Sou Formado em uma Área e Quero Trabalhar em Outra | Areta de Barros | TEDxUFSCar

preview_player
Показать описание
Por experiências pessoais, Areta diz que muitos de nós começamos um curso e descobrimos no meio, ou um pouco antes ou um pouco depois, que não era bem aquilo que queríamos para a nossa vida. É mais comum do que se imagina, mas nós, do TEDxUFSCar não só imaginamos como esse tema é importante quanto vamos te ajudar a pensar sobre ele.

Areta possui 34 anos e é Pedagoga, mas descobriu na graduação que não tinha vocação para trabalhar com educação para crianças. O pai queria que ela prestasse Direito, a mãe um curso de fácil profissão e ela só sabia que queria algo em Humanas. Na verdade, ela nunca trabalhou com crianças, há 13 anos trabalha em Recursos Humanos.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Essa é a realidade da escola pública. Na creche que trabalho no grupo 1 só é a professora e a auxiliar, vários bebês. Só Deus na causa!

LuizaCarla-rm
Автор

Me formei em fisioterapia. E sinceramente, me arrependo amargamente. Dei o meu melhor na faculdade, paguei os 4 anos (o que me frusta mais ainda). Gosto da fisio, porem é muito trabalho e muito conhecimento pra pouco retorno financeiro. Desanimei muito! Quando vi que uma vendedora de loja ganhava mais do que eu, fiquei frustada.Nao quero nem saber mais de fisio e agora estou complemente perdida no que fazer. Atendo particulares somente pra eu poder conseguir pagar minhas contas até me encontrar em algo.

sarahroncolato
Автор

Fiz enfermagem e não sinto um pingo de vontade de atuar, gosto de vender... Abri uma loja online e apesar de não me dar o retorno que desejo é o que me faz feliz. As pessoas falam, aaah então trabalhe com os dois, mas eu não tenho vontade nenhuma de atuar como enfermeira. É uma sensação horrível de arrependimento e erro na carreira.

joanapaula
Автор

Eu sempre tenho a sensação que errei. Na verdade eu fiz um curso porque ganhei no Enem, mais é péssimo a sensação de não querer trabalhar na área, dediquei dimais a faculdade, alguns professores falavam que eu era a melhor aluna da sala, sempre tive boas notas, e depois de tudo isso não me vejo na área. Meu Deus é frustrante!

taniasilva
Автор

Eu fiz uma faculdade que pensava que ia gostar, daí tentei trocar de curso na metade, mas sempre tinha um problema que me impedia, pois se eu tentasse trocar iria ficar sem nenhum curso. Daí decidi ir até o final e tentar fazer a outra faculdade depois... E agora me formei, não tô conseguindo nenhum emprego e não tenho mais condições de fazer outra faculdade...
Infelizmente há coisas que não tem como consertar, o pior de tudo é pensar no tempo perdido, eu já podia estar trabalhando há 4 anos sem ter feito a faculdade. Muito difícil aceitar isso...

soares
Автор

Queria ter a cabeça que eu tenho hoje na época que concluí o ensino médio. Escolhi fazer Direito só pq eu não conseguia pensar em nada melhor até então e hoje me arrependo demais pq eu não identifico em nada com a área e simplesmente não posso trancar o curso pq infelizmente eu demorei demais pra admitir pra mim mesmo e pros meus familiares que não era exatamente o que eu queria. Com a mentalidade que eu tenho hoje eu teria escolhido fazer Arquitetura pois é uma área que me interessa muito mais, mas não vou mais poder contar com o mesmo apoio que tenho agora se quiser fazer outra graduação. Sabendo disso talvez eu faça essa graduação futuramente por conta própria mas por hora pretendo apenas terminar meu curso só pra dizer que me formei e não ter mais que ficar ouvindo minha família me cobrar o tempo todo, e depois ir atrás de aprender outra coisa mesmo que não seja numa graduação.

diogoamorim
Автор

Amei a palestra, vou usar os conselhos do vídeo daqui pra frente 😊👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

taissantos
Автор

Estou tentando absorver o máximo de coisas possíveis pra tentar mudar a minha vida. Eu tinha desistido de graduações por não saber o que queria até q eu não sabia mais o q tentar e tentei Direito. Eu gostei do curso, me dei bem nas matérias, passei na OAB de primeira. E a parte boa acaba aí. Tentei advogar e definitivamente não é pra mim. Tentei ficar com partes distintas no escritório pra ver se em alguma me adaptaria… e nada, eu me sentia mal. Concurso público tbm não é pra mim.

Na verdade, o que mais quero é migrar de carreira mas olho o curso q me formei e não vejo saída dele por ser algo específico. E eu não sei bem no que eu seria boa e me sentiria bem em trabalhar, isso me faz me sentir inútil e sem objetivo. Eu só queria ter um norte pra seguir e não sei como me ajudar. Só queria alguém com quem pudesse conversar e ter alguma orientação

nandamarques
Автор

Sou formado em Administração e atuo há 11 anos com RH ( Departamento Pessoal ), e aos meus 32 anos não me encontro Feliz . Infelizmente atuei sempre em organizações pequenas, onde não há reconhecimento, pelo contrário cobranças excessivas . É horrível exercer e ganhar como auxiliar e ter responsabilidades de Gestor .
Todo fechamento de Mês, sinto um imenso peso nas costas, pois sempre viram novas cobranças e delegação de novas atividades .

Mais nunca é tarde, estou com outra mente para 2022 🤗🙌🏿✅
Como ela falou no vídeo pode ser que estou esgotado do DP, mais tem outros campos no RH / R&S / Desenvolvimento (…)

Desejo coragem para a mudança na vida de todos vocês 🤩🤗

icesarboy
Автор

Olá. Adorei o vídeo. Gostaria, por favor, de mais referências sobre pessoas que mudaram de carreira. Eu também tenho uma formação universitária que não desejo exercer mais, e já trabalho em outra área de que gosto muito, mas sempre me sinto um patinho feio por ter feito a transição. Eu até evito falar para as pessoas da minha formação acadêmica, porque as pessoas ficam muito confusas, e sempre me olham com cara de espanto, o que me deixa sempre desconfortável. Fiz uma transição bem drástica, então saber de outras histórias parecidas com a minha me ajudam a entender melhor o que aconteceu comigo, e também a diminuir um pouco a culpa, a sensação de que eu errei, de fracasso até, porque eu transitei de uma profissão de bacharelado (que costuma ser mais respeitada e admirada na nossa cultura) para ser professora, e infelizmente, nesse país, as pessoas desvalorizam os professores, principalmente por achar que as pessoas não escolhem ser docentes, mas que só o fazem como falta de opção.

Andrielle
Автор

Obrigada, pois me formei em pedagogia e atualmente curso letras, mas não me vejo em uma sala de aula! Sempre gostei da parte administrativa e você me ajudou bastante! Obrigada.

fernandaazvedo
Автор

Sou formada em Rh já faz 4 anos, não sou feliz cm a minha carreira. Sou apaixonada por educação física 😢

Автор

Me identifico muito com sua história! Fiz Letras por não saber o que queria e trabalho há oito anos como professora. Mas sempre me senti medíocre na área, como se eu não estivesse sendo eu mesma nem dando tudo de mim. Eu morria de vergonha de admitir pra mim mesma e pros outros que eu tinha escolhido errado. Finalmente agora com 27 anos percebi que só eu vivo a minha vida e as consequências das minhas escolhas e que eu então precisava fazer por mim. Pensei em fazer uma pós em alguma área administrativa, mas não sabia com qual me identificaria, então resolvi esse ano fazer a graduação em Administração e foi uma das melhores escolhas da minha vida! Agora eu me permito me dar o tempo necessário para me conhecer e conhecer qual área da Adm eu quero trabalhar. Sei que quanto mais a idade passa, mais complicado fica, maaas acredito sinceramente que se você for um profissional dedicado e que está fazendo o curso pra aprender mesmo e não só para passar, você se destaca e acha um bom emprego.
Gostei muito da sua dica de curso livre, fiz um já e vou procurar mais.
Obrigada por compartilhar sua experiência 🙏
Ah, ainda trabalho como professora, porque moro sozinha e preciso pagar aluguel, e só comecei a graduação esse ano, então quem souber de algum estágio em Curitiba, avisa hehe

carolpw
Автор

Eu na vida. Mais ainda não cheguei nessa fase de conseguir. Ainda vou atrás da minha área. Principalmente minha mãe preciona pois ela diz que não gastou dinheiro atoa. Até concordo mas o que fazer se não é aquilo mais . Engulo por ter feito a escolha a anos atrás . Minha cabeça mudou mto dos 18. Até os 23

mariamarianaes
Автор

Me formei em medicina veterinária há 4 anos. Amo animais, tenho muitos cães e gatos, mas desanimei de atuar. Quero migrar de área, mas não sei por onde começar. Pois já tenho 33 anos. 🥲

dhiulipagungvaneli
Автор

Formei em eng ambiental... Fiz estágio em uma multinacional, me identifico com a area, porém meus olhos brilham para Arquitetura e planejamento Urbano. Nao sei se faço Arquitetura em alguma particular e libero varias materias ou faço uma pós. Pretendo continuar trabalhando durante a graduação ou pós.

alineribeiro
Автор

Me identifiquei super. Sou formada em ciências sociais e não me identifiquei com a prática diária (em ensino de sociologia). Já fiz vestibular pra Psicologia e ainda não consegui a aprovação. Penso numa forma possa fazer um curso voltado para psicologia. Ainda não sei como, mas foi muito bom esse vídeo.

elizabethelima
Автор

Vou fazer uma correçao importante!

Pedagogia nao é só docência, e nao se resume à docência para crianças.
Esse é um pensamento q já está muito ultrapassado.

A pedagogia ja mudou muito e há vários anos. É muito ampla, envolve Docência, Gestão escolar, Coordenação escolar, Coordenação Pedagógica, e ainda as áreas não escolares como Pedagogia Hospitalar, Pedagogia Social, Pedagogia Penitenciária e, Pedagogia Empresarial.

Todas essas áreas sao abrangidas qnd vc faz uma graduaçao de licenciatura plena em Pedagogia.

Entao vc escolhe onde quer exercer, não necessariamente em uma sala com crianças, por exemplo.

Fica aqui meu esclarecimento a vcs.
Vlw!

baixarapp
Автор

Sou Bacharel em Direito, tenho duas pós graduações, porém desistir da área que vem decepcionando a cada ano, mudei radicalmente para Farmácia para empreender no futuro, acredito na área de saúde será a bola da vez.

maxwellfelipe
Автор

Amei o vídeo! Sou formado em RH e TI, porém até hoje me arrependo de ter me formado em RH, trabalho na área e quero mudar imediatamente, não aguento mais, antes eu achava que fosse o meu "propósito" mas depois trabalhando mesmo descobri que não era.

ArturFaglioli