrigado por compartilhar!
Sou programador e trabalho remotamente, moro em Pernambuco e tenho interesse em morar em JP junto com esposa e filha.
Torço (e irei contribuir) para que a cidade cresça de forma sustentável, respeitando os limites naturais e também valorizando os trabalhadores locais e a cultura.

andersonmonteiro
Автор

Parabéns pela abordagem. Uma visão crítica e de linguagem acessível sobre os impactos do “desenvolvimento”. o que está acontecendo em Jampa é um processo de gentrificação. Uma apropriação da cidade para atender ao capital. Já conhecemos esse modelo de colonização há 500 anos. Exploradores, investidores expulsam os moradores locais para as periferias com o aumento dos preços e dos custos de vida, destroem a natureza, aumentam a desigualdade, tornam a vida um tráfego insuportável, um ambiente poluído (mar, ar…), destroem o tecido da cidade. Os laços de vizinhança, de solidariedade vão se destruindo a cada muro e arranha céus levantados. A cidade é planejada para carros. Vão construindo viadutos e vias expressas que não resolvem o problema do tráfego -vide grandes metropoles. Pioram a qualidade do clima, aumentando a temperatura e a poluição do ar. É preciso transporte público, investir na locomoção de bicicletas e outros micro modais. É só olhar o que virou o Ceará, território de Portugueses e espanhóis. Não deixem acontecer com Jampa o que aconteceu com Fortaleza, com Jericoacoara…Excelente vídeo!

pollymelo
Автор

Transporte público urge nas capitais do nordeste. Parabéns pela explanação sobre JP.

magalysilva
Автор

Um vídeo realista e sincero, realizado por um casal muito simpático, que apresenta com objetividade a atual realidade de João Pessoa. Parabéns!

luis.s.daniel