04 VACILOS que TODO ELETRICISTA já deu no MULTÍMETRO 🤦‍♂️😬

preview_player
Показать описание
------

📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
------

Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

04 VACILOS que TODO ELETRICISTA já deu no MULTÍMETRO

Tenho aqui comigo um multímetro que é uma das ferramentas mais importantes de um eletricista.
Com ele podemos medir grandezas como tensão, corrente, fazer teste de continuidade, etc.

Ele foi inventado já tem mais de 100 anos, então é um equipamento de fato bem antigo.
Só que tem 4 vacilos que todo eletricista raiz já cometeu ao menos uma vez na vida, na hora de utilizar o multímetro, principalmente quando a gente tá começando a carreira.

Por isso, no vídeo de hoje, vou te contar quais vacilos são esses e como evitá-los, pois o prejuízo financeiro e o risco a sua segurança dá pra gente se precaver.

Meu querido, vou começar essa aula falando dos 4 erros de manuseio dessa ferramenta top que é o multímetro. Só que o melhor vai ficar pro final da aula, no qual eu vou revelar a ferramenta mais moderna que tá disponível de graça pra todo mundo que trabalha de forma autônoma, aguenta ai.

Bom, o 1º vacilo que todo eletricista já fez foi fazer uma medição usando a grandeza elétrica errada. Por exemplo, ao invés de fazer a medição de tensão de uma tomada, o operador coloca o multímetro na grandeza “corrente”. Aí acontece a queima imediata do multímetro ou se ele for um equipamento melhor, queima ao menos o fusível de proteção.

O que se mede numa tomada é a tensão, e não corrente. A corrente só vai circular quando algum equipamento é ligado nessa tomada. O multímetro quando colocado nesse tipo de situação, ele acaba se tornando um curto circuito, devido sua baixa resistência, por isso queima.

E por falar nisso, o 2º vacilo é mudar a chave seletora com as pontas de provas conectadas ao ponto de teste. Não se pode fazer isso, meu querido! Isso pode ocasionar a queima do equipamento, seja por um surto interno, seja por rotacionar para uma escala errada. Sempre que for necessário mudar a chave seletora, retire as pontas de prova do ponto de contato, certo?

Já o 3º vacilo é medir a tensão contínua em rede alternada, ou vice-versa. Bom em questão de riscos aí não acontece nada, como a tensão alternada é uma senoide, ora positiva, ora negativa, ele nos dá uma tensão média de 0V se tiver na escala de contínua. Já se tiver na escala de alternada e for medir tensão contínua, o resultado será o mesmo, vai acusar 0V e não tem risco de queima do aparelho, só não vai ser possível fazer nenhuma leitura.

E também não vai confiando que está desenergizado não, hein, confira novamente se tá na escala certa.

Por último, o 4º vacilo que todo eletricista já fez é usar um multímetro de categoria de isolação não compatível com a qual ele foi projetado! “Como assim André? Que categoria é essa?”

É, meu irmão, muito eletricista “véi de guerra” ai desconhece que existem 4 categorias de isolação de multímetros, e isso oferece risco direto à integridade física do sujeito!

A Categoria 1 é usada para fazer as medições em aparelhos eletrônicos
A Categoria 2 é usada para fazer medições em aparelhos domésticos
A Categoria 3 é usada para fazer medições em quadros elétricos, tomadas e iluminação
A Categoria 4 é usada para fazer medições em redes de baixa tensão a montante do QM, ou seja em redes de distribuição em BT.

Tá, André, mas o que acontece quando usamos um multímetro de categoria abaixo do recomendável?

Acontece que a rede elétrica está sujeita a diversos tipos de problemas, como por exemplo, os transientes. Transiente é um surto de tensão que ocorre num intervalo de tempo muito pequeno. Então, se o multímetro não estiver “preparado” para este transiente, pode provocar arcos elétricos nos circuitos do multímetro, podendo ferir o eletricista que estiver operando. Por isso eu digo, eletricista profissional já compra um CAT IV e já se livra desse tipo de problema.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор



✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

EngehallCursos
Автор

Super importante essas dicas não só para os iniciantes mas também para os velho de guerra conforme o Andre falou realmente muitos desconhecem que exite categorias diferentes de multímetros .

turmadaeletrica
Автор

Não posso mentir André, já cometi um dos quatros. Suas orientações tem mim ajudado muito, gratidão sempre. Deus os abençoe.

niltonsouzasantos
Автор

eu ja cometi de medir corrente espetando as pontas de prova direto na tomada e tambem ja enfiei as pontas de prova na tomada com circuito energizado e o multimetro na escala de continuidade

leonardoaugusto
Автор

Eu assisto vc a muito tempo e vejo o progresso que vc tem demonstrado e tá cada vez melhor muito mas profissional já é profissional mas está acima do profissional

joseroberiosilva
Автор

Eu fiz uma dessas uma vez, ainda bem q só queimou o fusível. Fui com pressa pra medir tensão em uma tomada, aí coloquei correto na escala de tensão mas a ponta de prova estava no lugar errado pois anteriormente eu havia medido capacitancia e na pressa não percebi de trocar de lugar a ponteira

brunokunzler
Автор

Graças a DEUS, só trocas do tipo de tensão

rtenorios
Автор

Tamo junto
Por isso que o canal é excelente

gomesalmeida
Автор

Faltou falar de quando vai medir a corrente continuidade e o hold tá acionado.
Eu tenho mania de medir fase colocando uma ponta de prova no circuito e a outra eu seguro com meu dedo e encosto um braço na parede mesmo, sem querer fui fazer isso e não percebi q tava em continuidade e não em tensão, levei um choque pelo multímetro kk

Douglasm.pereira
Автор

Aprendo muito com seus vídeos.
Parabéns e obrigado 🫂 abraço de Viseu, Portugal.

TheNunoViseu
Автор

No começo de carreira eu tentei medir a tensão de uma cerca elétrica com um multímetro comum . Enfiei a ponta de prova na terra e encostei a outra ponta de prova na cerca, escutei só o estouro na parte interna do multímetro, e, já era . Queimou na hora.

douglasc
Автор

Tmj meu amigo !!!
Vcs são os melhores

natanaeldasilvanunesjunior
Автор

Eu já Cometi inúmeros Erros com multímetro causando a Queima do meu Equipamento, igual mostrado ai no vídeo coloquei a chave seletora na posição de medir corrente e depois fui tentar medir tensão alternada no meu alicate Amperímetro, na hora Ele não queimou mas depois de uns Dias ficou com funcionamento ruim . na Correria do Dia a dia, as vezes a gente acaba por não prestar atenção e o prejuízo é quase Certo ....

weltonrodriguessouza
Автор

Sem dúvidas eu já rotacionei com a ponta de prova no local de medição mais graças a Deus não aconteceu nada no multímetro

Wallison_Xavier
Автор

Olá André.
Uma pergunta fora do assunto.
Aqui onde moro, estou com um grande índice de queima de lâmpadas e drivers. São em bairros bem diferentes. Geralmente a tensão está normal, porém a durabilidade dos mesmos é mínima.
Por aí está assim também.
Mesmo em instalação nova acontece.
Vc teria uma provável causa?

edilioalvesbarros
Автор

Eu já parei dois turbo geradores ao medir tensão em escala de corrente.... derrubei o paralelo com a concessionária e parei a usina inteira....kkkk. Minha desculpa é que eu só tinha 16 anos e era muito inexperiente...kkk

paulodeveledove
Автор

André boa noite, um cat 2 pra eu que estou começando, e só uso dentro de casas e QDC atende? Oi já devo começar comprando um cat 4

tadeufernandes
Автор

André uma vez que a corrente alternada é senoidal, porque nas tomadas tem um lado que é fase

rubenssilva
Автор

Na escola sempre fui alertando pra esses erros, e sigo muito atento, porém já cometi o erro de em vez de medir a tensão na entrada de um reator, de lâmpadas vapor metálico eu medi a saída, resultando na queima do círculo de TENSÃO. 😢

JoseFilho-oyyo
Автор

Qual a marca e modelo desse multimetro/alicate amperímetro ? De cor vermelho e preto

redcaninos