COMO TENÓRIO CAVALCANTI MORREU?

preview_player
Показать описание
Como Tenório Cavalcanti morreu?

Tenório Cavalcanti foi um dos políticos mais polêmicos e influentes da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, nas décadas de 1940 e 1950. Conhecido como o "homem da capa preta", ele carregava uma metralhadora chamada Lurdinha e se envolvia em tiroteios com seus adversários.

Natalício Tenório Cavalcanti de Albuquerque, nasceu em 27 de setembro de 1906, no município de Palmeira dos Índios, Alagoas. Seu nome foi uma homenagem ao seu padrinho, Natalício Camboim de Vasconcelos, que foi industrial e deputado federal por Alagoas. Ele era filho de Antônio Tenório Januário Cavalcanti de Albuquerque e de Maria Cavalcanti de Albuquerque. Seus pais eram pequenos proprietários rurais, e embora tivessem parentes influentes, sempre passaram dificuldades para sustentar a numerosa família. 

Ele começou a se envolver com a política local, através de Getúlio de Moura, um líder político da região. Ele se filiou à União Progressista Fluminense, e se candidatou para vereador.

Com uma campanha política voltada na defesa da população mais necessitada, Tenório conseguiu se eleger vereador de Nova Iguaçu, em 1936. 

Ele também se formou em Direito pela Universidade do Brasil e adquiriu fama de pistoleiro, ganhando o apelido de o "homem da capa preta". Ele usava uma capa preta para esconder a sua metralhadora Lurdinha, que ganhou do general Góis Monteiro. Ele usava a arma para intimidar ou eliminar os seus inimigos políticos.

Seu primeiro mandato como vereador, vai durar menos de um ano, já que em 1937,  o Estado Novo, durante o governo de Getúlio Vargas, fechou as casas legislativas do país.  Ele só voltaria a exercer um cargo político em 1945, com o fim do Estado Novo e a volta da democracia. Tenório se filiou à União Democrática Nacional e foi eleito deputado estadual em 1947.

Novamente sua campanha foi destinada às camadas populares,  especialmente dos moradores das favelas e dos subúrbios.

Como deputado ele denunciou casos de corrupção, violência policial, abuso de autoridade e perseguição política. Muitas das suas denúncias, eram destinadas ao Presidente Getúlio Vargas. Ele também se envolveu em diversos conflitos com seus adversários, chegando a ser acusado de participar de assassinatos e atentados.

Tenório Cavalcante, começou a colecionar inimigos, principalmente em sua zona eleitoral na Baixada Fluminense. Para se proteger, ele se muda junto com sua família, para uma casa que parecia mais uma fortaleza, porém para não demonstrar medo, ele era frequentemente visto andando pelas ruas, com seus guarda-costas e com sua metralhadora.

Na ocasião, Tenório estava discursando na tribuna, e denunciou a corrupção de aliados de ACM, e chamando o próprio deputado baiano de ser "cúmplice". ACM reagiu ofendendo Tenório e chamando-o de "protetor do jogo e do lenocínio". Tenório não hesitou em sacar sua arma e apontá-la para sua desavença. Houve pânico e confusão no plenário, enquanto alguns parlamentares tentavam impedir o pior. O deputado baiano ficou tão assustado que urinou nas calças. Tenório, então, desistiu de atirar e zombou de ACM, dizendo que "só matava homem".

O episódio causou grande repercussão na imprensa e na opinião pública, e mostrou a fragilidade da democracia brasileira, que seria interrompida dois anos depois pelo regime militar.

Esse acontecimento será um fator predominante, para Tenório perder seus direitos políticos. Após o golpe militar, Antônio Carlos Magalhães que estava alinhado com os militares, teve forte influência na cassação dos direitos políticos de Tenório.

 

Com a perda dos direitos políticos, Tenório Cavalcanti praticamente sumiu da cena política e pouco se ouviu falar dele.

Ele passou a ficar na  chácara  que ele possuía no bairro Pantanal, em Duque de Caxias. A chácara era um refúgio para Tenório, que gostava de criar animais e plantar frutas. Ele também usava o local para receber seus aliados políticos e comandar parte de seus negócios. Tenório tinha orgulho de não ter fugido do Brasil, durante o regime militar.

Até mesmo sobre sua morte, pouco foi divulgado. Ele faleceu em 5 de maio de 1987, em Duque de Caxias, devido  a uma pneumonia. Ele estava com 80 anos de idade.

Ele foi sepultado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ao som do Hino Nacional e vestido com a velha beca da formatura da Faculdade de Direito.

Tenório Cavalcanti foi um personagem controverso da história brasileira, que misturou violência e carisma, populismo e autoritarismo, idealismo e pragmatismo. Sua trajetória é um reflexo das contradições e conflitos que marcaram o Brasil no século XX.

E foi assim que Tenório Cavalcanti morreu.

Se você gostou deixe seu comentário e inscreva-se no canal!!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu conheci Tenório Cavalcante
Estudei na escola que ele construiu no bairro Pantanal em duque de caxias em 1970, ele sempre aparecia por lá

dalvarodrigues
Автор

Foi feita uma pequena homenagem a Tenório, nos primeiros capítulos da novela Senhora do Destino. Quando Maria do Carmo recém chegada ao RJ, é levada pelo irmão à Caxias p ganhar um terreno do Homem da Capa Preta.
Tenho o livro d autoria da filha d Tenório, Sandra, onde ela conta os horrores q viveram.
Também fui casada por 11 anos com um sobrinho d Tenório, sendo assim minha filha é sobrinha-neta dele.
Parabéns pelo vídeo maravilhoso.

gilmarasoares
Автор

Meu parente, primo de meu avô Raul Camboim de Vasconcelos. Ótimo documentário, parabéns.

AlfredoErico
Автор

Hoje aos 86 anos, sou testemunha do que aqui foi dito. Acompanhei pela imprensa da época toda sua trajetória de vida e política. Um notícia que me deixou perplexo, foi uma reportagem que saiu na revista Cruzeiro e/ou Manchete qdo o Tenório completou 47 anos, foi propagado e mostrado 47 marcas de balas em seu corpo. Essa reportagem devo constar nos arquivos de uma dessas 2 revistas. Isso é fato histórico.

josecaetano
Автор

Sim, gostei! da história do Tenório Cavalcantí eu já conhecia, e agora
ainda mais Valeu 👍

jorgesamuelvellosa
Автор

Eu entrei uma vez na casa/fortaleza dele, fui numa festa lá
com meu namorado e meu co-cunhado, que era amigo dele, fui levada pra conhecer uns cômodos q tinham numa parte embaixo da casa, pareciam calabouços, prisão, masmorras, não sei… só sei que era apavorante, pareciam salas de tortura, mas eu não me ligava nessas coisas, era mto jovem e apesar de achar aquilo estranho e medonho, não liguei cra com cra, ele foi bem simpático com todos nós

luziaandrade
Автор

Eu conheço esse colégio no Pantanal duque de Caxias
Conheço essa baixada fluminense todo aí sei como é

Joao-fqml
Автор

MUITO OBRIGADO ADM PAGINA MARAVILHOSA.RESPONDESTE MEU COMENTÁRIO. VIVA VIVA COMO ELE MORREU MELHOR PAGINA DO BRASIL EU SOU RUSSO E SEMPRE TE AMAREI

redstarURSSexercitovermelho
Автор

Agora que descobri ele Tenório foi primo de minha mãe vê pai Vicente e Laura Tenório de Albuquerque ela mesma dizia algo sobre o homem da capa preta para meu irmão mais velho.
Fiquei surpreso e feliz ao mesmo tempo.

edsonalbuquerque
Автор

O homem, Uma máquina, Uma besta enjaulada e o "homem da Capa Preta" Natalício Tenório Cavalcanti de Albuquerque

MarcioReisRibeiro
Автор

Quaisquer semelhanças com o *"ÔMI ..."* são meras coincidências !
A diferença é que :
O primeiro fazia com as próprias mãos além de mandar ..., já o último só manda ...!

luizmachado
Автор

Toda luta de Tenório toadas foro juntas ele cenpre lutou a favor dos necessitados ele não acreditava injustiça deforma algumas só quem não gostava dele era os maus políticos por niso até os dias de hoje ese mal políticos estão porai causando problemas para o 0 povo brasileiros .

josecaetano
Автор

Sempre fui fã de Tenório, mas neste filme aprendi mais ainda sobre esse herói brasileiro ...

danieljosebarbosa
Автор

Muio boa reportagem, pelo interessante do assunto e pela clareza da narração, graças á linguagem bem articulada. Obrigado.

laurindobonilha
Автор

Brigado pelos vídeos, Companheiro de batalhas ..até hoje não assisti ao filme O Homem da capa preta, mas, sempre me interessei pela história desse Homem, algum assunto sobre sua Filha, Sandra Cavalcante ..era atento à uma embolada ( música ) de Jackson do pandeiro, que descreve sobre o Homem que mora em Caxias ..brigado, abraço.

josesilva
Автор

Muito bom vídeo. Eu, como nunca mais ouvi falar em Tenório, não sabia qd ele havia morrido. Sei que ele falava muito bem, não era como muitos metidos a valentes, andam armados, mas não sabem nem dar uma resposta quando questionados. "Valentes" mas ignorantes.

LaBoheme-ts
Автор

Correção. Em 1926 ainda não existia Duque de Caxias. Duque de Caxias foi fundado em 1943. Antes o nome era Merity que ainda era um distrito e pertencia ao município de Nova Iguaçu. Em 1943 Merity se emancipa de Nova Iguaçu e se torna Duque de Caxias.

wellingtona.a
Автор

O neto dele, Natalicio Tenório Cavalcante Freitas Lima, foi prefeito da famosa estância de águas minerais São Lourenço-MG entre 1993 e 1996

juninhoduarte
Автор

Interessantes como os problemas de antigamente, persistem até hoje, e nada mudou

alvarogeorgenobregeorge
Автор

Não sabia da história desse político gostei das informações passadas no vídeo 🙂.

Tenório fez o homen mijar nas calças o bicho era brabo mesmo 😂😂😂😂

gokussj-cbhx