Autismo: Como o ambiente influencia o diagnóstico?

preview_player
Показать описание
Recentemento o professor Lucelmo Lacerda participou do podcast "Saúde Mental em Evidência" juntamente dos apresentadores Jan Luiz Leonardi e João Perin. No corte retirado, juntos abordam temas relacionados ao diagnóstico do autismo, discutindo as diferenças entre as classificações utilizadas, como o CID (Classificação Internacional de Doenças) e o DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). O vídeo também explora como o contexto e o ambiente podem influenciar o diagnóstico, destacando a importância de entender o autismo como uma relação entre o indivíduo e seu ambiente, em vez de uma característica fixa.

Conversa sincera: Entendendo o autismo - com Lucelmo Lacerda [013] SME

LINK DO PARECER DO CNE:

Nova coleção de camisetas da Luna ABA!

Livro Crítica À Pseudociência Em Educação Especial

Conheça nossa Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva para Autismo e Deficiência Intelectual Baseadas em Evidências:

Professor, doutor em Educação pela PUC-SP, com Pós Doutorado em Psicologia na UFSCar, psicopedagogo e professor da Especialização do CBI of Miami. Também atuou na formulação de Orientações Específicas para o Público da Educação Especial: Atendimento de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Parecer 50 do CNE. Além disso, é autor dos livros "Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução" e "Crítica à Pseudociência em Educação Especial".

Rede sociais
Instagram:
Facebook:

Endereço para correspondência: Av. Dep. Benedito Matarazzo, 7981 - Vila Betania, São José dos Campos - SP, 12242-010
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Perfeito! Em uma viagem à Portugal meus filhos autistas nível 1 e 2 ficaram tranquilos, lá o volume sonoro das conversas é mais brando parece tudo mais calmo, eles amaram, se sentiram pertencentes.

genimalaguzzi
Автор

Justamente pela presença de uma sensibilidade intensa que o autismo é bem mais influenciado pelo ambiente.

objetivista
Автор

Parabéns pelo trabalho, professor Lucelmo.

patriciarufinolopes
Автор

Excelente comparação com o aeroporto e escola👍🏻💯

leonardogomes
Автор

Olá Dr., fiquei confuso com a fala de que para um mesmo indivíduo, em um país haveria o diagnóstico de autismo e em outro não. Acho que a influência da variação cultural vai interferir apenas no limiar do diagnóstico entre ter ou não ter autismo. Caso contrário, se fosse o ambiente o determinante do diagnóstico, então, poderíamos colocar uma série de condições ambientais que "curariam" o autismo. Porém, no meu entendimento, é justamente pela dificuldade de lidar com a variabilidade dos parâmetros ambientais que o autista acaba sofrendo prejuízos sociais, uma vez que este tem dificuldade de se adaptar devido à condições neurológicas relacionadas a sua genética e seu desenvolvimento psicosocial. Bom, isso foi o que eu entendi dos seus vídeos que eu assisti até agora. Se puder comentar eu agradeço. Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

eu.ricardobella
Автор

Muito obrigado pelo vídeo e explicações 🙏 👍🏻 💙

leonardogomes
Автор

Lucemo fala da vantagem em ouvir música clássica pra autistas lucemo eu ouço as músicas do marco frisina e do two steps from hell e de outras compositoras elas me acalmam

matheusdolci
Автор

Perfeito! A estigmatização sobre o que é diagnóstico - devido ao histórico horrível da medicalização e preconceito - beira ao absurdo hoje. É tão absolutamente estúpido recusar ajuda com base no conhecimento recolhido, classificado e sistematizado.

lilabb
Автор

Há alguma referência bibliográfica sobre o tema (relação entre ambiente e autismo) que possa indicar?

AlexandreRodriguesLobo
Автор

Vc pode me enviar o link do podcast completo pfvr

andreiaCF
Автор

Soube que o próximo DSM etc não vai classificar mais TEA em graus1, 2 e 3.

Confere?

leonardogomes
Автор

Olá, tudo bem? O TEA afeta o "SARA" Sistema Ativador Reticular Ascendente, se sim, como?

eduardodomiciorodriguessil
Автор

Acredito que o brasileiro é um povo que socializa mais comparado a outros países. Por exemplo, se vc é convidado para uma festa, é quase uma ofensa não ir, vc precisa sempre estar justificando o porquê de não ir, parece que não se aceita (ou respeita) o direito que eu tenho de não ir simplesmente pq não quero! Enfrento muito isso em confraternizações do trabalho, mesmo nao estando no espectro, não sou muito de participar desses eventos porém sempre tem um tipo de pressão e cobrança!

brunacaloni
Автор

A comunicação direta é bem aceita pelo autista, já que ele fala sem filtro social. Ou seja, ele é bem direto. Fala na lata.

Gatittos_bloxx
Автор

Existe algum vídeo sobre características do Asperger no canal que eu poderia assistir?? Acabei de descobrir que sou e com TDAH

layllachannel
Автор

So ressaltando o que percebo como autista e conhecendo o exterior é que realmente as pessoas sáo mais direta . Isso eu gosto mas por outro lado falam muito usando ironia muito mais que nós brasileiros tanto papo sério como brincadeira. Aí eu tenho pânico tb porque eu nâo entendo ironia e nem sacasmo. Ou seja o prejuizo so muda o contexto.

RosaOliveira-zkuz
Автор

Autista adulto nivel 1 de suporte pode ter dificuldade de falar em determinados ambientes ou com determinadas pessoas? Seria do autismo mesmo ou de uma comorbidade associada?

patriciasantana
Автор

mas o individuo continua sendo autista em qualquer lugar do mundo, né? é a cultura que é diferente

AnaClara-huxv
Автор

Gente eu só não fico no yuo tube
Porque tenho pouco internet
Um pouco por dia abraço 🫂 Dr. Lucelmo

AndreLeôncioRodrigues
Автор

É normal autistas também serem esquizofrênico? Ou quem TEA pode ter esquizofrenia?

*Responda-me, por favor, Lucelmo* 🙏🙏🙏

leonardogomes