Venha conhecer o gênio com uma morte trágica, Évariste Galois! #shorts

preview_player
Показать описание
Ele foi educado em casa até os 12 anos de idade e, aos 16 e 18 anos, tentou entrar para a prestigiosa École Polytechnique de Paris — frequentada pelos principais matemáticos franceses da época.

A vida de Galois começou a se complicar depois do suicídio de seu pai, que era prefeito de Bourg-la-Reine, as razões é devido a fortes desentendimentos com a oposição conservadora.

Galois inclusive parou várias vezes na prisão por conta de seu ativismo radical. E, após se envolver em uma série de controvérsias, acabou se afastando da carreira científica.

Évariste morreu em circunstâncias bizarras, em um duelo romântico. O matemático teria se apaixonado por uma filha de um importante médico parisiense, mas a moça já estava comprometida com outro homem— aparentemente muito melhor no gatilho do que Galois.

O tiro o acertou no abdome, e Galois foi abandonado para morrer sozinho. Contudo, um aldeão o encontrou ainda com vida, mas o matemático faleceu depois de agonizar durante um dia inteiro no hospital.

Évariste estava convencido de que não sobreviveria ao duelo. ELe escreveu uma espécie de testamento científico endereçado a seu amigo Auguste Chevalier onde resumiu seu trabalho e incluiu algumas ideias e teoremas novos.

O seu trabalho foi encaminhado para alguns dos principais matemáticos europeus da época e, mais tarde, depois de ser avaliado, foi publicado, permitindo que Galois recebesse o crédito — ainda que póstumo — por sua genialidade. Ele quem criou a teoria dos grupos e determinou a condição necessária para que um polinômio pudesse ser resolvido por raízes.

Gostou? Não esqueça do like, comente e compartilhe. Claro, siga a Intense Ensina para não perder as novidades.

#shortsbeta #shortsyoutube #shorts

Рекомендации по теме